Quem não gosta de ver suas metas e objetivos sendo realizados, não é mesmo? Afinal, é por isso que os estipulamos: trabalhar o suficiente para um dia alcançá-los.

No entanto, muitas pessoas se preocupam apenas em estipular metas, e não se dedicam a tirá-las do papel. Você faz isso? Então veja como parar de só TENTAR e começar a realmente REALIZAR seus objetivos!

Atingir metas: 6 dicas para tirá-las do papel

Obviamente, o primeiro passo para atingir metas é estipulá-las. Sendo assim, o caminho de colocá-las no papel e deixá-las visíveis é sim importante e fundamental nesse processo.

No entanto, muitas pessoas fazem apenas essa parte e empacam no mais importante: torná-las realidade! Mas eu estou aqui hoje para te dar 6 dicas simples, mas que podem te ajudar (assim como já me ajudaram muito!).

Dica 1: Priorize seus objetivos

Geralmente, nunca temos apenas uma meta que queremos atingir. São várias as realizações que buscamos, tanto para nossa vida pessoal quanto profissional. No entanto, você precisará priorizar seus objetivos.

Depois de já ter todas as suas metas no papel, você precisará fazer um balanço e colocar em ordem de prioridade, desde o que você mais deseja (que realizaria primeiro, se pudesse), até a que você menos deseja (aquela que pode ser adiada por um tempo).

Num primeiro momento, pode sim parecer que todas as metas são urgentes, e rolar aquele sentimento de que nada pode ficar para depois. No entanto, querer tudo ‘pra já’ não adianta em nada e ainda pode acabar tendo como resultado a sua frustração por não conseguir realizar praticamente nada. Então evite isso, priorizando as metas que você deseja atingir primeiro.

Dica 2:  Planejamento

Depois de ter traçado qual é a sua meta principal e quais são suas metas secundárias (que é o que falamos na dica 1), é a hora de colocar a mão na massa e traçar um plano de ação, com tudo o que você precisará executar para chegar onde deseja.

Não adianta fugir… Planejamento é TUDO!

Nesse processo, você vai desmembrar as suas metas e traçar as etapas necessárias pelas quais você terá que passar até chegar ao seu objetivo maior, que podem ser vários, como aumentar suas vendas, dobrar o faturamento, conquistar mais clientes, entre outros.

Por exemplo, se você quer aumentar suas vendas, algumas etapas pelas quais você terá que passar envolvem: pensar em ações específicas, estudar mais o seu público-alvo, criar campanhas atrativas, entre outras coisas.

Dica 3: Antecipação

Essa terceira dica também envolve muito da parte de planejamento, mas aqui estamos falando de antecipar os possíveis erros, dificuldades e obstáculos que podem ser encontrados ao longo do caminho.

Por exemplo: suas metas dependem só de você para serem alcançadas, ou também dependem de terceiros? O que pode dar errado, que pode dificultar para que você as alcance?

Essas são apenas algumas dicas de coisas que você pode começar a pensar, para antecipar possíveis problemas que podem surgir – e encontrar possíveis soluções para que eles não acabem te impedindo de realizar o que deseja.

É aquela coisa “antes prevenir, do que remediar”. Tenho certeza que você já ouviu essa frase em algum lugar, e ela realmente faz muito sentido.

Dica 4: Pés no chão

Uma dica que pode parecer dispensável para você, mas que muitas vezes esquecemos, é realmente manter os pés no chão e ir no seu tempo.

Não adianta começar colocando metas muito impossíveis de serem alcançadas, ou ficar se lamentando por ver outras pessoas alcançando mais coisas do que você. Entenda que cada coisa (e pessoa) tem o seu momento e que o seu também chegará.

Ao invés disso, foque a sua energia para pensar no que você pode fazer de diferente, que vai te ajudar a evoluir e chegar cada vez mais perto do seu objetivo maior. E, claro, fique feliz com cada conquista.

Dica 5: Foco

Outro ponto importante é se manter focado no objetivo e evitar a procrastinação e distrações desnecessárias. Por vezes, essas são coisas que acabam nos atrapalhando e impedindo de atingir metas e objetivos que tanto queríamos.

Mas, por sorte, esses grandes vilões podem ser combatidos – e isso só depende de nós.

Outra coisa importante é focar em todo o seu processo, e não apenas no resultado. Por vezes, o mais importante é o caminho que você vai trilhar e todos os ensinamentos que terá ao longo dele, do que de fato o resultado que você alcançou.

Então foque sempre nas suas metas e objetivos!

Dica 6: Se você ainda não começou, agora é a hora!

Muitas pessoas ficam esperando o momento certo para começar a colocar a mão na massa e ir atrás da realização das suas metas. Mas o momento certo pode nunca chegar. Na verdade, ele não existe.

É isso mesmo!

O momento certo é aquele momento em que você decide que é hora de começar. Inclusive, agora pode ser o seu momento certo, tudo o que você precisa é decidir isso.

Não deixe que seus planos e metas fiquem aos quatro ventos, esperando o momento de serem realizados. Ao invés disso, comece agora a trabalhar para conquistá-los e seja persistente. Assim como a paciência, esse é um dom importante para aqueles que realmente estão disposto a ter sucesso no mercado e alcançar voos mais altos.

E você, tem dificuldades para tirar suas metas do papel? O que você faz para que elas não se percam?

Ah, e se conhece alguém que precisa ler esse conteúdo, não esqueça de compartilhá-lo.

Também aproveite para ver outros temas que também podem te interessar:

– Porque é importante estabelecer metas?

– 10 conselhos para quem deseja começar a vender moda online

– 12 dicas para ter um negócio de sucesso nas redes sociais