Condicional, malinha ou delivery. Você também utiliza esse modelo de negócio para venda de moda? Se você ainda não sabe o que é, conheça mais sobre essa forma de vendas e entenda se realmente funciona.
Condicional, malinha oudelivery. O que é?
Você pode estar um pouco confusa com todos esses nomes, mas a verdade é que todos se tratam de um modelo de vendas já utilizado por muitas pessoas.
Basicamente, condicional, malinha ou delivery, é uma maneira de vender roupas e acessórios onde você literalmente coloca seus produtos em uma ‘malinha’ e leva-os até suas clientes.
Essas peças podem ser enviadas por você mesma ou através de terceiros, ficando em ‘condicional’ com suas clientes, que poderão experimentar com calma e decidir o que irão comprar.
Pode parecer um modelo de negócios meio ‘ultrapassado’ para algumas pessoas, já que agora é muito fácil vender tudo pela internet, mas a verdade é que ele pode ser muito lucrativo.
Porque apostar nesse modelo de negócios para venda de moda?
Posso citar vários motivos de porque esse modelo de negócios pode ser lucrativo para você e também para suas clientes, um deles é o horário.
Por exemplo, se você tem um emprego fixo, poderá apostar em um modelo delivery para que seu negócio continue funcionando enquanto você trabalha. Da mesma forma, aquelas clientes que estão sempre apressadas e sem tempo para ir até sua loja, pegar trânsito e enfrentar filas, poderão ver, escolher e experimentar suas peças sem sair de casa.
Outro ponto benéfico é que a cliente não precisará ter pressa e poderá fazer tudo tranquilamente. Como ela receberá as peças em casa, poderá vê-las com mais calma, experimentar os produtos, testar combinações até mesmo com o que já possui em casa e ficará mais segura. O resultado é que certamente ela comprará mais peças do que se fosse até sua loja física.
Mas estes são apenas alguns pontos positivos para quem aposta neste modelo de negócios que, tenho certeza, também pode ser benéfico para você.
Como apostar nesse modelo de negócios com segurança?
Claro que apostar na venda por condicional, malinha ou delivery precisa que alguns pontos sejam levados em consideração para que você consiga fazer tudo de maneira segura, sem ter prejuízos. Por isso separei alguns pontos que você deve levar em consideração, caso queira apostar neste modelo de negócios.
Definir prazos
Em alguns casos você mesma irá até sua cliente, ela irá experimentar e já comprar as peças que deseja, devolvendo o restante. Tudo na hora! Em outros, você deixará os produtos para que ela experimente com calma e decida.
Nesse segundo caso é preciso que você defina os prazos e deixe-os bem claros para sua cliente.
Por exemplo, você não vai levar suas peças para uma cliente e deixá-las por 10 dias, certo? Afinal, outras pessoas também irão querer olhar e você não pode perder vendas. Sendo assim, dê a sua cliente um prazo de até 24 horas (você que define este prazo, mas eu considero 24h suficiente, no máximo 48h) para que ela experimente e decida o que irá comprar.
Isso é importante e te ajudará a evitar dores de cabeça com atrasos e clientes que sempre querem dar uma enroladinha, evitando a perca de vendas.
Embalagem
Outro ponto que você precisa estar atenta é quanto a embalagem onde seus produtos serão enviados, pois isso também influencia na percepção de suas clientes quanto à qualidade de suas peças, podendo até mesmo causar uma má impressão.
Então a dica é que você procure passar credibilidade, entregando à sua cliente uma malinha ou sacolas personalizadas com a logo da sua loja.
Atualmente já existem inclusive sacolas que se transformam em araras e você consegue transportar a roupa para a sua cliente no cabide de forma muito mais organizada!
Lista
Para facilitar o seu controle e também para a sua cliente, envie junto de seus produtos uma lista com tudo que está sendo entregue, contendo informações como tamanhos, cores e preços. Desta forma você tem controle sobre cada peça e facilita para que sua cliente consulte valores para definir o que irá comprar, sem precisar ficar perguntando para você.
Sempre lembrando da importância de conferir a quantidade de peças que você envia e a quantidade que retornam, para garantir que nada ficará para trás.
Segurança
Por questão de segurança, eu indico que você não envie suas roupas logo de cara para qualquer pessoa. Se você está começando, uma boa dica é enviar sua malinha ou condicional apenas para pessoas conhecidas ou que surjam através de indicações, até ir aumentando sua cartela de clientes.
Outra dica importante é ter um cadastro completo de suas clientes, com endereço, nome completo, CPF, outros contatos como pessoas conhecidas, vizinhos e trabalho, entre outros. Afinal, você precisa manter a sua segurança e garantir que não ficará no prejuízo.
Também há a opção de enviar os produtos mediante o pagamento de uma taxa de valor “X”, que será reembolsada após você receber novamente as peças. Hoje, o que muitas pessoas já utilizam, são as taxas através do cartão de crédito que posteriormente são estornadas. Isso é uma boa opção para te ajudar a não cair em golpes!
Referências de negócios que funcionam
Se você tem interesse nesse modelo de negócios, ver pessoas que já atuam nessa modalidade é importante tanto para servir de inspiração, quanto para que você consiga ver que ele realmente funciona e ter ideias do que pode utilizar no seu negócio.
Para ver alguns exemplos e rever o conteúdo que você já leu até aqui, veja o vídeo abaixo.