Tanto no meio online quanto no meio digital, há estratégias que são importantes para o sucesso da sua loja de moda, e uma delas é o pós-vendas. Basicamente, se você deseja potencializar seus resultados, é importante saber que a venda não acaba após ser concretizada.
Precisa de motivos para te convencer disso? Pois eu tenho 4 para você.
O que é pós-venda?
O próprio nome já é auto explicativo. Pós-vendas refere-se ao período após o seu cliente já ter comprado de você. Mas você sabe qual é o objetivo de tudo isso? Simplesmente buscar ter uma relação com seu cliente para aumentar as chances de que futuramente ele volte a comprar de você.
Aqui, seu primeiro objetivo é assegurar de que a experiência do cliente com a sua loja foi positiva. Depois, colher feedback sobre o produto, entrega e etc.
Feito isso, atente-se principalmente às sugestões de melhorias e mostre para o seu cliente que ele pode contar com você quando precisar. Quais os benefícios que isso vai trazer para você? Bom, são vários…
4 motivos que demonstram a importância do pós-venda
Se você ainda não se convenceu de que apostar em estratégias pós-vendas é benéfico para o seu negócio, eu estou aqui para mudar isso.
É mais barato do que conquistar novos clientes
Manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo, já falei isso algumas vezes por aqui. Há quem diga que pode ser 5x ou 7x mais barato, mas o fato é o menor custo para o seu negócio.
Para isso funcionar, no entanto, é importante que você se preocupe com a experiência do seu cliente durante e após a venda. Encante-o na primeira oportunidade e em todas as outras seguintes, para realmente conquistá-lo.
Além do menor custo, conquistar novos clientes é mais trabalhoso do que manter aqueles que já compraram de você. Ou seja, dois motivos para investir no pós-venda.
Ter indicações
O Marketing boca a boca é um dos mais lucrativos existentes e o melhor: custo zero para você!
A partir do momento que você presta um bom atendimento para os seus clientes e investe em um pós-venda de qualidade, as chances que eles te indiquem para outros amigos e, com isso, atraiam mais pessoas para sua loja, é grande.
É só pensar: se você vai a uma loja, é bem atendido e sabe que lá vendem produtos de qualidade, as chances de indicá-la para outro amigo são grandes, não? Então, é assim que vai funcionar nesse caso também.
Esse é o marketing boca a boca que eu falei, um dos mais eficazes na hora de conseguir novos clientes para a sua empresa com menos esforço e gasto zero.
Aumentar seu ticket médio
Você também pode aproveitar o pós-venda para oferecer ao seu cliente algo complementar às peças que ele comprou ou, ainda, avisá-lo sobre novidades que chegaram “em primeira mão” e que podem interessá-lo, com um desconto especial.
Isso pode fazer com que ele já feche uma nova compra com você e, com isso, aumente ainda mais seus lucros.
Conquistar a confiança do seu cliente
Ao investir em estratégias de pós-vendas, outro benefício para o seu negócio é gerar confiança entre o seu cliente e a sua loja. E quando o seu cliente confia em você, é ainda mais fácil que ele volte a comprar e também que recomende a sua loja para outras pessoas.
Um cliente bem atendido, seguro e satisfeito com a sua compra pode ser muito lucrativo para você. Outro motivo pelo qual investir em pós-venda é importante.
Mais rendimentos e vantagens no mercado
Se você conquistar seu cliente e fidelizá-lo, o que é possível através de um pós-venda de qualidade, você terá um diferencial no mercado e sairá na frente dos seus concorrentes.
Além disso, e da possibilidade de aumentar seu ticket médio e vender mais, as chances de que um cliente que já comprou de você e se sentiu satisfeito volte a comprar são muito grandes.
Quais estratégias de pós-vendas utilizar na sua loja de moda?
Agora que eu acredito que você já está convencida da importância de um pós-venda de qualidade, está na hora de saber como aplicar isso na sua loja, seja ela física ou digital. Vamos lá?
Divulgue seus canais de atendimento e reclamações
Quem já tentou entrar em contato com uma loja mas não sabia como fazer isso por não encontrar facilmente os contatos e/ou canal de atendimento adequado? Isso gera uma frustração, não é mesmo?
Por isso, a minha dica é que você tenha e divulgue sempre seus canais de atendimento, sugestões e reclamações, para que o seu cliente consiga facilmente entrar em contato com você, sempre que precisar.
Pesquisa de satisfação
Uma ótima maneira de mostrar que você se importa é através de pesquisas de satisfação. Busque saber sobre a qualidade do seu produto, entrega, atendimento, facilidade, sugestões de melhorias, entre outras coisas.
Com isso, você terá dois benefícios: seu cliente se sentirá importante, já que você estará demostrando que se importa e, segundo, você poderá aprender muito com ele, podendo evidenciar e concertar falhas no seu processo de vendas/atendimento, visando melhorar suas estratégias – e aumentar suas vendas.
Não deixe clientes sem respostas
Ao receber uma sugestão, dúvida ou reclamação, seja rápido na hora de dar um retorno aos seus clientes e nunca, em hipótese alguma, deixe-o sem respostas.
É importante que você tenha esse cuidado e faça com que cliente perceba que você realmente se importa com ele, mesmo após ele já ter comprado de você – afinal, é disso que se trata o pós-vendas.
Eu sei que receber críticas não é fácil, ninguém gosta de saber que algo não saiu como o planejado, mas jamais ignore (mesmo não concordando com ela). Ao contrário, aprenda com ela, se desculpe e agradeça ao seu cliente, sempre de forma positiva. Demonstre sempre que você é receptivo e está disposto a ouvir.
Ser ativo nas suas comunicações fará toda diferença.
Busque solucionar os problemas
Como já falamos, é muito mais barato fidelizar clientes do que conquistar novos. Também é muito mais fácil vender para quem já comprou de você. Por isso, ao ouvir reclamações e sugestões sempre busque solucionar os problemas dos seus clientes de forma rápida e efetiva.
Se você for rápido ao responder comentários e reclamações, maiores são suas chances de fidelizar seus clientes.
Ofereça descontos e ofertas promocionais
Por último, sempre tenha em mente uma nova venda. E, assim que julgar aceitável, faça uma nova oferta para o seu cliente ou ofereça um bônus, como frete grátis ou um valor “x” de desconto na próxima compra.
Isso aumentará as chances de que o seu cliente volte a comprar de você e seja fidelizado.
Mas atenção: antes de mandar ofertas e promoções para seus clientes, independente de por onde você fará isso, certifique-se antes de que ele realmente queira recebê-las, combinado?
E aí, você já aposta no pós-vendas no seu negócio? Quais estratégias utiliza? Me conta aqui nos comentários! Também aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos empreendedores.
Um beijo e até a próxima.
Veja outros conteúdos que podem te interessar:
– Estratégias de Marketing Digital para Lojas Físicas
– 10 conselhos para quem deseja começar a vender moda online