A Black Friday é um dos momentos mais esperados para muitos lojistas de moda. E em 2020 não é diferente!

Mesmo com a Pandemia, a expectativa é que as vendas online decolem e aqueles que estiverem preparados tem altas chances de lucratividade.

Mas, se por um lado tem tantos benefícios, por outro também pode ter frustrações, principalmente para aqueles que não se planejam.

Pensando nisso, resolvi listar aqui os 7 erros para não cometer na Black Friday. São erros comuns, para evitar no seu negócio de moda!

7 ERROS para NÃO COMETER na Black Friday 2020

Em 2020, a sexta-feira de promoções será no dia 27 de novembro – e espera-se que as vendas online cresçam como nunca!

Ainda mais neste momento de pandemia, os hábitos dos consumidores estão cada vez mais online. E você, lojista, que estiver preparado(a), tem muito a ganhar.

Então comece estando atento a estes erros comuns que você deve evitar.

Prometer o que não pode cumprir

Propaganda enganosa é a pior coisa que qualquer negócio pode cometer na internet.

Além de poder causar prejuízos legais e financeiros, isso pode acabar totalmente com a sua credibilidade.

Então não crie nos seus clientes uma expectativa que não conseguirá cumprir.

Faça ofertas irresistíveis que sejam reais e que você realmente irá entregar, para que ocorra tudo certo e você aumente as chances de fidelizar novos clientes.

Não focar na experiência do usuário

Apenas participar da Black Friday não garante o sucesso das vendas. É preciso se planejar, e isso envolve pensar em como entregar uma experiência de qualidade aos seus clientes.

Basicamente:

  • Tenha um atendimento preparado e ágil, caso contrário você perderá vendas;
  • Tenha um local de fácil acesso para o suporte;
  • Não deixe seus clientes sem respostas (tanto no atendimento quanto nas redes sociais);
  • Cumpra com seus prazos;
  • Ofereça um meio fácil e rápido para pagamento, sem obstáculos para a conclusão da compra.

Quanto melhor for a experiência do usuário, maior será o grau de “contentamento” dele com seu negócio. E isso aumenta as chances de que ele indique você e também de que volte a comprar.

Não ter estoque suficiente

Basicamente, voltamos ao “não prometa o que você não pode cumprir“.

Um dos erros para não cometer na black friday é não ter feito um controle e planejamento de estoque, para assegurar que você irá conseguir suprir a demanda de pedidos.

Acabou? Informe rapidamente seus clientes e pare a divulgação.

Não tem nada mais frustrante do que comprar algo que nunca vai chegar (ou, pelo menos, que não vai chegar no prazo).

Então quando for criar suas campanhas e ofertas irresistíveis, leve em consideração tudo o que você tem em estoque e, a cada venda, faça esse acompanhamento.

Não divulgar (e antecipar)

Se você não avisar para a sua audiência que terá uma semana ou um dia de ofertas surpreendentes para comemorar a Black Friday, eles não saberão.

Logo, eles estarão de olho no perfil do concorrente, que já está antecipando e gerando valor.

Então comece a compartilhar nas redes sociais, para a sua lista vip e onde mais puder, sobre tudo o que você está preparando e como irá funcionar.

Você pode fazer uma semana inteira de ofertas de black friday, por exemplo, pode fazer apenas na sexta-feira ou emendar o final de semana, enfim… É você quem escolhe!

No entanto, assim que souber o que irá fazer e como vai funcionar, COMUNIQUE para sua audiência.

Não cumprir com o prazo de entrega

Quando compramos algo, queremos que chegue dentro do prazo informado.

Basta atrasar a entrega, que toda a boa experiência do seu cliente pode se transformar em frustração e descontentamento.

No entanto, sabemos que, por conta da alta demanda, serviços como os correios podem acabar ficando sobrecarregados e atrasando. Mas você vai precisar ou informar isso aos seus clientes, ou contratar outros meios para garantir essa entrega.

É muito importante que você evite criar expectativas com as quais não conseguirá cumprir (vale para todos os quesitos!).

Colocar toda sua loja em liquidação

Um dos erros para não cometer na black friday e que é muito comum: colocar todos os produtos em liquidação.

Você não precisa fazer isso. E nem recomendo que faça!

Ao invés disso, pense estratégicamente (analisando seu estoque) e faça ações com algumas peças selecionadas.

Intercale aquelas peças que estão com alta demanda (vendendo bem) com aquelas que estão paradas no estoque. Assim você une o útil ao agradável e já aproveita a Black Friday 2020 para eliminar seu estoque!

Não precificar corretamente

Não tenha como base apenas o preço dos seus concorrentes para precificar seus produtos. O mais inteligente não é competir por preço e sim por qualidade e excelência, que começa desde o atendimento que você presta.

Então, antes de definir as ofertas, leve em consideração todos os seus custos, para então precificar suas peças/combos de forma a não comprometer seus lucros.

Afinal, não adianta participar da black friday, vender muito e, no fim, ter uma lucratividade pequenininha.

Então faça o certo, se organize e colha os resultados!

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