Você tem dúvida sobre o que postar no Instagram do seu negócio e quebra a cabeça na hora do planejamento? A boa notícia é que não precisa ser assim.
Mas você precisa saber de uma coisa: conteúdo não é só venda!
Há uma série de outras funções que o seu conteúdo precisa desempenhar como atrair clientes, fazer com que prestem atenção em você, vejam valor no seu produto e, claro, queiram comprar de você.
Para te ajudar, separei algumas dicas do que postar no Instagram da sua loja de moda, que irão facilitar seu planejamento.
O que postar no Instagram: 7 dicas de conteúdo para as redes sociais do seu negócio
Seu conteúdo é uma arma poderosa para educar a sua audiência, gerar conexão, chamar atenção e transformar, de fato, seus seguidores em clientes.
Se até hoje você não tinha ideia sobre o que postar no Instagram ou era do tipo que desperdiçava o espaço das legendas com frases ou apenas emojis, isso acaba agora (me promete?! rsrs).
Confira as 7 dicas de conteúdo para postar nas redes sociais do seu negócio de moda e aplique-as nas suas redes sociais, com a linguagem adequada para o seu público.
Como Usar (dicas de looks)
Muitas pessoas usam as redes sociais em busca do look perfeito, de combinações ideais. É fato!
Isso significa que apostar em conteúdos deste tipo é super interessante para o seu negócio de moda.
Mostrar como usar seu produto e como ele pode ser facilmente combinado com outras peças (principalmente se for versátil), vai agregar muito valor para sua audiência.
Além disso, também dê dicas de looks para diferentes ocasiões, combinando seus produtos.
Quando sua cliente consegue visualizar o “resultado final” (o look final, no caso), fica muito mais fácil e rápido tomar a decisão da compra.
E você já deve saber: na venda de moda, a compra é muito baseada na emoção.
No entanto, quando você reforça que a sua peça tem uma ótima usabilidade, também tem a razão ao seu lado, pois seus clientes verão que estão fazendo um ótimo negócio.
Enquetes
Quer ter um bom engajamento no Instagram? Então faça conteúdos com os quais seu público engaje e participe.
As enquetes, perguntas e resposta, quiz, batalha de looks… São ótimas opções.
Além de ser bom para os números, também é uma ótima oportunidade de fazer pesquisa com a sua audiência e conhecê-la melhor.
Por exemplo: está na dúvida sobre o que fazer na sua próxima campanha? Escute sua audiência, pergunte para ela.
Quer fazer compras mais assertivas? Faça pesquisa com seus seguidores para saber o que desejam de novidade.
O diálogo é o ponto-chave de toda relação e isso também vale para o seu negócio.
Então aproveite as inúmeras funcionalidades (gratuitas) do Instagram e utilize-as ao seu favor também na hora de gerar seu conteúdo.
Objeções
Você precisa gerar o conteúdo certo para o seu público-ideal!
Se você escuta a sua audiência, ela mesmo já te dá todas as coordenadas que você precisa para gerar seu conteúdo.
Saber o que querem, o que esperam de você e a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas, facilitará a sua vida. Mas, além disso, você também pode e deve utilizar as principais dúvidas e objeções dos seus clientes ao seu favor, transformando-as em conteúdo.
Tudo o que você precisa fazer é, simplesmente, prestar atenção no seu cliente e tomar notas.
Dica: crie uma planilha e anote as principais dúvidas/perguntas que recebe nos comentários das suas postagens, directs, stories, caixinhas de perguntas, etc. Depois separe aquelas que mais se repetem.
Na hora de fazer o seu planejamento e gerar o seu conteúdo, dê uma olhada nessa planilha. É um arsenal completo de ideias.
Depoimentos
Os depoimentos (feedbacks) dos seus clientes também podem virar conteúdo, tanto para feed quanto stories. Uma sugestão, inclusive, é que você tenha um destaque exclusivo para depoimentos.
Esse tipo de conteúdo ajuda a gerar confiança e credibilidade para quem venda nas redes sociais.
Além disso, reforça que você tem um bom atendimento, boas peças e etc., e também desperta o “efeito manada”, fazendo com que mais pessoas comprem.
Novidades
Redes sociais é lugar de novidade, tendência e você também deve acompanhar esse movimento.
Sendo assim, atualize constantemente o seu perfil com as peças novas, mesmo antes de chegarem. Assim a sua audiência fica de olho e já vai se preparando para comprar!
Também foque nos benefícios e diferenciais do seu produto, tudo deve virar conteúdo! (inclusive, você também pode falar sobre curiosidades relacionadas aos seus produtos).
Universo do Público-alvo
Você não precisa falar apenas dos seus produtos, mas precisa sempre estar conversando com a sua audiência.
Quanto mais você souber sobre sua persona (público-alvo) mais fácil será para saber o que e sobre o que falar.
Um exemplo é usar as redes sociais para mostrar que você também entende e está inserida no dia a dia, no universo do seu público.
Falar sobre as dores, dificuldades e situações com as quais lidam no dia a dia, por exemplo, é uma ótima forma de ter a atenção da sua audiência e gerar um conteúdo diferenciado.
Vou dar algumas dicas para ficar mais fácil entender:
- Moda Plus Size: falar sobre a dificuldade de encontrar peças da “moda”, com as quais se sintam à vontade;
- Sutiãs para Amamentação: falar sobre a dificuldade e o desconforto que alguns sutiãs podem causar e apresentar soluções (seus produtos, inclusive) que podem facilitar o dia a dia;
- Pijamas: falar sobre a importância do conforto e bem-estar da roupa que usamos, para ter uma noite de sono tranquila e mais gostosa. E por aí vai…
VENDA
Por último, mas não menos importante, tem o conteúdo para venda. Aqueles sobre ações promocionais, campanhas de vendas (posts temáticos durante a campanha), entre outros.
No entanto, a venda também está inserida em todos os conteúdos que falamos anteriormente. Afinal, esse é o seu objetivo maior: vender.
Mas, como vimos, tem muitas formas de fazer isso e muitos outros conteúdos que não envolvam apenas vender, vender e vender.
Quando você cria essa relação com seus clientes, estimula com que interajam com você, acompanhem seus conteúdos… As vendas acabam sendo consequência.
Todo esse processo de envolver o seu cliente é muito importante e antecede o momento final da oferta.
Basicamente, é como um relacionamento: você não conhece uma pessoa, se apaixona a primeira vista e já a pede em casamento, certo? Nos negócios a lógica é a mesma.
Isso significa que você precisa passar por toda a etapa da “paquera”, do relacionamento, do “namoro”, para só então fazer o grande pedido (no caso, a venda).
Tenha processos e não pule etapas. Sem dúvidas, será um diferencial para os seus resultados.
Workshop de Instagram
Quer vender moda online no Instagram, mas não faz ideia de como começar?
Garanta acesso ao Workshop AO VIVO de Instagram para Venda de Moda e tenha o direcionamento completo que você precisa saber e fazer, desde a criação de um perfil estratégico para o seu negócio.
CLIQUE AQUI e garanta o seu acesso promocional.
Serão 3 encontros ao vivo, dia 14, 16 e 19 de outubro, totalizando mais de 12 horas de conteúdo 100% focados em estratégias de instagram para venda de moda + materiais de apoio + 3 bônus exclusivos + acesso à área de alunos e suporte comigo e com a minha equipe por um valor promocional para você que está aqui no blog.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais.
Leia mais: