Criar o próprio negócio de venda de moda é uma decisão importante, que requer grandes responsabilidades. Além disso, conhecimento e busca por estratégias também farão toda a diferença.

Atualmente, muitas pessoas estão optando pelas lojas online por diversos fatores: economia (como o aluguel de espaço), maior alcance, entre outras facilidades.

Se você está pensando em fazer isso, mas não tem muito dinheiro para investir, saiba que é possível vender seus produtos sem ter um site, apenas com o poder das redes sociais e aplicativos que hoje facilitam esse modelo de negócio. E é sobre isso que vou falar no conteúdo de hoje. Vamos lá?

Aplicativo de vendas: 5 dicas para começar ou impulsionar o seu negócio

Com o avanço da tecnologia e o crescimento das redes sociais, cada vez mais empreendedores estão querendo apostar no meio online para criar o próprio negócio. Mas muitos ainda não sabem como começar e como encontrar o aplicativo de vendas ideal para ter bons resultados.

Para simplificar esse processo e te ajudar a criar o próprio negócio e impulsionar seus resultados, hoje vou falar sobre aplicativo de vendas onde você pode aplicar estratégias para começar a vender seus produtos e ganhar dinheiro.

  1. Facebook

O Facebook é muito mais do que um aplicativo de vendas. É um lugar onde as pessoas criam grandes redes de relacionamento com o mundo todo, inclusive com negócios e marcas. E você pode aproveitar essa rede social para vender seus produtos.

Com mais de 100 milhões de usuários brasileiros, o Facebook oferece uma série de funcionalidades para quem deseja utilizar a plataforma com finalidades comerciais.

A primeira coisa que você precisa fazer, além de conhecer bem o seu público-alvo e saber como se comunicar com ele, é criar uma Página no Facebook para sua loja. Depois disso, crie estratégias para divulgar e impulsionar seus produtos.

Você também pode utilizar os Grupos do Facebook e o Chat para atrair mais clientes e fortalecer o relacionamento com seu público. Além disso, se quiser investir no seu negócio, aposte em anúncios personalizados para atrair em cheio seus potenciais clientes.

  1. Mercado Livre

Outro aplicativo de vendas famoso no Brasil e já muito utilizado por negócios físicos e digitais, é o Mercado LivrePara começar a utilizá-lo, você só precisará se cadastrar como vendedor e criar anúncios com fotos e informações sobre seus produtos.

O lado bom de optar pelo Mercado Livre é que ele oferece toda a estrutura que você precisa e garante tanto a sua segurança, quanto a segurança de quem comprar de você.

Um exemplo de facilidade garantida pelo Mercado Livre é o transporte e entrega de mercadorias, que pode ser feito pelo Mercado Envios, além de sistemas próprios de pagamento e recebimento de dinheiro, que é o Mercado Envios. Ou seja, tudo de bom para você que está começando seu próprio negócio online ou já tem um negócio bem estruturado (quer seja físico ou digital) e deseja ampliar.

Esses benefícios fazem com que o Mercado Livre seja um aplicativo de vendas muito utilizado por comerciantes e clientes.

  1. Instagram

O Instagram não é, de fato, um aplicativo de vendas. Por outro lado, também não deixa de ser. Já que cada vez mais lojas estão utilizando a plataforma e tendo ótimos resultados.

Além de ser uma rede social que conquistou os brasileiros (mais de 50 milhões usam a rede diariamente), o Instagram está cada vez investindo em mais funcionalidades para quem deseja aumentar a visibilidade e o alcance do seu negócio para vender mais.

Alguns exemplos de ferramentas do Instagram que podem te ajudar a aumentar suas vendas e devem ser utilizadas pelo seu negócio, são: stories, direct, hashtags, função perguntas e enquetes.

Para começar a vender moda pelo Instagram você só precisa criar um perfil comercial para sua loja, um username (que é por onde seus clientes irão te encontrar) e uma biografia atrativa.

Depois é só começar a divulgar fotos dos seus produtos de maneira estratégica. E atente-se para as legendas: elas farão toda a diferença e, por isso, devem atrair a atenção e instigar a compra. 

Outro ponto para o qual você deve se atentar é quanto ao feed: ter uma timeline atrativa faz toda diferença. Por isso, invista em boas fotos e crie uma identidade visual para o seu negócio.

  1. WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada para atender clientes, divulgar produtos e promoções. E, por isso, é uma boa alternativa para você que está pensando em criar o próprio negócio.

Algumas funcionalidades do WhatsApp que podem beneficiar o seu negócio, são: WhatsApp status, grupos e listas de transmissão. Mas atenção: antes de colocar seus clientes em grupos ou listas, certifique-se de que eles realmente desejam receber suas mensagens com ofertas e promoções.

Aproveite o WhatsApp como um canal ágil de atendimento, buscando criar um relacionamento mais íntimo com seus clientes. Também utilize-o com estratégias para fidelizar aqueles que já compraram de você.

  1. E-mail

Por último, mas não menos importante: o e-mail. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que o e-mail já morreu e não gera resultados. Isso é verdade, em partes. Ou seja, se você não sabe utilizá-lo de maneira estratégica, ele provavelmente não resultará em grandes diferenças no seu negócio.

Agora, se você utilizar o e-mail para atrair mais clientes e mantê-los engajados com a sua marca, divulgando ofertas, conteúdos ricos, benefícios e promoções exclusivas, ele certamente irá impactar nos seus resultados.

Mas, para trabalhar com e-mail, uma coisa é óbvia: você precisará ter o e-mail de seus clientes e potenciais clientes. Por isso a dica é fazer um cadastro de todas as pessoas que já compraram de você ou que alguma vez já entraram em contato – mesmo que não tenham finalizado uma compra.

Depois disso, separe essas pessoas por listas, como quem já comprou e quem ainda não comprou, assim você poderá criar campanhas personalizadas de e-mail para cada um destes grupos, tornando suas ações mais efetivas.

Como escolher o melhor aplicativo de vendas?

Se você está se perguntando como fazer a melhor escolha, a resposta é depende. Para saber em qual aplicativo de vendas investir, você primeiro precisará conhecer bem o seu público, para então ter conhecimento dos canais mais eficientes para alcançá-los e de como se comunicar com eles.

No entanto, também é importante saber que você não precisa escolher apenas um aplicativo: use quantos achar necessário e o quanto conseguir administrar. Mas também saiba que não adianta sair por aí escolhendo qualquer coisa e dar um tiro no escuro: tenha estratégias!

Após tomar a decisão, comece a estudar sobre a plataforma escolhida e formas de se destacar e criar estratégias para atrair os clientes certos. Assim, tenho certeza, você terá sucesso em seu negócio!

Como vender moda online sem site

Como você viu, há uma série de aplicativo de vendas que te possibilitam abrir o próprio negócio sem precisar investir em sites.

Mas, se você precisa de ajuda para começar a criar sua loja de sucesso, indico que conheça o treinamento Fashion Midias, que te ajudará, através de um passo a passo, a construir o seu negócio de moda online.

E, se você já tem um negócio online e quer fazer com que a sua loja venda 24 horas por dia, todos os dias, sem parar, conheça o curso Loja Online Express, que te ajudará a criar uma verdadeira máquina de vendas.

Fazer o investimento certo para criar seu próprio negócio de sucesso e já saber as estratégias que vão te ajudar a ter resultado, é a escolha mais segura para você. Por isso, conheça as opções acima ou clique aqui para ter acesso a uma lista de cursos que podem te ajudar.

Gostou das dicas? Confira outros conteúdos que podem te interessar:

– 6 passos para vender moda pelo WhatsApp

– Ter ou não ter um site para vender moda online?

–  A importância das redes sociais para os negócios de sucesso