Se você já possui ou quer abrir um negócio online precisa compreender a importância de criar um funil de vendas.

Esse é um dos conceitos essenciais para ampliar os resultados comerciais do seu negócio.

Sem uma visão clara a respeito das etapas que compreendem o processo de compra, você estará dificultando o desenvolvimento da sua empresa e comprometendo o seu lucro.

O funil de vendas irá te ajudar a orientar suas ações e a tornar a sua empresa sucesso entre os clientes.

Se você deseja saber como funciona esse modelo estratégico e como ele pode redirecionar os seus esforços para ações mais assertivas, acompanhe esse conteúdo.

O que é um Funil de Vendas?

Um funil de vendas é um modelo estratégico que mapeia a jornada de um cliente ao fazer qualquer tipo de compra, desde o momento que ele começa o relacionamento com o seu negócio.

À medida que um cliente potencial passa por cada estágio do funil, significa um compromisso mais profundo com a meta de compra.

 A maioria das empresas, online ou convencionais, usma esse modelo para orientar seus esforços de marketing em cada estágio do funil de vendas.

E, quando você compreende essa estratégia e passa a utilizá-la no seu negócio, saber a abordagem correta para atrair e vender para os seus clientes ficará muito mais simples e fácil!

As 5 Etapas do Funil de Vendas

Desde a primeira vez que seu possível cliente vê algo sobre você, pode ser uma postagem ou um anúncio nas redes sociais, há um caminho que ele passa até o momento em que resolve comprar de você.

Essa caminho compõem os estágios do seu Funil de Vendas.

Antes de começar a construir seu funil de vendas, é importante desenvolver uma estratégia de marketing e definir seu público-alvo para trabalhar em direção ao crescimento do seu negócio. 

Se, por exemplo, você estiver pensando em como criar uma loja de roupas online, precisará seguir etapas específicas para alcançar os seus objetivos.

Assim, você pode personalizar o seu funil de vendas de acordo com o seu tipo de negócio.

Mas em geral essas são as cinco etapas principais:

Etapa 1 – Atração

Essa etapa pode ser considerada o topo do seu funil de vendas.

Nesse momento você  deve investir em ações para que o seu público-alvo enxergue a sua marca e descubra a sua loja.

É hora de abastecer as suas plataformas digitais (site, blog, Instagram, Facebook e etc.) com informações convincentes a respeito do seu produto.

Esse é também o momento de conseguir o máximo de dados possíveis dos seus potenciais clientes, para continuar nutrindo essa relação, até que ele avance no processo de compra.

Para isso existem algumas técnicas e, uma delas, é investir em conteúdo de qualidade e assertivo, com base nas principais necessidades do seu público.

Assim que o seu possível cliente receber um conteúdo que seja do seu interesse, isso fará com que ele deixe alguns dados em sua plataforma, como nome, telefone e e-mail, cadastrados em formulários.

A partir daí, é dado o início ao processo que chamamos de “nutrição”. Ou seja, você começa a investir em conteúdos para ir criando uma relação mais próxima com seus potenciais clientes.

Este é o momento de inspirar seu cliente e mostrar a ele que sua empresa pode, realmente, solucionar um problema, uma “dor” que ele tem.

Etapa 2 – Interesse

Nessa etapa do funil de vendas você irá entender se o cliente realmente está interessado na solução que você está ofertando. Ou seja, no seu produto.

Importante: esse não é o momento de vender, mas o tempo certo para entender todos os hábitos e necessidades desse possível cliente, para saber como abordá-lo da melhor maneira possível, com uma oferta irresistível. 

Nessa etapa você já conseguiu fazer com que ele pare e preste atenção na sua loja, página e conteúdo. Chegou o momento de gerar ainda mais interesse nos seus produtos.

Aposte em interação! Estimule seus clientes a interagirem com a sua marca e com seus conteúdos. E escute-os, pois eles te darão a chave para uma abordagem infalível de vendas!

Isso pode ser realizado  por meio de enquetes ou caixinhas de perguntas no seu Instagram ou site e até mesmo por interações via direct, chat ou WhatsApp.

Etapa 3 – Desejo 

Esse é o meio do seu funil de vendas, o momento crucial para que você possa levar o seu então possível cliente até a etapa de compra.

Depois que você já detém a devida atenção do seu público para sua marca é chegada a hora de mostrar o porquê ele precisa do seu produto.

Sendo assim, procure pontos de identificação com os clientes. 

Por exemplo: mostre maneiras de usar determinada peça de roupa, ou looks para determinados tipos corporais, evidenciando os principais benefícios, detalhes e diferenciais dos produtos, e como valorizam cada parte do corpo.

Também é interessante apostar em parcerias com influenciadores que topem testar o seu produto e que estejam realmente dispostos a mostrar as suas funcionalidades.

Abuse dos depoimentos de outros clientes que já adquiriram o seu produto e ficaram satisfeitos com a compra.

Torne o seu produto objeto de desejo!

Etapa 4 – Ação

Estamos chegando ao final do funil de vendas, onde você já convenceu o cliente de que o seu produto ou serviço é, sim, a resposta perfeita para o seu problema.

Mas calma, o jogo ainda não está vencido!

Planeje e comunique sua entrega, sempre alinhando expectativas entre a empresa e o cliente.

Seja transparente, não esconda nada ao fechar o negócio. Esse é um diferencial importante que vai fazer com que você tenha um relacionamento muito mais duradouro com seus clientes!

Também é o momento de apresentar ofertas irresistíveis e condições de pagamento atrativas.

Assim ele fechará a compra com segurança e certamente irá voltar a fazer negócios com você.

Etapa 5 – Pós-Venda ou Fidelização: 

E finalmente chegamos ao fundo do seu funil de vendas.

Essa etapa irá demandar o seu esforço para manter os clientes felizes e, assim, convertê-los em clientes fiéis e defensores da sua marca. 

O boca a boca é uma poderosa ferramenta de divulgação e ninguém melhor do que que um cliente satisfeito para fazer esse tipo de propaganda.

Para manter os clientes satisfeitos, você precisa ajudá-los com todos os aspectos e problemas relacionados a experiência que tiveram com a sua loja. E, para isso, precisará ouvi-los e questioná-los sobre o produto, a entrega e todo o serviço oferecido!

Basicamente, você quer que eles fiquem felizes em ter comprado de você e também otimizar o seu processo de atendimento e vendas.

Outras estratégias para te ajudar na fidelização dos seus clientes, são: enviar ofertas especiais, descontos exclusivos, fazer pesquisas ou prestar um acompanhamento do produto, enviar guias e dicas de uso, além de um bom atendimento pós-venda.

Próximos passos

Seu trabalho não acaba quando você consegue configurar o seu funil de vendas.

É importante continuar acompanhando os seus resultados e analisando dados para que você possa melhorar ao longo do processo.

Você ainda precisa avaliar os seus pontos fortes e fracos condizentes com cada etapa. 

Assim você irá descobrir onde precisa trabalhar no seu funil de vendas e fará o seu negócio decolar partindo dos seus próprios esforços.

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