Aprenda neste conteúdo as melhores práticas para transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de vendas funcional!
Vendas no WhatsApp
Um dos aplicativos mais lucrativos para quem vende moda, com certeza.
No entanto, para fazer vendas no WhatsApp é preciso muito mais do que mensagens automáticas, emojis e disparos em massa. É preciso estratégia!
É por isso que eu preciso começar falando sobre um erro comum que muitos lojistas cometem na abordagem dos seus clientes via whatsapp.
Erro comum que pode te fazer perder vendas
Nos últimos meses, o que eu mais vejo acontecer é os lojistas colocarem em prática as mensagens automáticas para seus clientes. Porém, muitas vezes, usando isso de forma errada!
Na angústia, no desespero de querer fechar uma venda, apelam pela prática de envio de mensagens automáticas que, no fim, podem incomodá-los, e até levar a marcar seu número como spam.
E eu não estou escrevendo isso para ofender o seu método de abordagem, pois o que eu quero fazer hoje é te indicar as melhores práticas para transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de vendas!
No entanto, para transformar o aplicativo em algo rentável para o seu negócio, é preciso que você deixe de lado um pouco a prática de mandar mensagens automáticas para seus contatos, achando que isso irá te fazer vender mais.
Ok, até aqui?
Pois bem, seguindo com o conteúdo, eu preciso dizer que o WhatsApp realmente é uma mina de ouro para vendas, caso siga exatamente as práticas para transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de vendas.
E é isso que você começará a aprender neste conteúdo.
Certo, então. Vamos ao que interessa.
Clareza na definição de seus contatos
O primeiro passo para transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de vendas é necessário que você tenha clareza na hora de definir seus contatos. Saiba quem já é seu cliente e quem não é!
Através dessa definição de clareza de contatos, você terá certeza de quais mensagens enviar para clientes e não clientes. Ou seja, isso facilitará e te poupará tempo na hora de elaborar textos e conteúdos.
Saiba que de nada irá adiantar se você englobar todo mundo no mesmo balaio e enviar uma enxurrada de mensagens automáticas, pois quem nunca comprou de você, raramente terá vontade de abrir a sua mensagem e conferir a sua publicação.
Sendo assim, a partir dessa definição, você conseguirá elaborar mensagens específicas para cada “grupo” de pessoas, bem diferente de mensagens automáticas, né? -rsrsrsrs-
Não crie grupos!
Se você quiser vender mais, saiba que essa não é uma boa estratégia. Criar grupos pode gerar discussão entre clientes e até mesmo dar brechas para a concorrência roubar dados específicos.
Portanto, após você ter definido com clareza os seus contatos de clientes/não clientes, o que você pode fazer é uma lista de transmissão, e elaborar as mensagens que você irá mandar para determinado segmento.
É importante que você consiga transmitir que seus clientes são únicos. Então, nada de mensagens no plural. Todas as mensagens devem abordar seus clientes no SINGULAR!
Por exemplo, se chegou alguma novidade em sua loja, jamais cometa o erro de enviar “Oi, meninas! Temos novidades”. O que você deve fazer é “Oi, menina! Tenho novidades quentinhas especialmente para você!”.
Consegue perceber a diferença entre ambas as abordagens? Pois então, tenha uma relação mais próxima com a sua clientela, e aborde ela da forma mais única.
Segmentação de interesses
Aqui vai uma dica valiosíssima para transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de vendas, a parte de segmentar interesses de seus clientes.
Organize seus contatos e classifique-os de acordo com seus interesses. Por exemplo, você não pode enviar produtos G para pessoas que usam produtos P.
Saiba que esse é um erro que eu vejo constantemente nas mensagens automáticas, onde os lojistas englobam todos os contatos no mesmo balaio. Como eu disse, cada cliente é único e com desejo único.
Portanto, para a sua comunicação ser mais certeira, você precisa segmentar de forma adequada cada contato. Se você tem clientes adolescentes, envie conteúdos/produtos de adolescentes para eles!
Dito isso, pode ter certeza que isso aumentará a procura por sua loja, e consequentemente, os seus produtos.
Catálogo de WhatsApp Business!
Agora vai uma dica para transformar seu WhatsApp em uma ferramenta de vendas com uma prática super acessível e fácil: o catálogo do WhatsApp Business!
Use e abuse o máximo possível do seu WhatsApp Business investindo na ferramenta de catálogo que ele disponibiliza. Dentro dele, mantenha-o sempre atualizado e com as suas mais recentes novidades.
Caso você queira dar um up ao mesmo tempo, pode criar uma pasta no Google Drive e enviar para o seu segmento de clientes. No entanto, o Google Drive poderá te tomar um tempo a mais, mas é válido da mesma forma.
DICA DE MILHÕES
Por fim, aqui vai mais uma dica de milhões, para fechar este conteúdo: eu tenho um presente para você.
Um material especial que vai facilitar a sua vida para abordar seus clientes, com modelos prontos de mensagens para atender seus clientes no WhatsApp, reativar quem não respondeu mais e muito mais!
Você pode baixar gratuitamente estes modelos de mensagens clicando aqui!
E, outra, saiba que você poderá personalizar os modelos de mensagens e definir de acordo com a sua abordagem!
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