Home office, rotinas de casa, filhos sem escola, marido em casa… Saiba como manter o foco e lidar com essa realidade sem pirar.

 

Trabalhar de home office exige muita organização, foco e planejamento. Principalmente em época de pandemia, onde a família toda tende a estar em casa e passar mais tempo junto.

Claro que isso é ótimo, poder ter todo mundo pertinho. Mas e como fica o foco no trabalho?

Para muitas, acaba sendo difícil conciliar a rotina profissional, as tarefas domésticas, o cuidado com os filhos, o marido… E a verdade é que acabam PIRANDO.

Eu sei como é, porque essa também já foi a minha realidade, quando eu estava começando nessa jornada.

Mas depois de um tempo eu encontrei um método que me ajudou a ter EQUILÍBRIO (essa é a palavra-chave!) para que tudo fluísse bem.

E a primeira coisa que você precisa saber é que, dificilmente, será 100% em tudo. E tá tudo bem! Não se cobre por isso.

No entanto, para te ajudar, eu criei um “Guia de Sobrevivênciapara trabalhar home office sem pirar e mantendo a produtividade e o foco que você precisa para que o seu negocio flua – e todas as outras áreas da sua vida também.

Trabalhar Home Office durante a Pandemia: como não pirar?

Tire o pijama

Muitas pessoas associam trabalhar home office com ficar o dia todo de pijama. Eu sei que para alguns é a realidade – e tem dias que realmente dá vontade rsrs.

No entanto, essa deve ser sua primeira tarefa do dia: tire o pijama, alongue-se, quem sabe tire alguns minutos para fazer uma meditação energética, arrume a cama e levante-se.

Certifique-se de levantar com pensamentos positivos e com energia, para fazer o seu dia ser incrível. Nosso primeiro pensamento da manhã é muito poderoso.

Olhe sua lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas (seja na agenda, no celular, no computador…) é primordial. Eu mesma tenho aqui listado tudo o que preciso fazer em cada dia da semana.

Eu indico que você sempre cheque essa lista na noite anterior, para já ter uma ideia de todas as tarefas que precisará realizar no outro dia e já ir se programando.

Muito importante: organize suas da melhor maneira (por ordem de prioridade!). Comece sempre por aquelas que são URGENTES, depois as que são PRIORIDADE e o restante vá desempenhando ao longo do dia.

Deixe para o final da lista aquelas que você poderá rever o prazo, caso aconteça algum imprevisto no seu dia e você não consiga finalizar tudo o que desejava.

Defina seus horários

Trabalhar home office não significa estar 24 horas por dia trabalhando. Esse é o erro que muitas pessoas cometem.

Lembra o que falamos lá o início desse conteúdo sobre o equilíbrio ser a palavra-chave? É isso mesmo…

Por isso, indico que você defina seus horários de trabalho (inclusive, tenha isso acordado com a sua família, para evitar interrupções que podem te distrair e tirar o seu foco) e o horário das demais tarefas.

Por exemplo, aqui eu tenho um dia específico para faxina, dias de lavar roupa e etc (para aquelas tarefas que não são diárias, mas são semanais). E eu coloco data e horário no qual vou focar em casa uma delas.

Da mesma forma, você precisa estabelecer o horário que você estará trabalhando, o horário que você irá ter o seu lazer, praticar exercícios, ler um livro, ficar com a família… O horário de fazer as tarefas domésticas, etc.

Tudo deve entrar no seu planejamento!

Também tenha o hábito de tomar bastante água, não pular refeições e se alongar. Principalmente quem trabalha em casa é muito importante redobrar o cuidado com a postura!

Não se cobre demais

Se a sua rotina antes não era trabalhar 100% home office, procure ser mais tolerante consigo mesma. É um momento de adaptação e é bem comum que no início você não consiga ser tão produtiva quanto gostaria.

Mas evite todo o estresse possível, busque se manter calma e respire fundo quando algo não sair como você desejar – E comece logo a buscar uma solução.

Perder tempo se lamentando também não é o caminho… 

Não gaste o seu dia se cobrando demais quando não conseguir dar tudo de si e zerar a lista de tarefas. Isso acontece ás vezes. Você só não pode permitir que vire uma rotina.

Trabalhe seu emocional

Um dos principais pontos que você precisa fortalecer, tanto trabalhando em casa quanto fora, é o seu emocional.

Digo isso porque tenho muitas alunas (tanto de lojas online quanto físicas), em que as maiores barreiras são elas mesmas.

Eu adotei um momento #tragoverdades para tratar desses assuntos que são “mais pesados”, mas que precisam ser abordados. Falo sobre isso lá no Instagram, caso você não me acompanhe ainda, é só clicar aqui.

Mas o fato é: você precisa fortalecer o seu emocional e mudar o seu mindset.

Muita gente foca no lado ruim, no lado difícil (“não sei fazer isso”, “não vou conseguir”, “não sei nada sobre isso”) e isso vai gerando uma sensação de frustração, de cansaço, desânimo… E cria-se uma bola de neve.

Não permita-se ser levada por “ladeira abaixo”. Ao invés disso, busque soluções para “sair do lugar”, avançar e conseguir alcançar os resultados desejados.

Tire uma hora do seu dia para estudar e aprender algo novo, ler um livro que gosta (inclusive de autoajuda, super indico!), tenha momentos de lazer para fazer o que goste, medite, permita-se ter um tempo apenas com você.

Dica extra para quem tem crianças em casa

Eu tenho dois aqui em casa e sei que a rotina quando envolve crianças acaba sendo ainda mais complicada. Mas a verdade é que não precisa.

“Mas Alê, meus filhos me chamam o tempo todo, eu fico distraída”… Então coloque limites e encontre formas de mantê-los ocupados (mas de maneira produtiva!).

Pense em atividades para o longo do dia. Você também pode tirar uma parte do seu dia para participar de alguma delas, começar algo com eles – para que finalizem sozinhos -, etc.

Eu sou muito a favor de dar independência para as crianças. Então eu também já ensinei os meus (5 e 8 anos) a preparar um lanche para quando estiverem com fome (nada que envolva o fogão, claro), fazerem o seu suco, arrumarem a cama, botar a roupa na máquina…

Eles gostam dessa sensação de “fazerem as coisas sozinhos” e isso ainda me ajuda. Na verdade, todo mundo sai ganhando.

O Segredo para Trabalhar Home Office sem Pirar: Veja o vídeo abaixo!

Recentemente eu gravei um vídeo no Youtube com o que funciona para mim, na prática, e como eu faço aqui para manter tudo equilibrado e conseguir ter produtividade trabalhando em casa.

Para quem não sabe, essa já é a minha realidade há muitos anos. E é claro que, com a prática vem a experiência rsrs. Então resolvi compartilhar com você o que eu faço e que me ajuda muito.

Quer saber mais? Veja o vídeo abaixo.

Conheça o Programa Equilibre Seus 9 Papéis

Gostou desse conteúdo? Gostou do vídeo? Então compartilhe com seus amigos e amigas que também estão trabalhando em casa e precisam de ajuda para esse momento.

Leia mais: