Em 2015 a pesquisa do Webshoppers identificou que não há mais tanta diferença entre homens e mulheres, ambos os gêneros foram responsáveis por metade das compras feitas online. Isso significa que aquela ideia de que mulheres são as que mais compram estão se tornando antigas e os homens estão competindo igualmente por este posto.

No entanto, uma coisa é certa, os hábitos de compras de homens e mulheres são distintos e cada gênero tem suas particularidades na hora de ir às compras. E é exatamente sobre estas diferenças que vamos tratar aqui. Espero que isso ajude seu negócio!

Principais diferenças entre hábitos de compras de homens e mulheres

Com os homens indo cada vez mais as compras, se tornou cada vez mais importante conhecer e saber diferenciar os hábitos deles do das mulheres, principalmente na hora de fazer promoções e criar estratégias para cada negócio.

Mas não se preocupe, vou te ajudar com isso! Separei algumas das diferenças mais comuns entre hábitos de compras de homens e mulheres!

Quanto tempo você demora para ir às compras?

Claro que tudo depende do tipo de compra, mas no geral, essa é uma diferença entre os hábitos dos homens e mulheres.

Homens: eles geralmente se destacam pela praticidade na hora de comprar e por serem objetivos quanto ao que querem. É comum que homens sejam mais fiéis a uma única marca e já saiam sabendo exatamente onde vão e o que irão comprar, tornando a compra mais rápida.

Mulheres: já as mulheres são conhecidas por demorarem mais, pois dedicam mais tempo a experimentarem, olhar outros produtos e, geralmente, acabam comprando mais do que desejavam ou deveriam comprar.

Você se preocupa em comparar os preços?

A comparação de preço também é uma diferenciação entre os hábitos de compras de homens e mulheres.

Homens: os homens, geralmente, não observam os valores das mercadorias, apenas compram o que precisam. Eles também não costumam pesquisar preços, marcas e condições em diferentes lojas. 

Mulheres: as mulheres, geralmente, são mais cuidadosas e preocupadas com valores e questões econômicas. E, embora geralmente comprem mais do que precisam, estão sempre atentas aos menores preços e condições.

Você é atento a promoções?

Os preços baixos e melhores condições te atraem ou não têm influência em seus hábitos de compras?

Homens: os homens geralmente não se deixam influenciar por promoções, compram o que tem que comprar sem se preocupar com preços mais baixos. Como já falamos acima, eles geralmente nem sequer observam os valores das mercadorias.

Mulheres: as mulheres já são mais conhecidas por aproveitarem as melhores condições de pagamentos e serem atraídas por elas, mesmo quando não estão precisando comprar algo. Apenas o fato de verem a palavra “promoção” faz com que muitas optem por comprar determinado produto.

Impulsos

Homens: os homens geralmente são menos impulsivos e emotivos na hora da compra, não se deixando afetar por publicidades e demais apelos. Eles sabem o que querem, o que precisam e vão lá e compram.

Mulheres: as mulheres, por outro lado, geralmente são mais impulsivas e se deixam influenciar por propagandas e peças de marketing e publicidade, principalmente quando ligada ao lado materno, feminino e familiar.

Moda

Homens: embora este seja um hábito que está mudando, o homem geralmente não se deixa levar tanto pela peça da moda, pelo atual e pelas novidades. Ele tem seu estilo e compra o que lhe faz bem, sem se importar com atualidade.

Mulheres: as mulheres, em maioria, já estão ligadas ao mundo da moda, escolha de looks, optam pelo mais atual, o que as outras mulheres estão usando, o que é tendência e tudo mais.

A importância de segmentar pelos hábitos de compra de cada gênero

É fundamental que você segmente suas redes sociais e toda sua comunicação, quer sua loja seja física ou online, para o seu público-alvo, ou seja, para o público masculino ou feminino. Isso porque o que atrai um público é diferente do que atrai o outro.

Seus conteúdos, suas peças, suas promoções, suas abordagens, suas fotos… Tudo, simplesmente tudo precisa ser segmentado com base no gênero e demais informações (como faixa etária, localidade e gostos) do cliente que você deseja alcançar e impactar.

Mesmo que você venda tanto para homens quanto para mulheres, o que é o caso de muitos negócios, é importante mostrar um conteúdo específico para cada público. No online, por exemplo, é melhor que você tenha perfis separados para cada gênero e alimente-os com base em cada público.

Assim você consegue se comunicar de forma personalizada com seu potencial cliente, conseguirá alcançá-lo e impactar mais clientes com potencial de compra para seu produto, conseguindo atingir seus objetivos, metas e resultados.

Veja abaixo o exemplo da Twiggy, que tem um Instagram voltado apenas para o seu público masculino (@Twiggyformen), imagem à esquerda e outro Instagram voltado para o seu público feminino (@Twiggyjeans), imagem à direita. É possível visualizar que a marca tem um perfeito entendimento sobre as diferenças de hábitos de compras de homens e mulheres, o que chama a atenção de cada um e sabe como utilizar isso ao seu favor.

hábito de compras de homens e mulheres

Como utilizar os hábitos de compras de homens e mulheres ao seu favor

Primeiro é preciso estudar, analisar e observar o comportamento do seu público, seus gostos, suas opções de compras, formas de pagamento e etc.

Depois de conhecer bem os hábitos de compras dos homens e das mulheres, você poderá criar perfis diferentes e trabalhar a particularidade de cada gênero de maneira distinta, com suas particularidades, em suas fotos, seu conteúdo, suas promoções, suas campanhas, sua maneira de se comunicar e muito mais.

Quanto mais você conhecer o seu público, mais você conseguirá criar estratégias assertivas que irão ser transformadas em vendas e em resultados para o seu negócio.

Você tem dificuldade para conhecer o seu público-alvo? Clique aqui