Geralmente, quem tem um negócio próprio está em uma constante luta contra o tempo, pois precisa dar conta de muitas coisas simultâneas. Eu sei bem como é isso! E também sei que, neste momento, ter uma boa gestão de tempo faz toda a diferença. Então bora falar sobre isso?

Porque se preocupar com a gestão de tempo?

Quem nunca se apavorou ao ter uma visão geral de todas suas tarefas e pensou “eu não vou dar conta de tudo isso”? E às vezes realmente não damos – e tá tudo bem.

Algumas vezes porque simplesmente não conseguimos dar conta de tudo que precisamos fazer num curto período de tempo, ou seja, são realmente muitas tarefas para um dia de trabalho. Noutras isso acontece porque não nos organizamos bem e não conseguimos fazer com que o nosso dia renda o tanto quanto queríamos.

É neste momento que entra a importância de ter uma boa gestão de tempo e também organizacional, para que você consiga se tornar mais produtiva e fazer com que suas 24h diárias realmente rendam muito e, ao final do dia, você fique com a sensação de dever cumprido.

4 dicas de gestão de tempo para se tornar mais produtiva

Planejamento

A primeira dica é, sem dúvidas, um bom planejamento. Se você quer render mais e ser mais produtiva, é preciso que você tenha (de maneira visível) um quadro geral de tudo o que você precisa fazer e estipule prazos para cada tarefa.

Você pode fazer isso mensalmente, semanalmente… Mas eu acho muito importante que você sempre tenha o seu próximo dia planejado, com todas as tarefas que precisa realizar sem falta. Isso já fará uma grande diferença, você vai ver.

Conheça seu tempo

Você, melhor do que ninguém, saberá a média de tempo necessária para cumprir cada tarefa. Isso será muito importante na hora de fazer seu planejamento e organizar melhor seu dia a dia.

Quando você já tiver uma boa organização, também é interessante começar a se desafiar para buscar fazer a mesma tarefa em menos tempo. E assim você vai aumentando sua produtividade diária (funciona, viu?).

Prioridades

Você precisará prioriza algumas coisas. Afinal, não adianta querer dar conta de tudo o tempo todo. Além disso, se você não conseguir, ao final do dia pode ficar com a sensação de incapacidade ou até mesmo decepcionada consigo mesmo, e isso não é nada bom.

Então, na sua lista de tarefas, estabeleça uma ordem de prioridade para as que não podem ser adiadas e precisam ser finalizadas sem falta naquele mesmo dia, e tarefas que não terão consequências caso fiquem para outro dia e, portanto, podem ser adiadas.

Evite distrações

Sempre haverá tarefas que irão requerer mais foco, principalmente se tratando do seu negócio, como números, elaboração de estratégias e mensuração de resultados. Sendo assim, procure um lugar calmo e com o mínimo de distrações possíveis.

Como você está buscando ser mais produtiva, é preciso que evite ficar a todo momento sendo distraída. Então tente fugir disso sempre que puder, como é o caso do telefone e das redes sociais.

Encontre um método que te ajude na gestão de tempo

Há inúmeras opções de métodos que podem contribuir para sua organização. Eu vou falar rapidamente sobre dois exemplos que são muitos simples e podem te ajudar.

Matriz de Eisenhower

Desenvolvida pelo ex-presidente americano Dwight Eisenhower, essa estratégia consiste em fazer a separação das suas tarefas em quatro listas diferentes, basicamente entre as mais e menos importantes, como você pode ver na imagem acima.

No primeiro quadrado você coloca as tarefas que devem ser feitas no mesmo dia e não podem ser passadas para depois. Essas são as mais importantes.

Ao lado direito desse quadrado você colocará tarefas que também são importantes, mas que tem a possibilidade de serem agendadas para o dia seguinte (ou outro dia).

No primeiro quadrado da parte inferior você vai colocar aquilo que também é urgente (mas um pouco menos do que as tarefas do quadrado 1), mas que você pode delegar para outras pessoas. Se você tem uma equipe, isso certamente ficará mais fácil.

Por último, você coloca aquelas tarefas que precisam ser feitas mas sem tanta urgência e importância. Você até pode pensar “mas eu não tenho tarefas assim”, mas a verdade é que todos temos. Aqui será preciso que você saiba visualizar muito bem a importância e urgência de cada tarefa!

Pomodoros

Talvez um dos métodos mais conhecidos de gestão de tempo e muito utilizado por grandes empresas, os pomodoros consistem em pequenas pausas de descanso e distração, após um tempo total de foco no serviço.

De maneira geral, funciona assim:

Você cronometra 25 minutos de foco total em uma tarefa e pausa 5, para depois retomar por mais 25 de foco total. E assim vai.

Conforme for passando o dia, você pode alterar esse tempo e configurar uma pausa de descanso maior, já que quanto mais se aproxima do final do dia, mais cansada você tende a estar.

Mas e você, tem ou conhece alguém que tenha dificuldade para fazer uma gestão de tempo de qualidade e ficar em dia com suas tarefas? Então compartilhe esse conteúdo!

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