Conteúdo que vende não é o único tipo de conteúdo que você deve gerar no seu negócio de moda online. Há muitas outras funções que o seu conteúdo deve desempenhar.

Quer mais dicas sobre esse assunto? Então leia este artigo e entenda tudo o que o seu conteúdo PRECISA fazer.

Método AIDA

Como lojista, você precisa pensar em muito além da venda.

É preciso criar conteúdos estratégicos que atraiam seus clientes e o conduzam até o processo de compra.

Já ouviu falar na técnica AIDA?

Basicamente, é um método que tem como foco entender o comportamento do consumidor, até o momento em que ele compra de você.

Entender esse conceito é importante para gerar os conteúdos certos, que farão com que seu cliente avance na jornada de compra.

Esse método é dividido em 4 etapas e todas estas etapas estão relacionadas com funções que o seu conteúdo precisa desempenhar. Você já vai entender.

Atenção

Nesta primeira etapa, o objetivo é atrair o perfil certo de cliente para o seu negócio.

A função do seu conteúdo é ser atrativo e prender a atenção dos usuários.

Utilize palavras-chaves e hashtags que façam com que seu público-alvo chegue até a sua loja online, tenha um perfil estratégico e imagens atrativas.

Interesse

O próximo passo (após ter a atenção do seu potencial cliente) é despertar o interesse dele no seu produto e mantê-lo interessado.

Aqui a função do seu conteúdo é mostrar que você tem exatamente o que essas pessoas procuram e que você é a melhor opção.

O objetivo é mostrar por que o seu produto é o melhor e o que ele pode fazer pelos seus clientes.

Desejo

Aqui é hora de usar tudo o que você conhece do seu potencial cliente ao seu favor, para gerar desejo no produto e na oferta. Utilize as emoções deles como aliadas.

Gerar credibilidade e confiança será muito importante (depoimentos de quem já comprou de você, garantias, etc., tudo pode ajudar nesta etapa!).

Deixe o seu cliente com gostinho de quero mais. Ou seja, faça-o desejar seu produto, para que ele avance para a próxima etapa.

Ação

Esta quarta etapa do AIDA é uma “consequência” de todas as outras. É quando a venda acontece.

Neste momento, você já tem a atenção do seu cliente, ele já se interessa pelo seu produto e o deseja. Tudo o que você precisa fazer é transformar esse desejo em ação: em venda.

Uma estratégia que funciona muito bem aqui é usar a a ideia de escassez “última unidades”, “oferta válida apenas hoje”, etc.

4 coisas que o seu conteúdo PRECISA fazer

Agora que você já conhece o método AIDA, é possível entender que conteúdo que vende não é o único tipo de conteúdo que você precisa gerar.

Basicamente, a sua missão é gerar diferentes tipos de conteúdos, que sigam toda a ideia do método AIDA, fazendo com que o seu cliente avance no processo de compra.

Caso não tenha ficado claro para você, vou clarificar agora, pontuando as 4 funções que o seu conteúdo precisa desempenhar.

Ter esse entendimento irá contribuir com a sua estratégia, na hora de produzir e criar o seu planejamento.

Eliminar objeções

Além de criar conteúdos atrativos, que irão chamar a atenção do seu público-alvo, fazer com que sigam o seu perfil e desejem saber mais sobre seus produtos, você também precisa acabar com qualquer dúvida que seus clientes possam ter.

Lembre-se que clientes com objeções não compram e, por isso, quanto mais informações você der, melhor.

Sugestão: tenha uma planilha ou agenda para anotar todas as principais dúvidas que chegam até você sobre seus produtos.

Na hora de fazer o planejamento do seu conteúdo ou quando falta criatividade “sobre o que posso postar hoje?”, vá até essa planilha e analise as dúvidas que podem ser transformadas em conteúdo.

Todas essas objeções e perguntas são armas que podem e devem ser utilizadas ao seu favor!

Mostrar os diferenciais

Você tem um papel importante na hora de valorizar o seu produto e mostrar o cliente o motivo pelo qual você é a melhor opção.

Além dos seus diferenciais, aposte na versatilidade das peças e demonstre ao seu cliente diferentes formas de como ela pode ser utilizada.

Principalmente na venda de moda, se o seu cliente sente que está investindo em uma peça que poderá ser aproveitada de várias formas, em diferentes ocasiões, isso aumenta a percepção de valor sob a mesma e torna a decisão de compra muito mais fácil.

Gerar desejo

Assim como na técnica AIDA, uma das funções do seu conteúdo é fazer com que o seu cliente deseje comprar o seu produto.

Você pode fazer isso de diferentes formas, como:

  • mostrando os diferenciais, como falamos acima;
  • apontando a durabilidade da sua peça e dando garantia de qualidade;
  • compartilhando depoimentos de outros clientes que já compraram de você;
  • ensinando seus clientes a usar e combinar seus produtos e muito mais.

Neste último ponto, quando você faz batalhas de looks*, enquetes e também vídeos e postagens no feed com sugestões de combinação, isso é muito atrativo para o seu público.

Quando sua cliente consegue se imaginar com o look, fica muito mais fácil tomar a decisão de compra.

*Mas atenção: você precisa ter estratégia por trás de cada uma destas ações, para que não termine apenas com o cliente votando (e depois? qual oferta você fará para quem participou? esse é um público quente!).

VENDER! (Conteúdo que vende)

Por último, mas não menos importante, você tem que gerar conteúdo que vende. Ou seja, conteúdo de oferta.

Se você tem um planejamento de campanhas (e indico que tenha) suas postagens no feed e stories também devem seguir essa linha (durante o período de campanha).

Afinal, quanto mais você divulgar suas campanhas, melhor.

Além disso, em TODOS OS SEUS CONTEÚDOS precisam ter CTA. Chamada para ação.

Quando o objetivo não for vender, estimule os seus seguidores a se engajar, compartilhar seu conteúdo, marcar alguém, etc.

Todo e qualquer conteúdo precisa ter uma chamada para ação, para que o seu cliente não apenas leia e pare ali, mas sim faça alguma coisa a mais.

Clique aqui e saiba mais sobre Chamada para Ação.

Como Atrair Mais Seguidores no Instagram

Agora que você já sabe tudo o que o seu conteúdo precisa fazer, é hora de colocar a mão na massa.

Contudo, eu sei que na prática pode haver muitas dúvidas sobre como gerar conteúdos e demais estratégias para atrair os seguidores certos para o seu perfil.

Por isso, liberei algumas vagas promocionais para o meu treinamento Mais Seguidores de Moda. Clique aqui e saiba mais!

Neste treinamento você vai aprender como gerar conteúdos engajadores e atrair  o público certo para o perfil do seu negócio de moda.

Quando você começa do jeito certo, fica muito mais fácil ter RESULTADOS.

Por isso, quero te dar a minha orientação para que você comece com o pé direito.

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