Como sempre estou atrás de novidade e o Instagram está sempre inovando, hoje é dia de falar da nova funcionalidade da plataforma: Instagram Shopping no Stories!
Isso mesmo, agora essa importante ferramenta, que antes se limitava ao feed (e que tem aumentado os resultados de quem vende moda online pelo Instagram), também está disponível nos Stories.
A gente acha que não pode melhorar, mas o Instagram sempre dá um jeitinho, não é mesmo? Isso porque ele sabe da importância e do impacto que pode ter para pessoas que vendem através da plataforma e, por isso, está sempre inovando e melhorando. Não é a toa que é uma das plataformas mais utilizadas para quem vende moda online.
Mas vamos continuar falando de coisa boa e entender mais sobre o Instagram Shopping nos Stories.
O que é Instagram Shopping?
O Instagram Shopping é uma funcionalidade do Instagram que permite que você venda seus produtos diretamente pelo feed, dando mais praticidade para que seus potenciais clientes tenham acesso a mais informações do seu produto e possam comprar sem muito esforço.
Essa novidade bombou entre os negócios que utilizam a plataforma para vender online, impactando diretamente em seus resultados. Afinal, quem não quer praticidade, não é mesmo? E o Instagram sabe disso, por isso está cada vez investindo e trazendo mais novidades para facilitar a venda e compra de produtos.
Instagram Shopping nos stories
Que os usuários estão cada vez mais procurando produtos e fazendo compras pelo Instagram já é fato. Além de ser uma plataforma com ótimas funcionalidades, também é conhecida pelas tendências, sendo referência para decisão de compra de muitas pessoas.
E com as mudanças no algoritmo do Instagram, os usuários estão passando mais tempo nos Stories do aplicativo do que no próprio feed. E, percebendo isso, o Instagram resolveu inovar ainda mais, estendendo a função Instagram Shopping para o Stories.
Isso significa que agora será possível vender moda online também pelo Instagram Stories. Viu? Gostou? Comprou! Fácil assim.
Como funciona o Instagram Shopping nos stories?
A funcionalidade não é muito diferente do Instagram Shopping que já havíamos falado aqui no blog (clique aqui se você ainda não leu o conteúdo).
Primeiro você precisará ter uma conta de negócios (Instagram Business) e ter seus produtos cadastrados, para então conseguir marcá-los nos Stories, assim como é feito no Instagram Shopping do Feed.
Depois, cada vez que você fizer um stories com um produto (que esteja cadastrado) poderá marcá-lo. Feito isso, aparecerá a “sacola de compras” ao lado do produto, onde seu cliente poderá clicar para ter mais detalhes, informações e efetuar a compra. Tudo de maneira simples, fácil, rápida e muito descomplicada.
É realmente aquela história de comprar com um clique. E o Instagram está cada vez aperfeiçoando e desenvolvendo novas formas de realizar vendas pela plataforma, tornando o processo cada vez mais simples.
Acredito que em breve o pagamento das mercadorias também poderá ser feito pela própria plataforma, ao invés de direcionar para um site externo, como acontece atualmente. Mas vamos aguardar para ver como o Instagram ainda irá nos surpreender, não é mesmo?
Porque não estou conseguindo utilizar o Instagram Shopping nos Stories?
Bom, primeiro, você já tem o Instagram para negócios? Se sim, é só uma questão de tempo. Isso porque, como de costume, a plataforma está disponibilizando esta funcionalidade gradativamente para os negócios que utilizam o Instagram para vender online.
Como vender moda pelo Instagram Stories?
No que depender do Instagram, você terá muitas funcionalidades para utilizar no seu negócio online e aumentar seus resultados. Mas também dependerá de você saber utilizar estas funcionalidades da maneira correta.
Isso significa que é necessário e importante saber como utilizar o Instagram Stories para o seu negócio. E apenas sair utilizando os stories não é a maneira correta. Mas calma que vou te ajudar com algumas dicas!
Engajamento
As mudanças no algoritmo do Instagram dão muito valor para o engajamento que os usuários têm com o seu perfil. E uma ótima maneira de aumentar o engajamento pelo stories é utilizando as enquetes de forma estratégica.
Link no stories
Quando você utiliza link no stories e seus seguidores clicam, o Instagram entende que seu conteúdo é relevante e que os usuários tem interesse. Isso ajuda a aumentar seu alcance e também demonstra que os usuários estão interagindo com seu conteúdo.
Se você ainda não sabe como utilizar o Instagram Stories, clique aqui
Conheça seu público
Você conhece seu público-alvo? Conhecer o seu público, seus gostos, particularidades e como se comportam na plataforma também fará a diferença para suas estratégias, inclusive nos stories.
Conteúdo
Aposte em um conteúdo valioso, atrativo e simples. Afinal, o Instagram Stories é algo rápido e é preciso captar a atenção do seu potencial cliente já nos primeiros segundos.
Conhecer bem o seu público-alvo te ajudará a gerar conteúdos cada vez mais relevantes para sua audiência.
Chamada para ação
O que você quer que o seu potencial cliente faça ao ver suas stories? Qual ação você espera dele? Clicar no link, mandar um direct, ir para uma página de vendas, responder uma enquete? As opções são várias, mas é preciso tê-la bem definida e apostar em uma boa chamada para ação para isso.
Mostre detalhes de seus produtos
Mostrar detalhes do produto ou serviço que você vende, os bastidores da sua loja física (caso tenha) ou até mesmo a postagem de produtos ou elogios enviados por clientes também é importante e ajuda a gerar credibilidade.
Utilize hashtags
As famosas hashtags são importantes para a estratégia de qualquer negócio que está no instagram, inclusive nos Stories, aumentando as chances que os usuários encontrem seu conteúdo.
Lives (vídeos ao vivo)
Fazer vídeos ao vivo é uma ótima estratégia e eu utilizo no meu negócio. No entanto, você precisa pensar em qual seu objetivo com isso (fazer uma promoção, lançar um novo produto, gerar curiosidade, entregar um conteúdo relevante, entre outros).
Saber os melhores horários, ou seja, quando a maior parte da sua audiência está online no Instagram, também será importante para definir o horário para realizar as lives.
Faça promoções
Faça promoções exclusivas pelo stories. Assim você fará com que seus potenciais clientes fiquem ligados nos seus stories, aumentando tanto seu engajamento quanto suas vendas.
Qualidade
Claro que não adianta fazer tudo isso acima e não se preocupar com a qualidade de seus stories. Isso porque se o usuário se deparar com algo de má qualidade, a probabilidade de que ele feche seus stories são bem grandes.
Então dedique um tempo para produção e pense bem em cada passo.
Venda ainda mais pelo Instagram
Vender pelo instagram é ainda mais fácil quando seus potenciais clientes encontram seus produtos, por isso ter os seguidores certos fará toda a diferença.
E para atrair este seguidores, ou seja, clientes com o potencial de compra que o seu negócio precisa, conheça o treinamento Mais Seguidores de Moda, que tem ajudado muitos negócios a aumentarem seus resultados vendendo moda pelo Instagram.
Aprenda o passo a passo de como fazer seus clientes encontrarem sua loja, crie as estratégias corretas para atrair os clientes certos e veja como vender mais todos os dias, transformando seguidores em clientes.