Para quem tem um negócio online nas redes sociais, o engajamento é algo muito importante, com grande impacto nos resultados e alcances de suas postagens e promoções. É por isso que, além de ter estratégias eficientes, também é importante estar de olho nos erros que podem ser cometidos ao longo do caminho (para evitá-los, claro).

5 erros que podem derrubar seu engajamento nas redes (e você nem sabe)

Algumas vezes cometemos pequenos errinhos, sem sequer nos darmos contas. E, juntos, eles podem ter a força para derrubar o seu engajamento nas redes sociais e, consequentemente, atrapalhar seus resultados.

Confira abaixo algum desses erros, observe se você os comete no seu negócio e comece a se planejar para evitá-los. 

Falta de retorno

Um dos motivos pelo qual muitas lojas perdem engajamento e fecham menos vendas do que poderiam fechar, é a falta de agilidade no retorno.

Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, os usuários estão cada vez mais imediatistas. Ou seja, exigem um retorno rápido e optam por aquele que responder primeiro suas dúvidas e, claro, prestar um melhor atendimento.

É por isso que eu sempre digo que você precisa dedicar-se na hora do atendimento. Ou, se você tem uma equipe, treine-a bem para isso (fará toda a diferença para o seu negócio!).

Não utilizar hashtags estratégicas

As hashtags existem por um motivo: serem utilizadas para facilitar que o público que busca o que você oferece, te encontre. É uma espécie de GPS para que o seu cliente chegue ao destino final, que é você.

E você precisa se dedicar na escolha das hashtags certas, principalmente no Instagram. Afinal, elas podem ser uma das grandes portas de entradas de clientes para sua loja, facilitando que ela seja encontrada por cada vez mais pessoas. Consequentemente, isso aumenta suas vendas.

Então comece a fazer pesquisas minuciosas e estratégicas de hashtags, e utilize-as da maneira certa (e mais eficiente!) no seu negócio.

Fotos de baixa qualidade

Outra coisa que faz com que o engajamento caia lá no pé são as fotos de má qualidade, tiradas de qualquer jeito, com pouco foco ou sem nada de planejamento. 

Como suas redes sociais são a vitrine do seu negócio, não é nenhuma novidade que elas devem ser atrativas. E, para isso, apostar em fotos de qualidade fará toda a diferença.

No entanto, isso não significa dedicar muito do seu tempo editando-as, mas sim sabendo tirá-las da melhor maneira possível, cuidando a luz, enquadramento, valorizando os detalhes, entre outros.

Se você quer saber como tirar fotos que vendem, como um profissional, apenas com seu aparelho de celular, clique aqui e conheça os segredos

Posts sem objetivos

Para que o seu público engaje com você, é preciso ter esse como um dos objetivos da sua postagem. E, para isso, além de ter um texto e uma legenda atrativa, é importante nunca esquecer do CTA (se você não sabe o que é, falo mais sobre isso aqui).

Muitas pessoas têm um baixo engajamento e uma baixa venda simplesmente porque esquecem desse detalhe importante. E, realmente, ter bons CTA’s fazem muita diferença.

Feed sem identidade

Se você tem uma identidade para a sua loja, mais fácil fica para que outras pessoas se conectem com você e interajam com as suas postagens. Ou seja, isso pode sim aumentar seu engajamento.

Além disso, é bem importante que você se preocupe com a organização e a harmonia do seu feed, deixando ele a cara da sua loja e do seu público (para gerar conexão!).

Esses são apenas alguns errinhos simples que muitas pessoas cometem no dia a dia (inclusive sem se dar conta), mas que podem derrubar o engajamento nas redes sociais.

Você já cometeu algum destes equívocos ou conhece alguém que precisa se atentar mais, para não ver seu engajamento despencando? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo com essa pessoa. E, se tiver mais dicas, escreva abaixo nos comentários.

 

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