Você vende moda online mas ainda tem problemas com o tipo de conteúdo que irá divulgar no seu negócio? Ou está começando, mas não faz nem ideia de por onde iniciar? Calma! Pare alguns minutinhos e preste atenção neste post.

O conteúdo é uma grande preocupação para quem vende moda online, afinal, ele precisa ser atrativo e despertar a atenção do cliente. Só assim ele irá comprar!

E com a quantidade de concorrentes no meio online, é ainda mais importante pensar em formas de se destacar. E o conteúdo é a melhor maneira para fazer isso de forma inovadora, aumentando os resultados do seu negócio.

O que é preciso pensar antes de planejar o tipo de conteúdo para redes sociais de moda

O grande ponto positivo das redes sociais é a facilidade em alcançar novos clientes e se manter em contato com quem já compra de você, sempre buscando fidelizar o relacionamento. Mas, além disso, é importante dar uma atenção especial para alguns pontos específicos, antes de definir o tipo de conteúdo para redes sociais de moda, seja em qual plataforma for.

A verdade é que, se você começar a colocar aleatoriamente vários e diferentes tipos de conteúdo, por melhores que sejam, eles podem acabar não fazendo sentido para o seu negócio e não impactando em nada suas vendas. Ou seja, será tempo perdido.

Por isso, antes de elaborar qualquer estratégia, você precisa estar atento a pelo menos 5 pontos:

  1. Conhecer o público-alvo

Conhecer bem o seu público-alvo é fundamental para conseguir criar estratégias mais assertivas para impulsionar seus resultados. E esse é o começo mais óbvio, afinal, tudo no seu negócio precisa ser pensado com base no seu público-alvo, que são os clientes que você deseja atingir.

A partir do momento que você conhecer bem quem são seus potenciais clientes, verá que todos os passos a seguir ficarão bem mais claros e serão bem mais fáceis.

  1. Saber o que seu público deseja

Depois de conhecer bem o seu público, você também precisará descobrir quais as dúvidas que eles possuem e as dores que eles tem, para então conseguir criar conteúdos que respondam esses questionamentos e acertem em cheio no que eles desejam. Por exemplo, não saber como usar calça flare com sapatilha é uma “dor” do seu público se você vende calça flare.

Se você investir tempo produzindo algo diferente do que eles querem, a chance de que eles consumam o seu conteúdo diminui consideravelmente. E se você está lendo este conteúdo, obviamente não é isso que deseja.

  1. Definir seus objetivos com cada conteúdo

Nenhum conteúdo deve ser postado só por postar, coloque isso sempre na sua cabeça. Cada conteúdo que você for divulgar precisa ter um objetivo.  Por exemplo, não adianta criar posts inspiracionais com produtos que você não vende…

Por qual motivo inspirar as pessoas e gerar o desejo nelas de consumir determinado produto se você não tem algo similar para oferecer depois? Pura perda de tempo!

Isso também facilitará para que você consiga analisar se ele funcionou e cumpriu com sua função ou não.

Assim você saberá identificar quais os conteúdos que mais funcionam para cada tipo de objetivo estabelecido, por exemplo: vendas, interação e engajamento, conhecer o cliente, conseguir feedback, entre outros. Vários podem ser os objetivos de seus conteúdos!

  1. Definir sua forma de se comunicar

Você deve ter uma forma específica de se comunicar com seu cliente, uma forma com a qual eles se identifiquem e se sintam a vontade para também dialogar com você. Tão importante quando conhecê-los é garantir que eles entendem o que você quer dizer e vice-versa.

A comunicação é a peça-chave de um negócio de sucesso! Ela faz a diferença nas campanhas, nos conteúdos, nas vendas, enfim, em tudo.

  1. Tenha uma identidade

Qual a cultura da sua empresa? Seus clientes sabem identificar seus posts, conteúdos e produtos? É muito importante que você crie uma identidade, principalmente nas redes sociais, onde o seu cliente é bombardeado com uma grande quantidade de informações, de diferentes negócios. Ter uma identidade o ajudará a definir quais são seus posts e produtos dos da concorrência. 

A questão de identidade também será útil para educar seu time de vendas, te ajudar a se posicionar, criar conteúdo e muito mais.

4 ideias de conteúdo para redes sociais de moda

Já parou para pensar e analisar cada um dos 5 pontos que falamos acima? Ótimo! Agora está na hora de começar a planejar isso com base nos tipos de conteúdo para suas redes sociais! Vou te dar 4 dicas para já começar agora mesmo:

Imagens

Não tem como começar sem falar de imagens, ela são o ponto-chave para negócios online, principalmente se tratando de venda de moda. E se você usa as redes sociais, como o Instagram, então nem sem fala. É preciso investir muito na qualidade e atratividade das imagens que você divulga.

Afinal, suas redes sociais são a vitrine do seu negócio! Eu não me canso de dizer isso, porque realmente é verdade. E tudo o que você colocar lá precisa fazer sentido, estar alinhado com a sua cultura e ser realmente bonito e atrativo para seus clientes. Vejo muitos negócios que não se preocupam com o seu feed, reclamando por não terem bons resultados, sem fazer ideia do porquê. Mas é óbvio que, se o cliente não se sente atraído por aquilo, ele não vai comprar.

Então dedique seu tempo para produzir imagens de qualidade e com o padrão do seu negócio. Se for para postar qualquer coisa, melhor nem postar, acredite.

Vídeos

Os vídeos também estão muito em alta quando o assunto é redes sociais. E se você vende moda, também pode ser um tipo de conteúdo para começar a testar no seu negócio.

São inúmeras pesquisas que demonstram que as publicações em vídeos tem muito mais interação, visualizações, alcance e compartilhamentos. E isso faz toda diferença para quem vende pelas redes sociais.

Você pode utilizar o vídeo para diferentes finalidades: apresentar seu negócio e a cultura da sua empresa, se apresentar, mostrar quem está por trás do atendimento, utilizar depoimentos de clientes que já compraram de você, vídeos de entretenimentos, ideias de looks e muito mais. Ouse e descubra o que funciona melhor, com base no seu público, nicho e negócio.

Mas atenção, pois assim como as imagens, você também precisa estar atento a qualidade dos vídeos que irá divulgar. Então pense o que você irá falar, faça um roteiro/planejamento e aposte sempre na qualidade!

Gifs e Memes

Os gifs e memes são uma febre da internet e você já deve ter percebido o alto impacto que eles podem ter. Mas claro, você precisa utilizá-los de maneira inteligente e estratégica, pois assim como pode ser muito bom para seu negócio, também pode ter resultados negativos quando não são bem pensados ou elaborados.

Os gifs, assim como os vídeos, também ajudam a aumentar o alcance e engajamento da sua marca, e você pode utilizá-los em diferentes redes sociais. Use a criatividade e utilize-os com moderação.

E-books

Os e-books também são ótimas formas de conteúdo, tanto para atrair novos potenciais clientes, como para nutrir quem já compra de você. Além de permitir compartilhar seus conhecimentos, dicas e tendências, um e-book também ajudará a divulgar seus produtos e sua loja. 

Embora a produção de um e-book vá exigir mais de você, a facilidade com que ele pode ser acessado por qualquer pessoa, de qualquer dispositivo, facilita na hora de alcançar mais potenciais clientes. Então escolha uma linha produtiva e arrase, com certeza isso pode ser muito benéfico para seu negócio de moda.

Além disso, os clientes, principalmente mulheres, são muito visuais e estão sempre em buscas de combinações, dicas e informações para se vestirem bem, assim como tendências. E o e-book é um lugar onde você pode reunir tudo isso e mostrar como elas podem arrasar utilizando seus produtos. Assim você conseguirá impulsionar o seu negócio.

Mas atenção, além da apostar na qualidade do seu conteúdo, certifique-se de que ele terá a identidade visual da sua loja, estará de acordo com seu público e não será muito longo.

Dicas extras para seus conteúdos

Agora que você já tem algumas dicas de tipos de conteúdo para redes sociais de moda, separei mais alguns conselhos que podem ser úteis para você. Mas atenção, não é nenhuma regra não, tá? São algumas dicas com base no que eu utilizo no meu negócio.

Tenha uma paleta de cores

Como já falamos, ter uma identidade é bem importante para um negócio digital. E ter uma paleta de cores também contribui para a criação desta identidade e pode ser bem útil para você, principalmente para quem trabalha com feed do Instagram.

Tendo uma paleta de cores agradável e atrativa, você conseguirá ter um perfil muito mais organizado, bonito e harmônico. E, como já falei, seu perfil será a vitrine do seu negócio.

Use os stories do Instagram

Se você utiliza o Instagram para venda de moda, mas ainda não faz uso dos Stories, você está fazendo isso errado! Os stories estão com tudo, principalmente após as mudanças no algoritmo do Instagram.

Muitos negócios já estão investindo em diferentes tipo de vídeos curtos e fotos para colocar em seus destaques (ou por tempo limitado). O resultado é o crescimento do alcance da sua loja. Então, se você ainda não faz uso, comece agora mesmo.

Use o IGTV

O IGTV é uma novidade-não-tão-nova do Instagram. E muitos negócios já estão investindo nela! É uma funcionalidade muito semelhante ao do Youtube, onde você cria seu próprio canal de TV dentro do Instagram, digamos assim. E ele pode ser muito benéfico para os resultados do seu negócio!

Se você não sabe como utilizar o IGTV na sua loja do Instagram, confira este conteúdo.

Dê dicas

Se você vende moda online, porque não dar dicas de como seus potenciais clientes podem se vestir e criar looks com base em seus produtos? Acredite, isso ajuda muito nas vendas. O motivo é simples: as pessoas são muito visuais e compram quando se identificam e conseguem visualizar como uma combinação pode ficar bonita e elegante.

Digital Influencers

Se você está começando agora ou se deseja atrair um grande número de seguidores, que tal apostar em social influencers? Eles são pessoas que tem influência sobre o comportamento de compra de outras pessoas e ajudam a gerar vendas e público para seu negócio.

Outra dica é também usar o sites de referências de tendência, como o UseFashion, que também ajuda a impulsionar negócios online de moda. Pode ser uma dica muito interessante para você!

 

E aí, o que você achou das dicas? Espero que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você! Até a próxima.