É comum que muitos lojistas façam diversas ações ao decorrer do ano, com objetivo de aumentar suas vendas. Muitas destas ações estão relacionados a liquidações e promoções, que geralmente são utilizadas como sinônimos.
No entanto, há diferença entre liquidação e promoção e na prática elas são coisas distintas.
Se você é uma destas pessoas que acha que é tudo a mesma coisa, confira a diferença entre liquidação e promoção e saiba qual o momento certo para realizá-las em seu negócio.
Diferença entre liquidação e promoção
Como já antecipei acima, existe sim diferença entre liquidação e promoção. E embora muitos consumidores e lojistas utilizem estes termos como se fossem uma mesma coisa, eles são diferentes, necessitam de planejamentos diferentes e cada um tem o momento certa para ser implementado.
Confira abaixo as principais diferenças entre liquidação e promoção e não tenha mais dúvidas.
Promoção
Como o próprio nome sugere, promoção está relacionado a promover algo e está ligada à venda de um produto específico. Diferente da liquidação, as promoções precisam ser pensadas e planejadas estrategicamente, levando em conta as oportunidades e datas especiais e comemorativas, onde realmente tenha sentido fazer uma promoção no seu negócio.
O objetivo da promoção é atrair novos clientes, promover sua loja e movimentar seu negócio online. Um exemplo muito comum de promoção é o famoso compre 3 e pague 2 ou compre um e leve outro, entre muitas outras formas de se promover um determinado produto.
Liquidação
Já a liquidação tem como objetivo acabar com algum estoque acumulado para dar espaço para uma nova coleção. Esta ação é muito utilizada para que sejam adquiridos novos produtos, sendo assim os produtos mais velhos acabam sendo vendidos com pouco lucro ou a preço de custo, para dar lugar a novos itens.
As lojas de roupas são as que mais fazem liquidação, em razão das novas coleções do momento, necessitando que o lojista se atualize e traga novidades. Com a chegada do inverno, por exemplo, muitos lojistas precisam eliminar o estoque de verão, para não acabar perdendo a chance de vendê-lo depois e acabar com algo realmente empacado.
No geral, o objetivo da liquidação é realmente reduzir o estoque. Neste momento os preços são reduzidos para vender melhor e mais rapidamente as peças. Um exemplo comum de liquidação são as queimas de estoque. As promoções, por exemplo, podem ser uma forma de realizar a liquidação de algum produto.
Qual o momento certo para realizar promoções e liquidações?
Primeiramente você precisa analisar o que mais se encaixa com sua necessidade: liquidar um produto para dar espaço a outros ou fazer promoções para atrair mais clientes e gerar lucros para o seu negócio online.
A possibilidade de pagar menos sempre irá atrair mais clientes, seja uma promoção ou uma liquidação. No entanto, é importante que você tenha um objetivo bem definido e saiba qual sua real intenção ao realizar cada uma destas ações. Afinal, assim como é importante para o seu cliente, elas também serão fundamentais para você e precisam ser bem pensadas e planejadas.
Embora as promoções possam acontecer em qualquer época do ano e não apenas em alguma data especial, eu sempre indicado fazer estas campanhas em datas mais específicas e que sejam estrategicamente planejadas, tendo um foco ou uma temática principal, como é o caso agora da Copa do Mundo. Outros momentos para que sejam feitas promoções é o lançamento de algum produto ou inauguração e aniversário da sua loja.
Já a liquidação deve ser feita sempre que você precisar acabar com algum produto, seja porque ele não está mais vendendo bem, porque os interesses do seu público mudaram ou até mesmo a troca de estação ou novas tendências da moda. Ou seja, é necessário estar sempre se atualizando e trazendo novidades para seus clientes.
Se uma peça não está mais vendendo como você gostaria, avalie se a melhor saída não é fazer logo uma liquidação para investir em novas peças.
Como fazer promoções e liquidações que vendem?
Como já falei acima, é muito importante que você tenha um planejamento e um objetivo bem definido ao realizar uma promoção ou liquidação, de modo a ter sucesso com os resultados do seu negócio.
Para te ajudar, separei 4 dicas rápidas e simples para te ajudar a fazer ações que vendam mais e deem mais resultado para o seu negócio.
Ofereça benefícios reais
Chame a atenção de seus clientes para os benefícios que ele estará ganhando ao comprar determinada peça em determinado momento, quer seja promoção ou liquidação. Mostre para ele que é o momento certo para comprar e que ele estará pagando muito barato por isso.
Note que eu falei benefícios reais
Porque estou falando isso? Bom, é comum que vejamos muitas promoções e liquidações sendo feitas de maneira enganosa, ou seja, o lojista promete uma promoção e acaba vendendo a peça pelo mesmo preço ou até mesmo mais caro. O resultado, caso seu cliente descubra, é que ele sinta-se enganado e provavelmente não volte a comprar de você. Ou seja, você pode até ter conseguido realizar a venda, mas terá perdido um cliente.
Ser transparente com o seu cliente é fundamental em qualquer negócio.
Tenha um bom canal de comunicação
Aposte em um bom e rápido canal de comunicação com seus clientes, onde eles consigam tirar as dúvidas em relação aos produtos e campanhas, tenham suas objeções eliminadas e comprem, que é o objetivo.
Ser criativo faz toda diferença
Se você deseja aumentar seus resultados e vender mais, é importante que você seja criativo e diferente, destacando-se da concorrência. Então estude o consumo dos produtos que você deseja vender, seja criativo para realizar as promoções e liquidações e chame a atenção do seu cliente. Além disso, experimente diferentes tipos de promoção e veja o que mais atrai o seu público-alvo.
Conclusão
Agora eu quero saber de você: conseguiu entender a diferença entre liquidação e promoção?
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