Sua empresa faz pesquisa de mercado? Você sabe quais são as vantagens que essa pesquisa pode trazer para o seu negócio? Saiba que com os avanços das redes sociais você não precisa gastar uma fortuna para conhecer o seu público: é possível fazer isso gratuitamente pelo Instagram!
E para você ter um negócio de sucesso conhecer o público que você deseja atingir são fundamentais. Por isso uma pesquisa direta te ajudará a conhecer seus potenciais clientes, se comunicar melhor e estruturar o seu negócio com estratégias matadoras.
Quer saber como as funcionalidades do Instagram podem te ajudar a fazer pesquisas com o seu público gratuitamente? Então este é o conteúdo certo para você!
Motivos para fazer pesquisa com o seu público do Instagram
As redes sociais mudaram a forma como as pessoas se relacionam com o mundo, com os negócios e com elas mesmas. E para conseguir impactar seus potenciais clientes é preciso que você entenda o que eles buscam, o que gostam, o que esperam, como pensam e como se comportam. Afinal, conhecer bem seu público-alvo é fundamental para criar as estratégias certas para o seu negócio.
E esse é um dos motivos pelo qual você deve fazer pesquisas com seu público, porque entender o seu cliente é muito importante para o sucesso do seu negócio, inclusive para facilitar a tomada de decisão e influenciar novas pessoas.
Avaliar seu produto
Outro motivo para fazer pesquisas com seu público é avaliar a qualidade do seu produto e se ele atende as necessidades do seu cliente. Assim você saberá a opinião dos consumidores e conseguirá oferecer mais qualidade. Além disso, a opinião do seu público também ajudar a implementar estratégias para o seu negócio.
Lançar novos produtos/serviços
Se você está pensando em lançar um novo produto ou serviço, uma ótima forma de validar se a sua ideia e boa e se irá render bons resultados é saber o que seu público pensa sobre isso.
Então se você está na dúvida faça uma pesquisa antes de investir em um grande lançamento e descubra o que é melhor para o seu negócio.
Comunicação
Se você está começando e ainda não sabe como se comunicar com seus clientes ou se você está notando que suas interações estão mais baixas que o normal, tente entender e identificar como seu cliente se comunica e como espera que você faça isso. Isso ajudará muito a melhorar seu posicionamento nas redes sociais!
Pesquisa de satisfação e melhorias
Fazer pesquisa de satisfação é uma ótima maneira de entender se o seu cliente está satisfeito com seus serviços e produtos. Se algum produto seu estiver vendendo pouco, você também conseguirá identificar o motivo e talvez descubra que está na hora de mudar a abordagem.
Através destas pesquisas você também poderá identificar o que melhorar no seu negócio. Por exemplo: entrega demorada, embalagem ruim, atendimento deixou a desejar, etc. Várias podem ser as coisas que podem ser otimizadas no seu negócio, mesmo que você desconheça.
Planejamento estratégico
Com as respostas destas pesquisas você conseguirá montar um planejamento estratégico para o seu negócio e criar um plano assertivo que irá te ajudar a vender muito mais, todos os dias. Isso será uma peça-chave para que o seu negócio funcione!
A partir da interação do seu público você também saberá se comunicar de maneira mais eficiente com ele e criar uma relação mais íntima.
Como fazer pesquisa no Instagram
As pesquisas com seu público serão fundamentais para criar estratégias de sucesso para o seu negócio e alcançar resultados ainda mais surpreendentes. E o Instagram mais uma vez se destaca por facilitar esse processo e tornar ele gratuito.
Você pode estar se perguntando o que eu estou falando, então vamos direto ao ponto: perguntas e enquetes do Instagram! Através destas ferramentas você poderá fazer pesquisas de mercado diretamente com quem mais importa: seus seguidores e potenciais clientes.
Com estas funcionalidades podemos fazer perguntas com foto ou vídeo e obter rapidamente a opinião dos seguidores. Depois você pode conferir a porcentagem de pessoas que votou em cada opção (no caso das enquetes), podendo inclusive criar estratégias para entender o voto de cada usuário e iniciar uma conversa a partir daí.
O Instagram está sempre surpreendendo e ajudando muito quem vende online e por isso que eu sou muito fã da plataforma! Mas atenção, antes de começar a fazer pesquisas pense no seu objetivo, na elaboração do que você irá perguntar e, por fim, não esqueça de analisar. Afinal, se não for analisar os resultados, não há motivos para iniciar uma pesquisa.
Para saber outras formas de utilizar as enquetes e perguntas do Instagram, veja esse conteúdo.
5 razões para fazer pesquisas no Instagram
Eu sei que há muitas formas de fazer pesquisas de mercado e você pode utilizar diversos métodos diferentes, mas separei aqui 5 motivos pelo qual o Instagram é ótimo para isso (o que não te impede de também utilizar outros métodos e entrar em contato com outro público, de outra rede social).
Resultados instantâneos
O primeiro motivo é que os resultados são muito rápidos. Na verdade, são instantâneos! Você faz a pergunta e na hora que o seu seguidor votar (no caso de enquete) ou te enviar uma resposta (no caso das perguntas), você já saberá a resposta.
Custo zero
Há muitas pesquisas de baixo custo que você pode fazer, mas no Instagram o custo é zero! Isso mesmo, você não precisa pagar para usar as funções enquetes e perguntas. Então porque não aproveitar, não é mesmo? As funcionalidades estão ai para tirar proveito delas e quem sabe fazer isso se destaca no mercado!
Acompanhamento em tempo real
Como os resultados são instantâneos, você não precisa esperar nada: o acompanhamento e as respostas acontecem em tempo real e você já pode começar a interagir com seu cliente.
Seus cliente estão lá
Seus seguidores são seus potenciais clientes. Então você não corre o risco de acabar tendo respostas de pessoas que nem se interessam pelo que você diz ou vende.
Faça tudo sozinho
E o melhor de tudo é que você não precisará contar com uma super equipe, você pode fazer tudo sozinho através do seu telefone e não demora praticamente nada! Tudo completamente online, sem precisar de grandes esforços.
Conclusão
Com toda essa facilidade de realizar uma pesquisa de público, não tem porque você não começar agora mesmo a aproveitar essas funcionalidades gratuitas do Instagram para alavancar o seu negócio.
E agora que você já sabe como compreender melhor o seu público, você sabe qual a melhor maneira de alcançá-lo? Se você precisa de ajuda para atrair mais seguidores com interesse no seu negócio, para vender muito e todos os dias, com estratégias que realmente funciona, conheça o Mais Seguidores de Moda e comece agora mesmo a implementar as estratégias que farão a diferença no seu negócio!