Facebook Shops: saiba o que esperar da novidade lançada pela plataforma, para incentivar as vendas online através do Facebook.

Não é nenhuma novidade que, em tempos de pandemia, as vendas online foram o carro chefe de muitos negócios.

Na verdade, durante um longo tempo, vender online foi a ÚNICA opção para muitos lojistas que pretendiam continuar lucrando, mesmo em meio a “crise”.

Isso fez com que muitas lojas, antes apenas físicas, começassem a enxergar o poder do digital e a investir no meio online para potencializar seus resultados.

É claro que o “Tio Mark” (Zuckerberg, fundador do Facebook) estava de olho… E não ia ficar para trás.

Dito isso, vem aí a novidade, o Facebook Shops!

Quer entender mais sobre o que esperar deste recurso que, em breve, chegará ao Brasil? Então confira este conteúdo!

Entenda o que é e como vai funcionar o Facebook Shops

O Facebook anunciou recentemente que está lançando a função Shops (Shopping, em português). 

Basicamente, o objetivo dessa nova funcionalidade é incentivar as vendas online, permitindo que empresas exibam seus produtos/serviços e façam vendas diretamente pelo Facebook.

Segundo Zuckerberg, o Facebook Shops é uma ferramenta pensada para pequenas empresas, já que muitas tiveram que encerrar as atividades ou apostarem 100% no digital durante esse período de pandemia.

Diferença entre o Facebook Shops e o MarketPlace

É verdade que o Facebook já tem um espaço voltado para divulgação e vendas, que é o MarketPlace. Mas o objetivo do Facebook Shops é diferente…

Enquanto no Marketplace do Facebook qualquer pessoa pode anunciar e ter visibilidade, no Facebook Shops as lojas serão focadas principalmente em empresas, permitindo que as transações (vendas) sejam feitas diretamente pela plataforma.

Benefícios de utilizar o Facebook Shops no seu negócio

Segundo Zuckerberg disse no vídeo onde anunciava a novidade, o “objetivo é tornar as compras perfeitas e capacitar qualquer pessoa, desde um pequeno empresário a uma marca global, a usar nossos aplicativos para se conectar com os clientes”.

Ou seja, tanto o Facebook quanto o Instagram estão apostando forte nas vendas online. E com razão, já que são as principais plataformas onde “tudo acontece”.

Além disso, o Facebook Shops será 100% gratuito para empresas, assim como já acontece com a Sacolinha do Instagram.

Veja abaixo alguns benefícios e motivos para utilizar essa nova funcionalidade na sua loja de moda online.

Acessibilidade

Qualquer vendedor, não importa o tamanho do seu negócio ou orçamento, poderá colocar a sua loja online e começar a se conectar com seus cliente através do Facebook Shops.

Mais Visibilidade

As lojas podem ser encontradas nas páginas do Facebook das empresas e nos perfis do Instagram.

Elas também aparecerão nos stories (do Facebook e Instagram) e poderão ser promovidas em anúncios. 

Facilidade para o Cliente

Qualquer usuário poderá encontrar lojas nas Páginas do Facebook ou Perfil do Instagram de uma empresa. Da mesma forma que já falamos, eles também poderão descobrir produtos através dos stories.

Depois disso é possível pode navegar pela coleção completa, salvar os produtos de seu interesse e fazer um pedido – no site da empresa ou sem sair do aplicativo.

Atendimento

Você deve estar se perguntando “mas e como vou atender meus clientes? E aqueles que tiverem dúvidas?”. Calma, tudo foi pensado.

E, assim como quando você está em uma loja física e precisa pedir ajuda a alguém, nas Lojas do Facebook será possível enviar mensagens para uma empresa por WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct.

Ou seja, quem precisar fazer perguntas, obter suporte, buscar informações sobre entregas e muito mais, terá esse apoio.

Também espera-se que, no futuro, será possível fazer compras diretamente através da conversa do Messenger, WhatsApp e Directs.

Mais Vendas

Claro que o grande objetivo de tudo isso é contribuir para que pequenos, médios e grandes negócios aumentem suas vendas e lucrem mais através do Facebook.

Com essa facilidade, muitas “barreiras” serão eliminadas, facilitando a compra para os usuários que têm interesse em um produto que descobriram no Facebook.

Tudo pelo Facebook

Encontre o produto perfeito, conheça a loja, analise demais opções, escolha o que você deseja adquirir e finalize a sua compra… Tudo feito 100% dentro do Facebook.

Novidade da novidade

E já estão sendo planejadas novidades para o Facebook Shops, como a possibilidade de fazer compras ao vivo (durante as lives! Incrível, né?), navegar pelo catálogo e comprar diretamente pelo Messenger.

Gerenciador de Comércio: o primeiro passo!

O Facebook Shops ainda não chegou ao Brasil, mas a novidade já está sendo muito aguardada por aqui.

Você também está ansiosa pela chegada dessa ferramenta? Eu imagino que sim e não vejo a hora de que seja colocada em prática.

Mas já antecipo que, antes de tudo, é preciso configurar o Gerenciador de Comércio. Saiba mais aqui neste link.

O Facebook Shops já está disponível em alguns países, mas até o momento que escrevo esse conteúdo, ainda não está disponível aqui no Brasil (mas chegará em breve!).

Não restam dúvidas: o objetivo é melhorar o engajamento do consumidor e também as vendas pelo Facebook, incluindo por anúncios.

Agora ME CONTA, você gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que outros lojistas também saibam dessa novidade.

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