Uma febre nas redes sociais e no comércio em geral está sendo a venda de roupas usadas. Sabe aquela roupa que você não usa mais, sejam suas, de bebês ou do maridão? Elas podem se transformar em um negócio muito lucrativo.

Crescimento do mercado de peças usadas

Com o pensamento empreendedor, muitas pessoas estão transformando suas roupas, calçados e acessórios usados em dinheiro. É uma forma de ter uma renda extra com algo que está parado aí na sua casa.

Esse tipo de negócio está dando tão certo, que segundo Andrea Bisker, coolhunter responsável pelo birot Stylus, e Mariana Wakim, Gerente de Produto do Enjoei, um site de venda que ‘oferece soluções de consumo colaborativo’ através da venda de peças usadas, está crescendo 24 vezes mais rápido que o varejo de moda tradicional (veja aqui a reportagem).

Mas esse modelo de negócios não é nenhuma novidade: se assemelha ao que já conhecemos como brechó e bazar. A novidade está nas tecnologias, como a internet e as redes sociais, que estão sendo aliadas desse novo modelo de negócios que está dando muito certo.

6 dicas para começar a trabalhar com a venda de roupas usadas

Vender aquelas roupinhas que você não usa mais agora pode virar dinheiro e até mesmo um negócio, dependendo do quando você deseja se dedicar para isso. E o melhor é que pode ser mais fácil do que você imagina. Separei 6 dicas simples que podem te ajudar a começar o seu negócio de venda de roupas usadas, confira:

Desapegar

O primeiro passo, e talvez o mais difícil para algumas pessoas (principalmente nós mulheres) é começar o desapego. Mas esse é o primeiro caminho para começar a identificar aquelas roupas que já estão paradas lá no fundo do seu guarda-roupa e que podem se transformar em uma renda extra. 

Comece dando aquela conferida no que você já não usa mais e que pode virar lucro para você.

Onde vender

Depois é hora de pensar onde você vai vender estas peças. É possível começar de maneira mais simples, como através de Grupos de Facebook e WhatsApp, onde você irá divulgar os produtos disponíveis para venda (ou troca, caso preferir).

Você também pode fazer um bazar em um ponto físico, como na sua própria casa, ou online, através das redes sociais.

Com o tempo, conforme for a demanda e a quantidade de vendas, também é possível criar um Instagram para o seu negócio, caso você realmente queira transformar isso em um negócio lucrativo.

Fotos

Não é porque são roupas usadas que você não precisa apostar nas fotos, certo? Então invista tempo tirando fotos de qualidade de seus produtos, buscando divulgar sempre de maneira atrativa.

Informações

Também será preciso dedicar um tempo para escrever a descrição dos produtos que serão vendidos, buscando fazer isso também de maneira atrativa. Quanto mais informações você colocar, melhor, como: tamanho, tecido, tempo de uso, valores, entre outras.

Além de poupar tempo dos seus clientes em perguntar, você também estará acelerando suas vendas e apostando em maneiras de chamar a atenção de potenciais clientes.

Customização

Uma ideia interessante, que também pode ajudar na hora de dar uma repaginada naquelas peças mais velhinhas, é optar pela customização. Você pode customizar qualquer peça, basta usar a criatividade e fazer combinações atraentes, que diferenciem seus produtos.

Você também pode fazer parcerias com pessoas que já façam customizações e que também podem ajudar a divulgar o seu negócio. Essa é uma dica bem bacana, principalmente para quem está começando.

Pagamento

Se você for vender suas roupas usadas através de sites como mercado livre, já terá disponível diferentes opções de pagamento oferecidas pela própria plataforma. Mas se você for vender pelas redes sociais será preciso pensar em como irá receber o dinheiro e como irá enviar os produtos – ou seja, como será feito o frete.

Uma dica importante é apostar em uma logística reversa de qualidade. Para saber mais sobre isso, indico que você leia este conteúdo.

Construa sua loja online de sucesso

Se você está pensando em aderir à este modelo de negócios e precisa de uma ajudinha para aprender a explorar o Instagram e outras mídias digitais, aliadas à técnicas de gestão e estratégias inovadoras, que te ajudarão a ter sucesso no seu negócio, recomendo que você conheça o FashionMidias.

Este treinamento está ajudando centenas de pessoas a construírem um negócio de moda online consolidado e de sucesso, através de um passo a passo para quem está começando e para quem quer aumentar seus resultados.

Clique aqui e conheça o FashionMidias.