A venda no Instagram não precisa ser um bicho de sete cabeças. Se você é lojista de moda, só precisa ter acesso ao conhecimento certo para turbinar suas vendas e, claro, evitar erros que podem comprometer seus resultados.
Veja neste conteúdo alguns dos erros mais cometidos por lojistas no Instagram (e evite-os no seu negócio!):
Vender de tudo um pouco
A falta de foco pode estar prejudicando seus resultados e te fazendo perder vendas!
Sabe aquela loja “salada mista” que ao entrar você não sabe nem por onde começar a olhar e no fim não compra nada? Pois é exatamente sobre isso que estou falando.
Por sorte, a solução é simples. Tudo o que você precisa fazer é escolher seu nicho de atuação (sim, é importante!), definir o público-alvo com o qual deseja trabalhar e focar em estratégias de conteúdo e atração para este público.
Usar fotos e vídeos de má qualidade
Outro erro de vendas que podem impactar negativamente seus resultados é não ter fotos de qualidade dos seus produtos.
Se você usa imagens de peças da internet que não são iguais às suas, imagens do Google de má qualidade, vídeos onde não conseguimos identificar do que se trata o produto… Tudo isso só vai afastar possíveis compradores.
Solução: tire boas fotos dos seus produtos, grave vídeos, faça stories, faça posts de provador, live de vendas… E mostre suas peças e todos seus detalhes – quanto mais, melhor!
Não ter link na bio
Muitas vezes o óbvio precisa ser dito. Se tem algo que aprendi em todos esses anos ensinando e acompanhando lojistas, é isso.
Por isso, preciso dizer: você precisa ter um link na sua bio do Instagram, se quer agilizar sua comunicação com seus potenciais clientes e vender mais. Pode até parecer bobo, mas faz toda diferença.
Afinal, é através deste link que as pessoas vão entrar em contato com seu WhatsApp, com o seu site.
Ou seja, ele vai facilitar a sua venda. Por isso, a solução é bem simples: tenha um link direto para o seu WhatsApp na descrição do seu perfil (veja aqui como fazer o seu).
Usar os stories só pra postar foto de produto
Acontece muito: aquela enxurrada de stories só com foto, foto de produto.
Isso além de comprometer suas visualizações, pode acabar afastando suas clientes.
Mas como resolver? Bom, lá vai a solução: interaja mais nos stories com a sua audiência. Faça caixinhas de perguntas, enquetes… Prenda a atenção dos seus seguidores, para então falar sobre seus produtos.
Não usa hashtags
Outro erro comum com a venda de moda no Instagram é não usar hashtags – ou então usar aquelas genéricas, que não dizem nada com nada.
As hashtags são ferramentas poderosas de buscas no Instagram. É como a plataforma separa assuntos relevantes em “categorias”, digamos assim.
Agora vamos imaginar que você use hashtags como: #inspiracao #lookoftheday #cloths. Quem procurar por essas hashtags não está em busca de comprar nada e, além de ser genérica e o seu post certamente se perder lá no meio de tantos outros, não vai te trazer resultados.
Mas se você vende lingerie e usar hashtags mais específicas como: #lingerieconfortavel #sutiacombojo #sutiasembojo entre outros, você vai estar falando com pessoas específicas que estão buscando esse produto.
O resultado é que você consegue fazer com o que o seu conteúdo chegue até pessoas que estão buscando por ele. E assim você atrai clientes interessados e tem muito mais chance de vender!
Não coloca o preço nas postagens
A venda de moda no Instagram não funciona se você cria barreiras para a venda.
“Mas como assim, Alê?”
Se você quer vender mas não informa nos seus posts os valores, parcelamento, forma de pagamento e como comprar de você (tem que enviar mensagem no direct? chamar no whatsapp? tem site? por sinal de fumaça?), você não vende.
Simples assim.
E, mesmo sendo simples, é um erro que muitos lojistas cometem e que atrapalham a venda.
Eu mesma quando compro pelo Instagram, se não encontro o preço e tenho que ficar indo perguntar, desisto de comprar. Principalmente se o vendedor vem com aquela (preço enviado inbox).
Então não crie barreiras para a venda e sim formas de facilitar para que ela aconteça.
Vou ajudar a turbinar suas vendas no Instagram
Agora que você já conhece erros de venda no Instagram que podem comprometer seus resultados e que devem ser evitados, é hora de começar a estruturar estratégias para o seu negócio prosperar.
Se você quer começar a melhorar as vendas online do seu negócio de moda, está na hora de dar o próximo passo e aprender, na prática, a utilizar todo o potencial do Instagram para venda de moda.
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