Muitas das minhas alunas tem dúvidas quando o assunto é estoque parado. E esse realmente é um assunto importante, afinal, todos aqueles produtos são investimento. É por isso que a gestão de estoque precisa ser muito bem pensada e trabalhada, a fim de evitar prejuízos nos lucros do seu negócio. Quer saber mais? Então vamos lá.

O que é gestão de estoque?

A gestão do estoque é, de maneira geral, a forma como você irá trabalhar para gerir o estoque da sua loja. Vai desde a escolha da forma como o estoque será trabalhado na sua empresa até a maneira como ele será organizado, acompanhado e controlado.

Se você trabalha com moda online, sabe que é preciso ter estoque. No entanto, é importante investir em um estoque que realmente atenda às necessidades e demandas de seus clientes, caso contrário, ele ficará parado e poderá se transformar em prejuízo para seu negócio.

Porque é importante ter uma boa gestão de estoque

A gestão de estoque é importante para assegurar que você terá como atender seus clientes, auxiliando na hora de fazer compras mais assertivas, garantindo que o investimento será feito nos produtos certos.

Eu sei que ter uma gestão eficiente de estoque pode ser uma tarefa difícil, que requer tempo e organização. No entanto, você não pode deixar de tê-la, caso contrário, os prejuízos podem acabar superando os lucros e, por fim, suas contas acabarem fechando no vermelho.

É por isso que eu separei 5 dicas para te ajudar a ter uma boa gestão de estoque na sua empresa. Confira!

Como ter uma boa gestão de estoque para evitar prejuízos

Para te ajudar a fazer a gestão do seu estoque e transformá-lo em lucro, há algumas coisas básicas que você deve fazer e nas quais deve prestar mais atenção.

Histórico de vendas e gestão de demandas

Para conseguir controlar e gerir seu estoque, você precisa estar atenta aos hábitos de compra de seus clientes. Uma forma de fazer isso é, primeiro, conhecer bem o seu cliente e por quais produtos eles mais se interessam. Outra, é analisando seu histórico de vendas.

Por exemplo, se você vende em torno de 50 vestidos por mês e 20 saias, já sabe que deve apostar mais em vestidos. Da mesma forma, também sabe a quantidade média que deve ter no seu estoque mensal.

Para evitar a falta, e principalmente se você está pensando em expandir seu negócio, fazer promoções e campanhas, pode sim comprar mais vestidos do que está acostumada a vender, mas, para isso, é importante ter cautela. O que é demais pode ser ruim! Então vá com calma.

O fato é que, entendendo os hábitos de compras dos seus clientes e estando de olho nos seus históricos de vendas, você conseguirá ter uma ideia melhor de como investir no seu estoque, evitando o excesso e a falta, e mantendo seus lucros em dia.

Então lembre-se que ter um histórico de vendas frequentemente atualizado faz parte de uma boa gestão de estoque e ajuda na hora de planejar suas compras! Tudo certo até aqui? Então vamos para o próximo tópico.

Aprender a negociar com fornecedores

Saber negociar com seus fornecedores é, sem dúvidas, muito benéfico para seu negócio. Além disso, encontrar os fornecedores certos e adequados também faz a diferença – se você precisa de ajuda com isso, conheça o curso FashionMidias.

A escolha dos fornecedores deve levar em conta fatores como: confiabilidade, segurança, credibilidade, disponibilidade, preços, prazos e condições de pagamento. Todos esses são fatores que impactam no seu negócio!

Uma boa escolha são fornecedores que aceitam o pagamento após 15 ou 30 dias. Desta forma você pode pagá-lo após conseguir vender as peças e ter retorno de suas promoções.

Classifique seus produtos

Outro ponto importante para a gestão de estoque da sua loja é ter uma planilha completa com a classificação de cada produto que você tem.

No caso da venda de moda online, alguns exemplos de especificidades que devem ser levadas em conta, quando falamos de roupas, são: gênero (caso você atenda diferentes públicos), o tipo de roupa (vestido, saia, camisa, etc), os tamanhos, cores e tecido.

Liste a quantidade de peças que você tem e separe-as com base nas informações acima. Assim você conseguirá ter um melhor controle dos seus produtos: do que entra, do que saí e do que ainda resta.

Sistema de gestão para seu estoque

Você pode controlar seu estoque manualmente ou apostar em sistemas de gestão, que irá te auxiliar a gerir seus produtos. Essa escolha irá depender de você, do seu tempo e do tamanho do seu negócio.

Por exemplo, se você tem um estoque pequeno, consegue se organizar e fazer a gestão sozinha, faça isso! Mas faça com muita atenção, sempre atenta aos mais minuciosos detalhes, evitando erro em contagens, vendas não registradas, entre outros.

Agora, se você não tem tempo ou confiança para gerir seu estoque, apostar em um sistema de gestão pode ser uma boa opção. Além de evitar as falhas humanas que podem ser cometidas, um sistema de gestão é uma forma de automatizar o seu tempo e o controle do seu estoque.

Atraia clientes com o estoque parado

Por fim, se você leu tudo isso mas ainda está buscando formas para se livrar daquele estoque parado, a dica é utilizá-lo para atrair mais clientes. Mas como? Bom, você pode começar com promoções, sorteios e até mesmo oferecendo as peças que estão ‘empacadas’ como brindes, de forma a acrescentar ainda mais valor aos seus produtos.

É sempre importante encontrar maneiras criativas e atraentes para se livrar daqueles produtos que não estão saindo. Então ao invés de desanimar, busque formas de transformar seu estoque parado em mais clientes.

E, se você está precisando de ajuda, sugiro que leia o conteúdo Como minimizar seu estoque parado em 7 passos simples!, que pode te dar algumas dicas do que fazer para transformar aquelas peças paradas em lucro.

Como a gestão de estoque pode impactar nos seus lucros

Se você tem problemas com estoque parado, nem preciso dizer que a gestão é fundamental para evitar que isso aconteça. Então, o motivo número 1 pelo qual você deve ter uma boa gestão de estoque é para garantir seus lucros, evitando os prejuízos.

Outros benefícios que uma boa gestão de estoque pode trazer para o seu negócio, são:

  • economia com gastos desnecessários;
  • melhora nas suas vendas e na experiência do cliente;
  • planejamento eficaz de promoções e ofertas;
  • entre outros.

Fora isso, uma boa gestão de estoque também ajuda a garantir que você conseguirá suprir a demanda de seus clientes, tendo disponíveis as peças que eles mais buscam, evitando perder vendas por falta de estoque.

Afinal, estoque em falta ou em excesso são grandes problemas e preocupações para quem tem um negócio online. Por isso, investir em uma boa gestão é algo necessário para seu sucesso.

Gostou desse conteúdo, ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas? Entre em contato através dos comentários, vou adorar te ajudar!