O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, e também atual dono do Instagram e do WhatsApp, fez alguns anúncios polêmicos no último dia 30 de abril, durante a conferência F8, o encontro anual mais importante do Facebook. Zuckerberg falou sobre mudanças que irão acontecer no Facebook, Instagram e WhatsApp. Mas você sabe como isso impacta no seu negócio?

5 mudanças no Instagram: entenda como impacta o seu negócio

Você já deve saber sobre uma mudança no Instagram que causou muita polêmica: o possível fim da visualização das curtidas nas fotos e vídeos do feed! Mas, além disso, tem mais coisa que mudou (e ainda vai mudar!), confira.

Shopping e compra por influenciadores

Principalmente para aqueles que já possuem um negócio online no Instagram, os novos recursos referente a compra de produtos é uma ótima novidade, já que irá facilitar a vende através do aplicativo, dando mais segurança para lojistas e usuários.

Com as novas mudanças, a oferta de produtos no Instagram será muito mais simples. Inclusive, há a pretensão de aumentar as regiões que aceitam que o pagamento seja feito diretamente pelo próprio app, facilitando ainda mais esse processo.

Outra novidade relacionado ao shopping no Instagram, é a compra de produtos diretamente por produtores de conteúdo e influenciadores digitais.

Isso significa que agora os usuários poderão comprar exatamente o mesmo produto que seus perfis favoritos estiverem usando e divulgando em suas postagens.

Esse recurso será inicialmente limitado, sendo disponibilizado apenas para algumas marcas de produtos, perfis comerciais e um pequeno e seleto grupo de figuras públicas e veículos de comunicação.

Mas, o lado bom, é que as coisas estão mudando para melhor e facilitando para aqueles que utilizam o Instagram para vender. Mais um ponto positivo para a plataforma, você concorda?

Nova câmera no Stories

O queridinho do Instagram, o stories, também mudarão. Segundo as novidades e mudanças divulgadas durante a conferência, o design da câmera do Instagram sofrerá mudanças e será aperfeiçoada.

Agora, segundo a empresa, será incluído o “Modo de Criação”, que possibilita aos usuários maior facilidade, agilidade e liberdade para criar, editar e compartilhar fotos e vídeos nos seus stories, podendo utilizar figurinhas, GIF’s, filtros e muito mais!

Se você já utiliza o Instagram para a venda de moda online, certamente já sabe das possibilidades do stories e da importância de utilizá-lo no seu negócio. Agora, com essas novidades, ficará ainda melhor.  

Adesivo de doação no Stories

Ainda sobre o stories, outra mudança anunciada por Zuckerberg é o novo adesivo de Doação. Essa novidade já havia sido mencionada no início do ano, mas só agora começará a estar disponível.

Com essa mudança, os usuários poderão criar campanhas de arrecadação de fundos para organizações sem fins lucrativos, dentro do próprio Instagram. O adesivo ficará disponível como qualquer outro, diretamente através dos stories.

De acordo com a divulgação do Instagram, o valor integral, ou seja, 100% do que foi arrecadado, será transmitido para as organizações correspondentes.

Fim das curtidas

A mudança mais polêmica anunciada durante a F8 é quanto aos testes para esconder o número de curtidas de vídeos e fotos no Instagram. O objetivo disso é fazer experimentos para retirar métricas. Também há a possibilidade do número de seguidores também ficar oculto em cada perfil.

Segundo Zuckerberg, o objetivo é fazer testes para que os usuários passem a se concentrar “nas fotos e nos vídeos que compartilham, e não em quantos likes eles têm”.

No entanto, ainda não há uma data definitiva de quando tudo isso irá começar para o público geral e quanto tempo irão durar os testes. O que se sabe é que eles serão feitos, inicialmente, no Canadá.

O que você achou dessa mudança?

Mais uma novidade recente

Você provavelmente já notou que agora há uma nova Figurinha no Instagram. O “Teste para o Stories”. 

São figurinhas que permitem que sejam feitas pesquisas no estilo de “quizz” sobre qualquer assunto, para compartilhar e interagir com os seguidores.

Essa é uma estratégia muito legal, que pode ser utilizada no seu negócio tanto para gerar engajamento, quanto para conhecer ainda melhor sua audiência.

Conclusão

Sim, as coisas estão mudando, e não apenas no Instagram, mas o Facebook e o WhatsApp também serão afetados! Inclusive, outra novidade é a facilidade com a qual essas plataformas se integrarão.

Durante a Conferência, Zuckerberg falou sobre a facilidade de enviar mensagens para usuários das 3 plataformas, de maneira integrada. Ou seja, conversar com contatos do WhatsApp no Instagram e no Facebook e o contrário também.

Isso significa que a comunicação, o contato e o relacionamento ficarão muito mais simples nestas plataformas. E, para quem tem um negócio online nas redes sociais, essa integração promete facilitar as coisas.

Agora me diz, você já sabia de todas essas mudanças? Como você acha que isso impacta no seu negócio?

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.

Confira outros assuntos que também podem te interessar:

– Novidade no Instagram: com botão Checkout, agora é possível comprar online sem sair da plataforma

– Mudanças no Facebook: o que tem de novo?

– Porque você NÃO deve comprar seguidores no Instagram