Quer começar 2020 lucrando muito? Então confira neste post algumas dicas de estratégias de marketing para aplicar no seu negócio de moda online – e ter muitos resultados.

Planejamento é tudo

Final do ano é momento de analisar e… Planejar!

Analisar todas as ações feitas no decorrer do ano, entender o que fez de certo e errado, e se preparar para o novo ano que vem aí, para ter resultados ainda melhores.

Para alguns, final do ano é motivo de desespero. Por não ter conseguido alcançar seus objetivos e resultados esperados.

Para outros, é hora de desacelerar, olhar para trás e buscar estratégias para começar 2020 com o pé direito, lucrando como nunca.

Então, se os seus resultados não foram bons como o esperado ou se foram, mas você está procurando alavancá-los, agora é a hora de ir em frente.

Comece fazendo o seu planejamento, analisando os resultados de todo o ano que passou e estipulando suas metas para o próximo ano.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa e se atualizar, com as estratégias de marketing poderosas que vão fazer o seu negócio bombar em 2020.

Comece 2020 bombando: estratégias de marketing para vender moda online

Na venda de moda, estar atualizada e saber o que é tendência no momento são dois aspectos bem importantes para revigorar o seu negócio.

Mas com o seu planejamento também deve ser assim.

Principalmente no meio online, onde surgem novas estratégias e canais o tempo todo, é importante estar de olho no que, de fato, funciona.

Por isso, buscar se atualizar, estudar e crescer é fundamental em todos os momentos.

Pensando em você que deseja alavancar seus resultados no próximo ano, separei aqui algumas dicas de estratégias de marketing digital que prometem bombar em 2020.

Vídeos

Os vídeos vieram com tudo, e para ficar!

As estratégias de vídeo marketing são poderosas para negócios digitais por uma série de motivos, como:

  • gerar conexão e proximidade entre a sua marca/negócio e o seu público
  • ser mais um formato de conteúdo para a sua loja
  • ranckear o seu negócio em um dos maiores sites de buscas, que é o Youtube. O que também facilita que você seja encontrado no Google
  • aumenta seu alcance
  • é um conteúdo mais interativo (e com muito engajamento!)
  • mais vendas!

As estratégias de marketing digital para vídeo estão a toda porque eles são realmente poderosos.

Tem dúvidas? A pesquisa State Of Video Marketing, realizada em 2017, apontou que mais de 80% das pessoas decidem comprar um produto ou contratar um serviço após ver um vídeo sobre tal.

Não é à toa que o número de canais ativos no youtube também está aumentando.

Fique de olho nas tendências!

Vendas pelas redes sociais

Não tem como falar em estratégias de marketing para 2020 sem falar delas: as redes sociais.

Entra ano e sai ano, as vendas através desses canais tem crescido cada vez mais. 

Na 4ª edição do NuvemCommerce Relatório Anual de comércio eletrônico 2018, da Nuvem Shop, as redes sociais foram responsáveis por 21% das vendas em 2018.

Não só isso… É estimado um crescimento e tanto para 2020, ainda mais levando em consideração o desenvolvimento e funcionalidades das plataformas, que estão se adaptando cada vez mais a este processo.

Outro dado importante (pesquisa realizada pelo Ibramerc) é que 93% das empresas que apostam nas redes sociais estrategicamente, tem um aumento consideravelmente nas suas vendas – estamos falando em torno de 41%.

Ou seja, não há como negar que apostar nas redes sociais é benéfico para o seu negócio.

Mas você precisa saber como fazer isso da maneira certa, de forma atrativa.

Ter planejamento, consistência e frequência, por exemplo, são pontos importantes.

Stories

Segundo um levantamento da empresa Socialbakers, em apenas um ano os Stories teve um crescimento de 21% quanto ao seu uso de forma comercial.

E o potencial dessa funcionalidade é realmente grande!

Além de melhorar o engajamento e o alcance, os stories podem e devem ser utilizados estratégicamente para atrair clientes, matar objeções, ampliar relacionamentos e fechar vendas.

Para ter resultados ainda melhores em 2020, encontre formas de inovar no stories, crie conteúdo relevante e faça CTA para vendas.

Mas vá com calma, também não apareça nos stories apenas para vender. A palavra da vez é relacionamento.

Marketing de relacionamento

Já que falamos em relacionamento, aqui está algo que não pode faltar para o seu negócio em 2020: marketing de relacionamento.

Como sabemos, um bom relacionamento entre empresa e clientes é fundamental para o sucesso dos negócios. 

Sendo assim, é obrigatório investir forte em marketing de relacionamento!

Grande parte dos nossos clientes só querem uma coisa: serem ouvidos.

Digo isso por experiência própria. Por vezes a minha caixa de mensagens e e-mails fica lotada de pessoas contando as suas histórias e querendo dicas.

Mas, na maioria, o que elas querem mesmo é serem ouvidas. É isso que todo cliente quer.

E é esse tipo de relacionamento que importa aqui – e é uma forte estratégia de marketing para 2020!

Dicas rápidas para ter um marketing de relacionamento efetivo no seu negócio:

  • procure ouvir seu cliente e conhecê-lo a fundo;
  • envie a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo (comunicação assertiva, segmentada e personalizada);
  • faça perguntas e estimule a interação nas suas postagens, lives, stories e etc.;
  • peça feedbacks.

Produção de conteúdo (marketing de conteúdo)

Consumimos conteúdos o tempo todo, de diferentes formas.

E preciso dizer: em terra de marketing digital e concorrência acirrada, quem produz conteúdo autoral e de qualidade se destaca no mercado.

Com produção de conteúdo, quero dizer conteúdo de valor em todos os formatos e canais possíveis: áudio, vídeo, imagem, texto… facebook, instagram, tiktok, whatsapp

São muitos canais e usuários espalhados, com gostos específicos e costumes diferentes.

Assim como parte dos seus clientes pode preferir ler um conteúdo de blog, como este, outros podem preferir consumir um vídeo no youtube, por exemplo.

Se adaptar a essas diferentes funções, versões e formatos de conteúdo é muito poderoso para o seu negócio.

Inclusive, a criação de conteúdo em áudio, os já conhecidos podcasts, estão super em alta para 2020.

Enfim, a palavra é: busque inovar, diversificar e empoderar a sua presença digital. 

SEO (conteúdo inteligente)

Produzir conteúdo apenas por produzir, sem um objetivo estratégico envolvido, não será benéfico para o seu negócio.

Vejo pessoas que falam que passam horas produzindo conteúdo para redes sociais, youtube, blog… e não tem resultados.

Bom, se você não tiver um plano de ação estratégico para fazer cada tipo de conteúdo que você faz, não vai adiantar mesmo.

Por exemplo, meu objetivo é ajudar empresárias de moda a alavancarem seus resultados e venderem muito – e todos os dias.

Então eu produzo conteúdos que realmente resolvam problemas, tragam soluções e ajude-as a ter mais resultados. Como é o caso desse conteúdo, já que o marketing digital é a chave para ter resultados vendendo online.

E toda a minha comunicação é voltada para esse público, de maneira assertiva e objetiva (eu sempre sei onde quero chegar com cada conteúdo, entende?).

Nesse processo, tem algo que é muito poderoso e necessário: SEO.

De maneira resumida, se trata de um conjunto de estratégias que, por meio de palavras-chaves, buscam melhorar o posicionamento do meu negócio/site/empresa/conteúdo nos motores de busca.

Sabe quando você procura por um assunto específico no Google e logo aparece o que você busca ali, nos primeiros resultados? Basicamente, isso.

Há todo um processo para que isso ocorra organicamente (sem precisar investir R$1). E, para isso, aprender mais sobre SEO é importantíssimo.

Então, se esse é um termo novo para você, agora é hora de estudar.

Influenciadores Digitais

Sim, na era digital, fazer parcerias estratégicas com influenciadores será lucrativo para o seu negócio.

O crescimento acelerado desse modelo de negócio, que tem como base a Influência Digital, chamou a atenção de muitos negócios, que já a utilizam em suas estratégias.

Para quem duvida, há uma série de pesquisas que compram que os usuários levam sim em consideração as recomendações dos influenciadores na hora de consumir determinado produto ou serviço.

No mercado de moda então, nem se fala. Essa parceria é fortíssima, mas precisa ser estudada e bem pensada.

Afinal, precisa fazer sentido tanto para a sua marca, para o seu negócio, quanto para o influenciador.

Certifique-se de que ele tem um propósito e linguagem alinhados com o seu negócio e que realmente fala para o público que você quer atingir.

Caso contrário, não importa quantos mil seguidores ele tenha, não vai fazer sentido para você.

Falando em nichos específicos, os micro influenciadores também são muito interessantes, além de geralmente ser uma opção mais em conta para o seu negócio.

No entanto, antes de fechar qualquer parceria, avalie bem suas opções e alinhe suas expectativas.

Humanização do contato

Pessoas se conectam com pessoas. Isso é muito forte!

E está cada vez mais em alta, principalmente no ambiente digital, onde muitas pessoas robotizaram seus atendimentos.

“Isso significa que não devo mais utilizar atendimento automatizado?”

Não, não é isso que significa.

No entanto, você deve fazer com que o atendimento seja o mais pessoal possível, mas deixar claro para o seu cliente que ele está conversando com um “robô”, quando assim for.

E, na sequência, sempre que possível adicione nesse processo um contato humanizado. Para que ele não comece e termine em um robô, sabe?

vender pela internet

Só que, além desse atendimento, há outros tipos de contato com o seu cliente, que também devem ser mais humanizados, como: e-mails, redes sociais, whatsapp, etc.

Quanto mais você conseguir “humanizar” a sua marca, mais poderosa ela será no mercado – e mais recompensador será quando falamos em resultado.

Assistente virtual

Já imaginou poder focar em vendas e estratégias que realmente trazem resultado para o seu negócio, e deixar o seu atendimento nas mãos de pessoas de confiança?

Delegar esse trabalho está virando febre para aqueles que tem um negócio nas redes sociais.

E os benefícios são muitos: 

  • economia de tempo, para focar no que realmente importa
  • não é necessário ter espaço físico para ter uma equipe de atendimento
  • você pode se dedicar mais para fazer o que gosta (e o que traz retorno)
  • paga por tempo trabalhado e demanda de trabalho

Enfim, são muitos os resultados positivos que essa estratégia pode proporcionar ao seu negócio!

É por isso que a procura por assistentes virtuais – e por treinamentos para assistentes virtuais – estão crescendo tanto.

E essa é mais uma estratégia que vale a pena pesquisar para o seu negócio em 2020!

Precisando de ajuda para vender mais em 2020?

Agora você já sabe quais são as estratégias de marketing que vão fazer o seu negócio bombar em 2020.

Mas o seu estudo tem que ir muito além. Portanto, busque estar sempre se atualizando com o que há de novo no mercado – e que dá resultado.

Afinal, o marketing digital é um universo gigante de oportunidades. Assim como a venda através das redes sociais.

Inclusive, se você está precisando de ajuda para criar campanhas que vendem no WhatsApp e Instagram, eu sei onde você vai encontrar todo o passo a passo que precisa…

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Agora me conta, o que você achou deste conteúdo? Então indique para um amigo.

Compartilhe nas suas redes sociais, demonstre que você já está se preparando para bombar no ano que vem aí e estimule outras pessoas, como você, a crescerem no meio digital.

Até a próxima!

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