Como sempre falo aqui, o Instagram não cansa de inovar e lançar ferramentas que podem contribuir muito para quem vende online pela plataforma. E a novidade do momento é o IGTV, uma nova maneira de compartilhar vídeos e conteúdos do seu negócio pelo Instagram.

E se você quer saber como usar o IGTV no seu negócio de venda de moda online, com estratégias que vão dar resultados, continue a leitura!

O que é IGTV

O IGTV é muito semelhante ao Youtube, tirando o fato de que os vídeos são reproduzidos sempre na vertical. Com esta nova funcionalidade será possível compartilhar vídeos mais longos, com até uma hora de duração para contas verificadas ou até dez minutos para demais contas. O que também pode mudar com o tempo.

Com as estratégias certas para utilizar ao máximo todo o poder desta nova funcionalidade, você conseguirá aumentar a visibilidade do seu conteúdo e do seu negócio, uma ótima notícia para quem vende moda online pela plataforma. Além disso, poderá ter um canal exclusivo, onde todos os seus seguidores e potenciais clientes do Instagram estarão te seguindo.

Ou seja, é um novo portal para se comunicar com seus potenciais clientes e impactar mais pessoas com o seu negócio. Então crie estratégias e comece a utilizar esta novidade!

Como fazer meu canal no IGTV

Para criar o seu canal no IGTV é muito fácil e rápido, pois como sempre o Instagram também pensa na agilidade e na facilidade da experiência do usuário. Sendo assim, seu canal no IGTV pode ser criado com a mesma conta do Instagram.

Além disso, não é preciso baixar nenhum outro aplicativo. A função está ‘embutida’ no próprio Instagram. Ao lado do Direct você verá um ícone de uma televisão, este é o IGTV. Caso ainda não tenha aparecido para você, atualize seu aplicativo.

E o melhor é que seus seguidores do Instagram serão automaticamente seus seguidores no IGTV, o que garante que você já irá começar tendo seu público-alvo. E funciona de maneira bem simples, como se fosse a função Stories, só que sem ser tão breve.

Que tipo de conteúdo postar no IGTV do meu negócio?

Em breve o Instagram irá encontrar formas de monetizar os usuários do IGTV, tornando o seu negócio ainda mais rentável e lucrativo, segundo a própria plataforma divulgou. Mas enquanto isso ainda não acontece, é importante pensar nos tipos de conteúdo que você irá utilizar para movimentar o seu IGTV.

E como você sabe, o conteúdo é muito importante para quem vende online. Então pare e tire um tempo planejando as estratégias que serão utilizadas no IGTV do seu negócio. E para te ajudar, separei algumas dicas.

Apresente seu negócio

Primeiro de tudo, encontre formas de apresentar o seu negócio, se aproximar do seu público e fazer com que eles entendam o que você vende e o que deseja com cada vídeo.

Tire as dúvidas do seus clientes

Sempre que seus clientes tiverem dúvidas, anote-as. Depois você verá que uma série de dúvidas são muito comuns entre outros clientes e poderá fazer um vídeo falando sobre elas e explicando-as, assim conseguirá eliminar várias dúvidas em uma só tacada.

Elimine objeções

Notou que seus potenciais clientes tem objeção na hora de comprar pois você não tem um site, por exemplo? Então encontre formas de eliminar estas objeções através de seus vídeos do IGTV. Será importante identificar as principais objeções existentes e trabalhar em cima delas, afinal, clientes com objeções não compram.

Gere credibilidade

Gerar credibilidade vendendo pelas grandes mídias pode ser um pouco complicado, principalmente para quem não trabalha com um site, mas é possível sim. Então aproveite esta funcionalidade e use-a ao seu favor para gerar credibilidade para seu negócio. Apresente sua loja física, caso tenha, mostre como funciona seu atendimento, como fazer para entrar em contato com você, depoimentos de outros clientes, entre outros.

Se você quiser mais dicas de como gerar credibilidade, clique aqui e confira meu conteúdo que fala sobre isso

Explique como funciona a compra e a entrega de seus produtos

Mostre para seus clientes como eles conseguem comprar seus produtos, quer você utilize site ou não. Também mostre como é feita a postagem e a entrega dos produtos, como fazer o rastreamento e o funcionamento de toda essa logística, inclusive no caso de trocas e devoluções.

Desta forma também poderá estar eliminando objeções e gerando credibilidade para seu negócio.

Faça vídeos com parceiros

Você tem parceiros? Fornecedores? Sócios? Façam vídeos juntos! Pense em algo que seja interativo e interessante para seus clientes, inclusive apresentando um pouco mais do negócio de vocês, qualidade das peças, tirando dúvidas, falando sobre alguma curiosidade, entre outras coisas.

Desperte o desejo de seus clientes

Mostrar seus produtos de forma atrativa é fundamental, afinal, você quer que seus usuários conheçam seus produtos, mas que também os compre. Então encontre formas de despertar o desejo de compra em seus potenciais clientes.

Você pode fazer vídeos atrativos de cada peça, mostrando detalhes, curiosidades e até mesmo dando dicas extras.

Dê dicas de como utilizar seus produtos

Uma forma de também despertar o desejo de seus clientes e fazer vídeos atrativos, é dar dicas de como seus potenciais clientes poderão utilizar seus produtos. Como montando looks para inverno, verão e etc, caso você trabalhe com moda, ou adaptando para o seu negócio, de acordo com o que você vende.

Dicas de como usar o IGTV no seu negócio de venda de moda online

Dicas de como utilizar o IGTV para seu negócio online

Agora que você já sabe alguns tipos de conteúdo que seus vídeos podem ter no IGTV, também é importante estar atento à alguns pontos bem importantes.

Título

O título é o primeiro contato que o usuário terá com o seu vídeo, através da barra de notificação. Então ter títulos atrativos, que despertem a curiosidade do usuário e o façam querer acessar o seu conteúdo será fundamental.

Mas atenção, não crie qualquer título para gerar curiosidade. É importante que você realmente entregue o que prometeu, caso contrário seu usuário irá fechar o seu vídeo e se sentir decepcionado por ter sido enganado. E inclusive pode não voltar a ver novos vídeos seus.

Descrição

Assim como no Youtube, no IGTV também há um espaço para descrição que deve ser muito bem utilizado. Então resuma, em poucas palavras, o assunto principal do seu vídeo, o que pretende com ele e faça o seu potencial cliente entender o porquê ele precisa parar para assisti-lo. 

Divulgue seu conteúdo

Assim que seu conteúdo estiver no IGTV, não perca tempo: divulgue-o em outras mídias, no seus Stories e Feed, para que seus usuários vejam que tem conteúdo novo, saibam que você está no IGTV e queiram acompanhar seu conteúdo.

Outra dica bacana é utilizar o conteúdo que você já produziu para o IGTV no stories, divididos em várias partes, colocando o link para que o usuário continue vendo no IGTV. 

Conteúdo original

O mal da internet é a grande quantidade de conteúdos duplicados. Não contribua para isso! Invista em conteúdos originais e inovadores, afinal, é o seu negócio e você não quer ficar apenas reproduzindo o que os outros estão fazendo por aí, não é mesmo?

Experiência do usuário

Não canso de repetir isso nos meus conteúdos: se você tem um negócio online precisa sempre pensar na experiência do seu usuário, isso é fundamental e faz toda a diferença em seus resultados.

E ao utilizar o IGTV não é diferente, você precisa pensar nesta experiência e torná-la o melhor possível. Pensar na qualidade do conteúdo, que é o próximo tópico, também demonstra sua preocupação com a experiência do seu usuário.

Qualidade

A qualidade será fundamental para produção de seus vídeos. Se você for criar um vídeo rapidamente, apenas para postar, nem faça. Isso pode acabar trazendo mais pontos negativos do que positivos para o seu negócio.

Estar no IGTV apenas para estar não compensa. Você precisa realmente ter uma estratégia e um objetivo e parar um tempo para pensar e produzir um conteúdo de qualidade.

E como os conteúdos podem ser gravados no celular ou em uma câmera profissional (e apenas depois colocados no IGTV), não há motivos para não entregar um conteúdo realmente de qualidade.

Ah, e não esqueça de sempre produzir conteúdos relevantes para sua audiência. Isso será fundamental para o seu negócio!

E se você precisa de ajuda para melhorar seu desempenho no Instagram, aumentar o alcance da sua loja, conseguir os seguidores certos e transformá-los em compradores, clique aqui e conheça o Mais Seguidores de Moda.