Se você tem um negócio online e vende moda no Instagram, certamente sabe que o aplicativo funciona como uma vitrine para o seu negócio. Mas você já pensou em poder vender seus produtos diretamente pelo Instagram?

É claro que com o sucesso das vendas de moda online, que hoje lidera o ranking do comércio online do Brasil, o instagram, uma das plataformas que mais crescem e também uma das mais poderosas para quem quer vender moda online, não demoraria muito para inovar e trazer novas possibilidades.

É por isso que agora vender moda online pelo instagram ficou ainda mais fácil… É o que promete a nova funcionalidade lançada pela plataforma, chamada de Compras no Instagram ou Instagram Shopping.

Este novo recurso já estava sendo utilizado em marcas nos Estados Unidos desde o ano passado, mas foi lançado oficialmente no Brasil na última terça-feira (20).

O Instagram Shopping possibilita que você venda seus produtos diretamente pela plataforma, através de seus posts orgânicos, ou seja, aqueles que não envolvem dinheiro (não são impulsionados).

A ideia é que descobrir e comprar produtos através do Instagram seja um processo mais fácil e ágil.

Este recurso não só vai transformar a experiência de quem compra e vende moda online como também promete simplificar o processo. E é exatamente sobre isso que vamos falar…

Mas como isso será possível?

É bem simples! Através de uma funcionalidade já conhecida e utilizada no Facebook, agora você também conseguirá marcar seus produtos em suas postagens orgânicas do Instagram, tão fácil como marcar um amigo em uma foto.

Agora, ao fazer um post para divulgar seu produto, dar dicas ou falar sobre tendências, você poderá marcá-lo na publicação.

E, mais do que isso: seu cliente além de conseguir comprar através do aplicativo, também poderá ter acesso a mais informações sobre o produto direto na timeline, sem precisar entrar em contato com você.

Além do setor de vendas online estar demonstrando um crescimento enorme, grande parte destas compras online estão sendo feitas através do próprio smartphone, e como o Instagram é um das plataformas mais poderosas para vender moda online, é claro que esta é apenas uma das muitas mudanças que já foram e ainda serão implantadas para facilitar a vida de quem busca a plataforma para empreender.

E o mais bacana é que essa funcionalidade está disponível para negócios de todos os tamanhos. Então não importa se você está construindo seu negócio de moda agora ou se já o tem há anos. Quer seu negócio seja pequeno, médio ou grande, você tem direito de solicitar acesso ao novo recurso do Instagram.

Como começar a utilizar o Instagram Shopping?

Para ter acesso ao Instagram Shopping, você precisa obedecer alguns pré-requisitos impostos pela própria ferramenta. Confira abaixo o que é preciso para utilizar esta funcionalidade que vai aumentar e facilitar as vendas online:

Só preste atenção: ao excluir do seu catálogo do Facebook algum produto que já tenha sido marcado no Instagram Shopping, ele também será excluído do seu post.

Então, certo de que sua conta cumpre todos os requisitos acima, você terá o acesso analisado (o que normalmente leva alguns dias) e, após aprovado, o próprio instagram enviará uma notificação para você.

Depois, basta ativar a marcação de produtos em “configurações do negócio” da sua conta, começar a marcar seus produtos e vender muito.

Como marcar meus produtos nas postagens?

A ferramenta ainda está se desenvolvendo e pode sofrer mudanças, mas vamos começar pelo que de fato está em funcionamento, certo?

Para que você consiga marcar seus produtos você precisará primeiro seguir os critérios acima e ter a funcionalidade liberada pelo instagram.

Depois disso você precisará seguir estes passos: Perfil > Configurações > Produtos > Continuar > Selecionar o catálogo que você quer conectar ao seu perfil > Concluir.

Caso você não encontre a opção “Compras” na Configuração do seu negócio isto significa que sua conta ainda está em análise ou não foi aprovada para usar o recurso.

Depois de selecionar o catálogo, basta começar a marcar seus produtos em seus posts.

Como falamos, o processo é tão simples como fazer marcações de amigos! Primeiro, basta selecionar uma foto, adicionar uma legenda atrativa, hashtags estratégicas, efeitos e filtros que você quiser, de acordo com o processo de postagem que você já segue atualmente.

Depois, na tela de compartilhar, clique em Marcar Produtos e escolha o(s) produto(s) que você deseja marcar, de acordo com o catálogo que você selecionou.

Depois basta clicar em concluir e compartilhar, que seus produtos já estarão aparecendo para seus clientes diretamente no feed.

É um processo intuitivo, fácil e que vai transformar seus resultados com venda de moda online.

O que muda para quem vende moda online no Instagram?

O instagram é uma das grandes mídias mais utilizadas para quem vende moda online. A plataforma já é utilizada como vitrine por vários negócios online, físicos e também como uma fonte de renda extra para muitos brasileiros e, claro, pessoas do mundo todo.

Porém agora a plataforma será muito mais que isso.

Além do seus clientes terem acesso à fotos de seus produtos, eles também terão acesso à uma série de informações referente ao que desejam adquirir, de forma instantânea e, claro, também poderão comprá-lo diretamente pelo aplicativo.

Você consegue ver como isso facilita e agiliza as vendas?

Pense comigo: seu cliente pode ter objeções e dúvidas relacionadas ao seu produto (e nós sabemos que se ele tem objeções, ele não compra).

Agora pense que, através desta nova funcionalidade, ele já terá acesso a detalhes importantes do produto, como tamanhos, valores e outras informações. Logo, se as objeções dele envolvem as informações que estarão expostas lá, como valor, você já elimina esta objeção na hora e pula muitos passos, poupando o tempo e o esforço do cliente precisar entrar em contato com você e de você retornar o contato dele.

Esta ferramenta corta caminhos e leva seu cliente diretamente para o destino tão esperado: a hora da compra!

Com isso você economizará tempo respondendo comentários e directs com dúvidas simples, que serão esclarecidas já na sua postagem e poderá utilizar este tempo para questões mais estratégicas, como análise, planejamento, estratégias e conhecimento para aplicar nas suas redes sociais e aumentar suas vendas.

E este recurso poderá ser aplicado tanto em postagens novas, quanto antigas, mas ainda é limitado. Por enquanto você pode marcar no máximo 5 produtos em uma única foto ou 20 produtos, caso seja uma publicação de carrossel (aquelas de várias imagens)… Se bem que ninguém merece uma publicação cheia de produtos também, não é mesmo? A ferramenta é muito boa, mas precisa ser utilizada com moderação e com uma estratégia bem pensada.

Agora me fala aí nos comentários o que você achou da ferramenta e como você acha que vai impactar os negócios digitais, quero saber sua opinião.

Também tenho uma pergunta para você: Você gostaria que eu fizesse um conteúdo super legal e didático para te ensinar o passo a passo de como utilizar esta ferramenta no seu negócio online, com estratégias bem pensadas que darão muitos resultados para você?

Fico aguardando seu comentário!

Enquanto isso, se você quiser mais dicas de como criar conteúdos que vendem e de como utilizar o instagram e as grandes mídias para vender moda online, através de uma estratégia vencedora, inscreva-se no meu treinamento mais completo, o FashionMidias.