Não está conseguindo ter boas vendas no Instagram, mas não sabe porque isso está acontecendo? Você provavelmente está cometendo alguns erros que estão prejudicando o seu negócio. Mas calma, eu vou te ajudar. Vou listar abaixo alguns erros comuns para que você evite-os e venda muito mais moda pelas redes sociais.

7 erros no Instagram que podem estar atrapalhando o seu negócio

Ter um negócio de moda online não é assim tão simples quanto parece. As redes sociais são sim muito lucrativas, mas é preciso que você esteja atento para não correr riscos desnecessários, que podem acabar comprometendo o seu negócio. Pensando nisso, separei aqui 7 itens que merecem sua atenção.

Excesso de frases motivacionais

Durante várias consultorias que eu dou (e já dei), ao analisar as redes sociais de cada negócio, me deparava com um erro muito comum: o excesso de frases motivacionais. E quando eu falava algo sobre isso, constantemente ouvia “mas é tão legal”, “meu público gosta” e ok, pode até ser, mas nada que é demais é bom (a não ser vendas, né? rsrs).

Se você faz muito isso no Instagram do seu negócio, pode: 1) parecer que não tem conteúdo interessante (e de valor) para divulgar, 2) transmitir falta de credibilidade, 3) afastar sua audiência e 4) deixar a sua timeline nada atrativa – o que é ruim para seus resultados.

Minha sugestão: uma, no MÁXIMO duas frases motivacionais por semana, preferencialmente aos finais de semana. Mas nada mais do que isso.

Fotos inspiracionais

“Mas como assim, Alê? Não é legal postar dicas de looks como inspiração nas minhas redes sociais?” Calma aí. É sim suuuper legal que você poste dicas de como seus clientes podem utilizar suas peças, criar looks para ocasiões especiais e etc., isso pode ser muito benéfico para o seu negócio.

No entanto, é importante tomar cuidado para não acabar postando dicas de looks com produtos que não tenham relação com o que você vende ou, principalmente, que você sequer tenha para oferecer na sua loja. Pois, se for assim, o que adianta despertar o desejo de compra no seu cliente, se ele não vai poder comprar de você?

Dica: Na hora de fazer posts inspiracionais sempre se atente de divulgar peças semelhantes com o que você tem na sua loja, para poder dar opções (e vender) para os clientes que se interessarem, certo?

Qualidade das fotos

Um dos erros no Instagram que eu mais vejo, principalmente de quem está começando ou quer “postar qualquer coisa” só para não deixar o feed sem post, é divulgar fotos sem qualidade. Mas essas pessoas não fazem ideia de como isso prejudica seus resultados!

É importante ter em mente que o seu Instagram (e demais redes sociais) são a vitrine do seu negócio. E, por isso, é preciso ter um cuidado especial com todas as fotos e conteúdos que você vai divulgar, assegurando que eles serão atrativos.

Se você postar fotos sem qualidade, tremidas, desfocadas e etc., provavelmente vai passar ao seu cliente falta de segurança e ele não terá vontade de comprar com você. E, com isso, você perde vendas.

Então preste atenção às fotos que você divulga no seu Instagram! Elas precisam estar nítidas, com boa qualidade e ter uma composição bonita e harmoniosa.

Olhe para a foto que você deseja postar e pense: “Se eu visse essa imagem, ela chamaria a atenção? Eu compraria esse produto?”, se a resposta for sim, vá em frente, se não, pare um pouquinho e veja o que você pode melhorar (às vezes uma simples edição já basta).

Dica: Dedique seu tempo para fazer boas fotos dos seus produtos. Se você precisa de ajuda para tirar fotos profissionais (que vendem), utilizando apenas seu smartphone, clique aqui.

Legendas

Dar atenção apenas para as fotos que você divulga não é o suficiente… Você também precisa escrever legendas boas e atrativas, com Chamada para Ação, para que o seu cliente pare, leia e deseje comprar de você.

Mas eu sei que, na prática, muitas pessoas ainda não se preocupam com isso, pois acham que uma boa legenda não é o que vai fazer a diferença nas vendas, mas eu posso te afirmar que sim: as legendas fazem toda a diferença! Inclusive, indico que você leia este conteúdo aqui, com algumas dicas de gatilhos mentais que você pode utilizar nas suas postagens.

Dica: tenha uma legenda bem escrita, sem erros de português, explicativa (mas sem parágrafos muito longos), que desperte o interesse e que faça uma chamada para ação! Lembre-se que boas legendas são fundamentais para que você tenha bons resultados pelas redes sociais.

Não ter frequência e consistência nas postagens

É verdade que você não pode postar qualquer coisa no Instagram, apenas para postar. Mas também é verdade que você não pode postar só um vez que outra, quando você lembrar ou tiver afim. É preciso que você tenha frequência e consistência nas suas postagens.

“Mas, Alê, eu não consigo ficar todo dia postando”, eu super entendo, a correria realmente é grande. Mas tenho duas coisas para te falar… Primeira: não, você não precisa obrigatoriamente postar todo dia. Segunda: você pode automatizar suas postagens através de aplicativos como Postagrain, Buffer, e inúmeros outros, sem muito esforço (em apenas um dia, você pode programar suas postagens do mês inteiro). Ou seja, sem motivos para você não ter presença e consistência nas redes sociais.

Dica: Para que você consiga ter frequência e consistência no Instagram e manter a qualidade do que divulga, acho fundamental ter um planejamento de conteúdo. Por isso, eu super indico que você se organize e faça isso, inclusive das ações promocionais que você fará durante o mês.

Falta de harmonia no feed

Um dos erros no Instagram que também pode estar afetando seus resultados é o fato de não ter um feed harmonioso. Estou falando daquele tipo de feed que não segue nenhuma identidade, com fotos em diferentes cores de fundo, postagens que não conectam entre si e etc.

Por sorte, é muito fácil fugir desse feed (nada profissional) e criar algo bonito e muito atrativo, que transmita o profissionalismo da sua loja para o seu cliente.

Dica: tenha uma identidade para suas redes sociais, escolha uma paleta de cores (e utilize-as sempre em pelo menos 3 fotos seguidas, assim seu feed sempre ficará bem organizado) e edite suas fotos.

Link para compra

Pode parecer algo bobo, mas acredite, acontece muito: não ter no Instagram o link de compra, o link do seu site, do seu WhatsApp, etc. Pense comigo, se o seu cliente não sabe como entrar em contato com você, como visitar seu site (se você tiver) ou como deve comprar seus produtos, como você vai vender? Sem dúvidas, isso dificulta tudo.

Por isso que eu digo que muitas pessoas não vendem simplesmente porque não “oferecem” seus produtos da maneira certa. Sendo assim, sempre verifique se as suas postagens de vendas estão com o link e também crie uma descrição bem atrativa no seu Instagram, com o link do seu site ou WhatsApp, para que o seu cliente consiga comprar ou entrar em contato com você.

Tenha uma loja altamente lucrativa pelas redes sociais

Eu espero que você tenha prestado atenção nesse conteúdo e se atentado às dicas que eu deixei, para que você evite erros como os citados acima (que podem atrapalhar muito seus resultados).

E se você está decidido a ter um negócio de moda online altamente lucrativo utilizando o poder das redes sociais, eu indico que você clique aqui e conheça o Curso FashionMidias.

Esse treinamento já ajudou milhares de negócios de moda a saírem do papel e se tornarem realidade, tendo muito sucesso e, principalmente, muitos resultados. E, tenho certeza, também pode ajudar você.

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