Uma dúvida muito comum de quem tem um negócio online é sobre fazer ou não parcerias com influenciadores digitais. Há quem acredite que não dá resultado, outros vendem muito exatamente por apostarem nessa estratégias.

Mas e agora? Será que contratar influenciadores para o seu negócio de moda realmente funciona – e é benéfico? Vem comigo que o conteúdo de hoje é sobre isso.

Mas afinal, o que é um influenciador digital?

Se você acompanha o meio online, certamente o termo “Influenciador Digital” não é nada novo para você. Basicamente, influenciadores digitais são pessoas com um número grande de seguidores nas redes sociais, que utilizam a influência digital para construir opiniões e influenciar hábitos e ações de pessoas no mundo todo.

Geralmente, pessoas famosas como artistas, cantores, jogadores de futebol e etc., já são por si só influenciadores, e muito facilmente ditam moda e tendências no meio online e físico também. Porém não é só essas pessoas que são consideradas digitais influencers… 

Nano-influenciadores

Nano-influenciadores são tipos de influencers com perfis menores, que abrangem um número menor de pessoas, tendo até 10 mil seguidores. São ótimas opções para negócios que querem fomentar a sua marca ou atrair clientes de regiões específicas.

Se você fizer parcerias com um nano-influenciador, por exemplo, irá influenciar um círculo menor e mais seleto de pessoas, já que eles tendem a ser mais regionais. Mas lembre-se de sempre buscar aqueles que estão ligados ao perfil do seu público-alvo (usuários com real potencial de se tornarem clientes do seu negócio).

Embora pareça que os nano-influenciadores tenham um número pequeno de seguidores, a opção de fazer parcerias com eles pode ser econômica para o seu negócio e também mais humanizada. Além disso, não é necessário ter milhares de seguidores para que um influencer seja a melhor opção para sua loja.

Microinfluenciadores

Os micro-influenciadores digamos que são um meio termo entre influenciadores e nano-influenciadores. São contas com um alcance maior de pessoas, mas nada comparado aos macro-influenciadores.

Podemos dizer que um perfil de micro-influenciador tem até 100 mil seguidores, o que pode até não parecer muito, mas pode te ajudar a obter ótimos resultados.

Os microinfluenciadores e os nano-influenciadores podem ser opções melhores para o seu negócio em razão de terem poder de influência sobre um público menor, o que torna os custos mais baratos para o seu negócio. E, ao mesmo tempo, essas opções podem sim ser muito benéficas!

O que eu quero dizer é que não há uma resposta definitiva sobre qual seria a melhor escolha para o seu negócio, tudo depende dos seus objetivos, das suas campanhas, do seu valor para investimento e etc. Sendo assim, é importante analisar o que melhor se encaixa para você no momento de contratar (e não apenas avaliar pelo número de seguidores).

Fazer parceria com influenciadores dá resultado?

Há inúmeros motivos pelos quais pode ser muito vantajoso para o seu negócio ter parcerias com influenciadores digitais e eu vou citar aqui para você alguns deles.

Ser conhecido

Se você quer ser reconhecido e ganhar maior visibilidade no mercado, fechar parcerias com influenciadores digitais será benéfico para você, afinal, você terá acesso ao público dessas pessoas, que também estarão recebendo seus conteúdos (e oferta dos seus produtos).

Maior alcance

Seguindo a lógica do que acabamos de falar, ter parceria com influenciadores digitais significa ter maior alcance no meio online e nas redes sociais, podendo facilmente se destacar entre seus concorrentes. 

Um exemplo é o caso dos sorteios, que utilizam muito bem um dos principais poderes das redes sociais: a viralização. 

Audiência engajada

Influenciadores digitais tendem a ter uma audiência muito engajada. São pessoas que facilmente aceitam suas sugestões e se deixam impactar tanto em ações quanto em hábitos de consumo, a partir da influências dessas figuras. 

Sendo assim, essa é a chance do seu negócio de ser indicado por pessoas que realmente tem voz no meio online e muito provavelmente conseguirão trazer um bom retorno para o seu negócio.

Mais vendas

Como o próprio nome já diz, influenciadores digitais tem o poder de influenciar mais pessoas. Sendo assim, o resultado dessa parceria, se feita com sucesso e cuidado, será o aumento do número de vendas do seu negócio. 

Mas lembre-se que a influenciadora não é a vendedora da sua marca! Ela leva mais pessoas para o seu perfil do Instagram ou para o seu site, gera interesse pelo produto mas o papel de fechar a venda é seu!

Se você tem o seu próprio negócio online, sem dúvidas isso é o que você quer, certo? E, neste caso, contratar um influenciador digital pode te ajudar a alcançar resultados nunca antes esperados.

Como encontrar bons influenciadores para o seu negócio

Os influenciadores digitais já são peças chaves e estratégicas de marketing para aqueles que desejam chamar a atenção de mais clientes e atrair um público maior para o seu negócio. Mas encontrar bons influenciadores e fechar parcerias vantajosas pode não ser assim tão fácil para todos.

No caso dos nano e microinfluenciadores que falamos, evidencia-se que sejam os que mais dão resultados quando o assunto é conversão e engajamento. Isso é o que diz o um dos artigos da Business Of Fashion, que nada mais é do que uma das principais autoridades digitais na indústria da moda global.

Mas como escolher os melhores influenciadores para o seu negócio? Bom, algumas dicas rápidas que eu posso te dar, são:

  1. Pesquise com as suas seguidoras e clientes quais são as pessoas que as influenciam, especialmente na sua cidade e região.
  2. Estude a principal audiência atingida pelo influenciador e certifique-se de que está de acordo com o público-alvo do seu negócio;
  3. Certifique-se de que aquele influenciador gera conteúdo de valor, autoral e que esteja de acordo com as ações e campanhas que você deseja fazer;
  4. Peça uma comprovação do alcance e engajamento que ele tem nas redes sociais (um relatório);
  5. Encontre um valor que esteja de acordo com o que você pode investir no momento. Tá tudo bem começar com pouco e você pode conseguir parcerias muito boas assim.

Quer saber como buscar fornecedores que já fazem parcerias com influenciadores incríveis e altamente lucrativos? Eu te ensino tudo o que você precisa fazer no Treinamento FashionMidias.

Se você quer ter um negócio online de sucesso, eu indico que você conheça esse treinamento que, sem dúvidas, é capaz de mudar o jogo para o seu negócio. Para saber mais é só clicar aqui.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais.

Leia mais:

– 12 dicas para ter um negócio de sucesso nas redes sociais

– Cuidados na hora de encontrar parcerias de influência digital para seu negócio de moda

– Que tipo de conteúdo criar nas redes sociais para venda de moda