Engana-se quem pensa que o marketing digital é algo exclusivo para lojas online. As lojas físicas também tem muito a se beneficiar com essas estratégias, se souberem utilizar de maneira assertiva.

Quer algumas dicas para atrair mais clientes e potencializar os resultados da sua loja, através de marketing digital? Então vem comigo.

Por que divulgar sua loja física nas redes sociais?

Não é novidade que os consumidores estão tendo mais confiança para fazerem suas compras na internet e receber na comodidade da sua casa. Só no primeiro trimestre deste ano, as vendas online tiveram um crescimento de 29%

Em média, estima-se que 4 em cada 10 brasileiros já fez alguma compra online. Ou seja, é um crescimento exponencial, que pode ser aproveitado no seu negócio.

“Ah, mas existe uma boa parte dos consumidores que ainda prefere fazer suas compras pessoalmente”, realmente, eu concordo com você. Mas o fato aqui é que você tem a oportunidade de aproveitar os benefícios da internet e do marketing digital para sua loja física, para obter ainda mais resultados. Isso parece interessante para você?

3 sacadas que demonstram a importância de investir no Marketing Digital para lojas físicas

Já sabemos que o perfil do consumidor está passando por modificações. E é comum que, antes de efetuar a compra, os clientes recorram a internet para saber mais sobre valores, avaliações, fazer comparações e etc. Ou seja, antes da decisão de compra, eles pesquisam no meio online.

Nesse momento, as lojas que apostam em estratégias de marketing digital tem muitas chances de se destacar, atrair mais clientes e, consequentemente, vender mais.

Posicionamento digital

Estar bem posicionado nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. É aquela coisa “quem não é visto, não é lembrado”.

Por isso, o marketing digital funciona tanto para grandes lojas quanto para lojas menores, como as de bairro. Independente de qual seja o tamanho do seu negócio, também vai funcionar para você.

Pense que a internet será um “plus”, mais um meio de divulgar seus produtos e serviços. E, por isso, busque investir nas estratégias certas, que serão lucrativas para você.

Como falamos, os usuários estão cada vez mais pesquisando no meio online antes de efetuarem compras em lojas físicas. Isso significa que, para ter mais sucesso no seu negócio, é importante ter presença digital.

Baixo custo de divulgação

Criar perfis sociais para o seu negócio e utilizá-los para divulgação, por meio de campanhas de anúncio, é uma forma de aumentar suas vendas. O primeiro não requer custo algum, afinal, criar suas redes sociais é gratuito. O segundo, que é investir em campanhas de anúncio, tem baixo custo de divulgação, se comparado a publicidade offline.

Ou seja, independente de como você for apostar no marketing digital, ele terá um custo reduzido para você e, em contrapartida, um grande potencial de alcançar e atrair novos clientes para sua loja.

020

Você sabe o que é 020? Online-to-Offline. Na prática, isso significa fazer uma campanha online que se estenda para o meio físico, buscando engajar o consumidor e fazer com que ele vá até a sua loja.

Não há dúvidas de que combinar o mundo online com o offline tem o poder de aumentar o consumo dos usuários. Pesquisas como a realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgou que mais de 90% dos consumidores consultam informações online antes de adquirir produtos em lojas físicas. 

Outra pesquisa pesquisa realizada pelo Google e baseada em casos reais de grandes redes americanas, como Walgress e Macy’s, mostrou que 82% dos consumidores pesquisam nas redes sociais antes de concluírem uma compra.

Ou seja, como os usuários estão cada vez mais conectados, estratégias de 020 geram uma experiência cada vez mais completa. Não é à toa que grandes redes como o uber são adeptas a esse modelo de negócios.

Como usar o Marketing Digital para Lojas físicas

Agora você já sabe que é importante e muito benéfico para a sua loja usar estratégias de Marketing Digital, como muitos lojistas já fazem. Mas, na prática, como fazer isso? Bom, a verdade é que há algumas ações simples que te farão ter bons resultados, e é claro que eu tenho algumas dicas para você.

Ter um blog/site

Se você quer que sua loja seja encontrada no meio online, uma estratégia muito benéfica é ter um site ou blog para divulgar informações relevantes sobre seu negócio (contatos, endereço, descrições, catálogo de produtos, etc.).

Ter um blog com conteúdos exclusivos sobre a sua loja, que eduque e atraia clientes, fará a diferença. Se você tem uma loja de moda, por exemplo, divulgar conteúdos dando dicas de looks para diferentes ocasiões é uma ótima maneira de fazer isso. Além de despertar o interesse de seus potenciais clientes, sua loja terá mais credibilidade e confiança.

Entenda de SEO

Você precisará ir um pouco mais além de apenas criar um blog e/ou site, se realmente quiser ter resultados surpreendentes no seu negócio. Isso porque também é importante que a sua loja esteja entre o topo nas buscas do Google.

Mas como fazer isso sem gastar muito dinheiro? Na verdade, você pode fazer isso sem gastar nada de dinheiro, apenas com estratégias de SEO, por meio de palavras chaves, que farão com que a sua loja se destaque nas buscas do Google e seja exibida mais facilmente.

Escolha as redes sociais certas

Já falamos sobre a importância da presença digital para o seu negócio. Mas, para isso, é importante que você saiba escolher as redes sociais certas (e não qualquer uma).

Embora existam muitas opções, não podemos negar que as mais populares são o Instagram e o Facebook. Mas, para saber em qual se dedicar mais, é importante entender o comportamento do seu cliente e onde ele busca por informações quando pesquisa sobre produtos no meio online.

Ao conhecer bem o seu público, por onde ele se informa e compra, comece a investir nesta rede. E também sempre tenha um canal de atendimento rápido para os seus clientes, como o WhatsApp, por exemplo.

Anúncios pagos

Falamos brevemente sobre anúncios pagos e a verdade é que você pode começar investindo em publicidade online sem gastar muito dinheiro. Se você está começando, eu indico que invista quantias pequenas como R$7-R$10 para começar suas campanhas.

Se você quer saber mais sobre como fazer anúncios nas redes sociais, segmentar para alcançar o público certo e ter resultados efetivos, que resulte em mais clientes na sua loja física, clique aqui.

Use o WhatsApp

Mais popular que o Facebook, estima-se que o WhatsApp tenha mais de 60% dos brasileiros como usuários ativos na plataforma, o que significa que essa também é uma ótima estratégia de marketing digital para usar na sua loja.

Por isso que eu volto a reforçar a importância de fazer o cadastro dos seus clientes, para ter dados importantes como este e conseguir se comunicar com eles de maneira mais estratégica, como é o caso das Listas de Transmissões do WhatsApp. Outra funcionalidade do app que pode te ajudar a vender mais é o “Status” (leia mais sobre isso aqui).

Não há dúvidas de que o Whats é um meio de divulgação poderoso e barato, já que praticamente não implica em custos para você, além de ter um smartphone e sinal de internet. Então invista nisso como estratégia de captação e atendimento de clientes.

Conclusão

Mesmo que sua loja seja exclusivamente física, o marketing digital é uma maneira estratégica de aumentar suas vendas e lucrar mais. Não é a toa que muitas empresas já apostam nele para potencializar seus resultados.

E você também pode começar sem precisar de muito. Na verdade, não precisa ser nenhum mestre da tecnologia para isso. Apenas através de aplicativos como Instagram e WhatsApp você já pode começar a aumentar as vendas da sua loja.

Quer saber como criar campanhas de vendas usando essas duas ferramentas? Por apenas R$27 ou 5x de R$5,88 você garante o eBook Completo sobre o assunto: 9 passos para criar uma campanha de vendas usando seu Instagram e WhatsApp.

Para começar a gerar vendas todas os dias, clique aqui e adquira o seu agora.

Agora me conta, você já utiliza estratégias de Marketing Digital na sua Loja física? Quais são as que mais trazem resultado para você?

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos(a) que também tem uma loja física e adorariam saber como aumentar seus resultados.

Até a próxima!

Leia mais:

– 3 desafios para quem deseja empreender na venda de moda

– Como conseguir dinheiro para começar o seu próprio negócio de moda

– 10 conselhos para quem deseja começar a vender moda online