Quando nos tornamos empreendedoras e estamos a frente do nosso próprio negócio, todas queremos a mesma coisa: saber como vender mais!

Isso é normal, afinal, são os nossos clientes e os nossos resultados que manterão o nosso negócio no jogo.

Sem clientes, sem vendas… sem negócio!

Por isso, se atualizar e estar sempre buscando descobrir estratégias e dicas para vender mais é um diferencial e tanto para os seus resultados.

Se você quer saber como vender mais e melhor na sua loja física e digital, e, assim, aumentar os lucros do seu negócio, confira as dicas neste conteúdo! Vamos lá?

Dicas para vender mais: lojas físicas

Se você quer saber como vender mais na sua loja física, uma coisa é certa: você precisa adotar entre as suas estratégias o digital.

Quando você limita a sua loja apenas a estratégias offline de marketing e divulgação, você está alcançando apenas um pequeno percentual do seu negócio.

Por outro lado, se você quer crescer, aumentar seu número de clientes e, consequentemente, vender mais, precisa estar presente no meio digital. 

Dessa forma você:

  • pode vender para pessoas do mundo todo;
  • aumenta a visibilidade da sua loja;
  • tem mais facilidade para divulgar seus produtos e promoções;
  • e muito mais!

E, se você não quiser vender para fora da sua cidade e arredores, também não tem problema. Não é preciso vender para o Brasil todo, se você não quiser.

No entanto, ter uma boa divulgação da sua loja é capaz de aumentar suas vendas e seus lucros inclusive vendendo apenas para a sua cidade e cidades próximas.

Por isso, vale a pena investir.

Seguem as dicas para vender mais na sua loja física:

Invista na sua vitrine

Você já deve ter ouvido alguma vez a frase que diz “a primeira impressão é a que fica”, certo?

Bom, tanto para lojas físicas quanto para lojas online, essa também é uma realidade.

Por isso, todo o cuidado é pouco quando estamos falando da: sua vitrine! 

Ela é uma peça-chave, pois geralmente é um dos primeiros contatos que o seu potencial cliente tem com a sua loja e com seus produtos.

E, nesse sentido, ela pode ser sua maior aliada ou sua maior inimiga na hora de atrair clientes e fechar vendas

Para que ela trabalhe ao seu favor, é importante que você estude técnicas para organização da sua vitrine, para que ela seja organizada de forma estratégica e atrativa.

Sua vitrine precisa destacar seus principais produtos, a identidade da sua loja e também deixar claro o tipo de produto que o seu cliente vai encontrar.

Quando estratégica, a sua vitrine funciona como um verdadeiro convite para que seus potenciais clientes queiram (ou não) entrar na sua loja.

E, sabemos, se eles não entram, você não vende.

Redes sociais são a chave

Não tem como fugir… Se você quer saber como vender mais na sua loja física de moda, precisa ter as redes sociais como suas aliadas.

Para você ter uma ideia do potencial dessas mídias, o Instagram conta com mais de 66 milhões de usuários brasileiros, enquanto no Facebook são mais de 130 milhões.

Isso significa que há um público gigante com o qual pode se conectar nessas redes – e muitos deles têm interesse pelo que você fala e vende.

Se você souber utilizar as redes sociais de maneira estratégica para criar um relacionamento com o seu público, atrair clientes e fechar vendas… O potencial do seu negócio vai aumentar consideravelmente.

E, hoje em dia, ter presença digital é quase uma obrigação para quem quer potencializar os resultados de um negócio físico e online.

Então aposte fundo nas redes sociais, para que elas trabalhem a favor da sua loja de moda.

Tenha o contato dos seus clientes

O relacionamento que você tem com seus clientes não acaba quando você vende para ele. Pelo contrário, está apenas começando.

Então, se você quer saber como vender mais no seu negócio de moda, aí vai uma dia importante: tenha o contato dos seus clientes!

Seja whatsapp, e-mail, redes sociais… Tudo é válido (e quanto mais, melhor).

Assim, sempre que você tiver novidades, estiver com promoções, for fazer uma ação de vendas, será muito mais fácil entrar em contato com esses clientes.

E deixa eu te contar: é muito mais fácil fazer com que um cliente que já comprou de você, volte a comprar, do que conquistar novos clientes. Por isso é tão poderoso investir em técnicas de fidelização!

Contudo, quando você tem o contato dos seus clientes, você também pode entrar em contato com estratégias para fidelizá-lo, como: desconto exclusivo, brinde, perguntar se deu tudo certo com a peça, saber se ele ficou satisfeito com a compra, entre outras coisas!

Tudo isso faz diferença, acredita.

Um bom atendimento fecha vendas

Já que falamos de ações de fidelização, aqui vai outra dica poderosa para você vender mais e também cativar seus clientes: um atendimento de qualidade é o carro-chefe do seu negócio!

Então, pare de dar um bom atendimento. É isso mesmo que você leu! Pare de dar um bom atendimento e comece a dar um atendimento excelente.

Esse é um diferencial e tanto para o seu negócio e, sem dúvidas, vai te ajudar a vender mais e atrair outros clientes para o seu negócio.

Mas atenção: um bom atendimento não é apenas quando um cliente te procura querendo saber mais ou comprar de você. Um bom atendimento também engloba um pós-venda de qualidade!

Isso faz com que o seu cliente se sinta especial. E, quando a experiência dele com o seu negócio é positiva, isso influencia para que ele volte a comprar de você – e também indique a sua loja para outras pessoas (o poderoso marketing boca a boca!).

Feche parcerias com (micro)influenciadores(as) locais

Já imaginou fazer a sua loja se tornar conhecida na sua cidade e se tornar uma autoridade no seu nicho de atuação?

Isso é muito poderoso, tanto no meio online quanto no meio offline.

Por isso, outra dica para vender mais é fechar parcerias com influenciadoras ou microinfluenciadoras locais, que conversem com o público que você deseja atingir e que tenha conexão com o seu negócio e com a sua marca.

Isso é muito poderoso pois assim essa pessoa vai falar sobre você para a audiência dela e, se tiver alto poder de persuasão, vai ser muito poderoso para o seu negócio.

Estamos falando de visibilidade, o que vai tornar a sua marca atrativa, e também da oportunidade real de fechar muitas vendas!

Como vender mais: dicas para negócios digitais

Embora tudo o que falamos até aqui também sirva para o seu negócio online, eu trouxe outras sacadas que vão ajudar a impulsionar os resultados da sua loja de moda. Vamos lá?

Crie um relacionamento com o seu cliente

Eu vejo muita gente que não vende por um motivo: só quer vender. Calma, vou explicar…

Antes de tudo, é importante que você entenda que, no meio online, um cliente que chega até a sua loja geralmente já passou também por outras lojas, já viu outras opções de peças e preços.

Inclusive, o seu cliente já pode ter encontrado a mesma peça que você vende, por valores semelhantes, inferiores, etc.

O que eu quero dizer é: a competitividade é grande!

E sabe quem se destaca? Aqueles que sabem ouvir o cliente e buscam, além de apenas vender, entender suas reais necessidades.

Por isso, não cometa o erro de querer apenas vender. Ao invés disso, crie um relacionamento de verdade com o seu cliente.

E entenda que a maioria passa por um processo, por uma jornada, até se tornarem de fato clientes.

Por isso, entender sobre Jornada do Consumidor é importante para o seu negócio e para a sua estratégia de conteúdo. Você pode ler mais sobre isso aqui neste post.

Tenha um Feed atrativo

Enquanto para lojas físicas a vitrine é essencial e faz toda a diferença, para lojas online o seu feed tem o mesmo papel: ele precisa ser atrativo!

Suas redes sociais funcionam como o cartão de visitas do seu negócio. E, se o cliente não se conectar logo de cara com você, as chances de que ele procure outra loja são grandes.

Por isso é importante: ter um nome e uma biografia estratégica, ter links que facilitem o contato com você (coloque o link do seu WhatsApp na bio), ter fotos de qualidade, legendas atrativas… Entre uma série de outras estratégias que eu ensino aqui, neste treinamento.

Mas o fato é: o seu feed precisa se conectar com a sua audiência, com o público com o qual você fala.

Acredite, se você quer saber como vender mais, esse é um ponto realmente importante.

Faça sorteios

Uma forma de atrair mais clientes, aumentar a sua visibilidade e, de quebra, aumentar suas chances de vendas, é fazer sorteios.

Tanto para quem está começando, quanto para quem já está no mercado, essa é uma estratégia que funciona e que eu indico muito.

Para ser ainda mais efetiva e aumentar o seu poder de divulgação e visibilidade, você pode fazer um sorteio em parceria com outras lojas e estabelecimentos, que também tenham relação com o seu público.

Por exemplo, se você vende calçados de salto alto, pode fazer uma parceria com uma loja de vestidos femininos, um salão de beleza, etc. E, juntos, fazerem um sorteio, mesclando a audiência de todos os perfis.

Uma boa dica para aplicar no seu negócio, ein?

Utilize o stories

Quer saber como vender mais no Instagram? Utilize o stories e o IGTV ao seu favor.

Essas duas funcionalidades são as queridinhas do Instagram e tem um poder e tanto de divulgação.

Além disso, quando você mostra a sua cara e aparece em vídeos, seja no feed, Igtv ou stories, você ativa um gatilho muito poderoso, que é o da conexão.

Você já deve ter ouvido falar que pessoas se conectam como pessoas. E isso super funciona para negócios digitais, como a sua loja de moda!

Como resultado, também aumenta a sua credibilidade e faz com que as pessoas do outro lado da tela tenham mais segurança para comprar de você.

Ou seja, você só tem a ganhar!

Utilize outras funcionalidades do Instagram ao seu favor

Além de stories e igtv, há uma série de outras funcionalidades do Instagram que você também pode utilizar ao seu favor.

Alguns exemplos são: a função enquete, quiz, perguntas e respostas, directs… Tudo isso pode e deve ser utilizado a favor do seu negócio.

E o melhor: você não paga absolutamente nada para utilizá-las. É tudo gratuito!

Não é a toa que o Instagram é uma rede social poderosa para quem tem um negócio digital.

E, notando esse poder, a plataforma investe em cada vez mais recursos e funcionalidades para facilitar a vida de lojistas e também de usuários que buscam por produtos e compram na plataforma.

Um exemplo disso é a Função Instagram Shopping (que também está disponível no stories).

Então conheça as redes sociais onde você atua, seja Instagram, Facebook, WhatsApp e outras, explore o máximo possível as opções que ela disponibiliza para você e use-as ao favor do seu negócio. 

Faça anúncios

Se você quer vender mais e está disposto a investir para ter mais resultados, uma dica é fazer anúncios nas redes sociais.

Quando você faz uma campanha e anuncia para as pessoas certas (aquelas que realmente se interessam pelos seus produtos) os resultados podem ser surpreendentes.

Clique aqui e saiba como fazer anúncios lucrativos para lojas físicas e online.

O lado bom é que você pode começar com pouco: com cerca de R$5/R$7 já pode começar a anunciar e testar o que funciona melhor para o seu negócio.

E, com o tempo, você pode aumentar o seu investimento para, então, aumentar também o seu retorno.

O segredo para transformar seguidores em CLIENTES

Agora você já tem uma série de dicas de como vender mais no seu negócio físico e online… É preciso colocar tudo isso em prática e, claro, buscar cada vez mais conhecimento e estratégias!

Mas vou dizer: não tem nenhuma fórmula mágica para você ter sucesso não. É preciso arregaçar as mangas, estudar e trabalhar muito para fazer o seu negócio crescer.

No entanto, posso afirmar: o resultado é transformador.

Só que deixar as estratégias no papel e pensar “eu vou fazer isso…” não faz com que os resultados apareçam.

Você precisa EXECUTAR! Colocar em prática.

Eu digo isso porque eu ainda vejo muitas lojas que tem muitos seguidores nas redes sociais, mas quando o assunto é VENDAS, o resultado é assustador.

Me diz, você tem dificuldade para transformar seus seguidores em CLIENTES?

Então eu vou contar o segredo que vai fazer com que as curtidas e comentários que você tem nas suas redes sociais sejam transformadas em VENDAS!

Eu te conto tudo aqui, no Treinamento Mais Seguidores de Moda.

Chegou o momento de transformar a sua audiência em clientes de verdade, e suas interações em LUCRO. E eu vou te ajudar!

Agora me fala, você gostou desse conteúdo? Essas dicas foram úteis para o seu negócio? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp, para que outras pessoas também tenham acesso à estas estratégias de como vender mais.

Até mais!