Você não consegue vender sem dar desconto? Seu cliente só compra de você quando vê a palavra “promoção”? Então presta atenção aqui neste conteúdo, porque Vender não pode ser sinônimo de Desconto no seu negócio.

Por que não dar desconto?

Eu vejo que muitos lojistas tem enraizado o hábito de que dar desconto é bom. A verdade é que, como tudo, essa questão tem dois lados.

Primeiro de tudo, você precisa entender que desconto está diretamente ligado ao seu faturamento.

Ou seja, antes de tudo, você precisa ativar o modo “gestão”, incluir todos os custos do seu negócio. Caso contrário, poderá comprometer seus resultados.

Ninguém quer vender muito mas fechar o mês no vermelho (ou quase) por ter dado tanto desconto, não é mesmo? É a velha história do ‘vender o almoço para pagar a janta‘.

Por isso, é preciso ficar atenta a esse modelo de negócio.

Em minha defesa, quero dizer que não sou contra dar desconto. Acredito que deve ser dado sim, mas em algumas ocasiões, como:

Esses são alguns exemplos. Mas não indico que dar desconto se torne algo recorrente. Caso contrário, você educa mal o seu cliente e o resultado é que ele pode começar a comprar de você só quando tem desconto. Ou seja, nunca irá querer pagar o valor cheio pelo seu produto!

Por este motivo é importante conhecer estratégias para utilizar ao seu favor na hora da negociação, para vender sem dar desconto (E VENDER MUITO!).

7 Estratégias Para Vender Sem Dar Desconto

O preço do seu produto não pode ser o motivador de compra, primeira lição.

Segundo, você precisa entender que preço e valor são coisas diferentes. E o seu objetivo é fazer com que seus clientes vejam o VALOR do seu PRODUTO. Ou seja, os benefícios, as qualidades, os diferenciais…

Dito isso, vou compartilhar com você 7 estratégias que funcionam para VENDER SEM DAR DESCONTO:

1. Atrair clientes pela qualidade dos seus produtos

O principal atrativo do seu negócio não deve ser o seu preço, mas sim as suas peças, seus produtos.

Então você precisa ter uma boa abordagem para ‘ganhar o cliente’, que envolva mostrar o motivo pelo qual ele sairá ganhando ao comprar de você.

Aposte na qualidade do seu produto, em um atendimento diferenciado e exclusivo e todas outras facilidades que você oferece.

Por exemplo, muitos lojistas oferecem primeira troca grátis, mas também há outros pontos que podem ser evidenciados, como:

  • Durabilidade das suas peças;
  • Qualidade na confecção e acabamento;
  • Experiências e feedbacks de outros clientes;
  • Atendimento/Suporte;
  • Garantia (todos clientes tem 7 dias de garantia sob qualquer compra online!), etc.

Mostre para os seus clientes que muitas vezes o barato sai caro e que você preza muito pela qualidade.

Outra coisa que eu sempre gosto de dizer é: você não vende vestido, blusa, saia… Você vende autoestima, você vende segurança, você vende sensualidade.

Então compreenda o que o seu público busca e seja certeira na sua comunicação! É assim que as vendas acontecem.

2. Agilidade na Compra

Se você oferece ao seu cliente uma rápida opção de compra, as chances de conversão (fazer a venda!) são maiores.

Em contrapartida, se você deixa muitas lacunas abertas, pode acabar dando tempo para o cliente criar objeções e acabar desistindo da compra.

Principalmente na venda de moda, grande parte das vendas acontecem pela emoção e não pela razão. Então a partir do momento que o cliente gostou do seu produto e tem interesse em comprar, procure fechar logo o negócio.

Com tudo isso, quero dizer: ofereça um sistema de pagamento facilitado e que permita que o processo seja feito rápido e facilmente, mostre que é seguro comprar e também ofereça diferentes opções de pagamento (via cartão de crédito parcelado, via boleto à vista, transferência e etc).

Independente do tipo de produto que você vende, é fundamental que seu cliente se sinta à vontade durante todo esse processo de compra.

3. Dê o máximo de informação possível sobre o seu produto

Cliente com dúvida não compra, lembre-se sempre disso!

Por isso, antes mesmo de falar sobre o preço e entrar no processo de negociação, dê ao seu cliente todas as informações importantes sobre o seu produto.

Valorize suas peças, mostre os diferenciais, os benefícios de comprar com você… Tudo deve ser apresentado antes mesmo do preço ser citado. O ideal aqui é fazer o seu cliente ver tanto valor que ele sequer vai pensar no preço.

Se você vende apenas no Instagram, crie legendas atrativas, que despertem o desejo dos seus clientes e falem sobre o diferencial do seu produto (o valor vem só no final!).

Se você vende por meio de sites, tenha descrições específicas sobre cada produto, sempre de maneira atrativa.

Se você vende pelo WhatsApp ou qualquer outro canal, a lógica segue sendo a mesma.

4. Gere confiança

Seu cliente precisa estar confiante para fazer uma compra online. Então faça com que se sinta assim!

Aqui a ideia é fazer com que o seu cliente reconheça que, mesmo tendo tantas opções, você é a melhor.

Além de uma oferta atrativa, ter o seu suporte e acompanhar a entrega, você também pode usar como “arma” depoimentos de clientes que já compraram de você.

Sabe aqueles feedbacks maravilhosos apaixonados pelo seu produto o atendimento, sobre qualidade, entrega rápida e etc? Todos podem e devem ser utilizados ao seu favor.

5. Frete por sua Conta

Para não oferecer desconto, outra técnica é utilizar a política de frete grátis.

Mas calma: ative o modo planejamento e gestão aqui. Leve em consideração todos os seus custos, antes de sair oferecendo frete grátis.

Algumas sugestões aqui é oferecer o frete grátis acima de um valor X em compras. Assim você define um valor que fique bom para você e, em muitos casos, o cliente pode acabar levando mais uma ou duas peças para completar esse valor e ganhar o benefício.

Veja dois exemplos de oferta:

Primeiro: Vestido por R$100 + R$20 de frete

Segunda: Vestido R$120 e frete totalmente grátis

Qual você acha mais atrativa? A segunda, certo? E, para você, o custo sai o mesmo. De qualquer forma, quem “paga a conta” é o seu cliente.

Então, se você decidiu oferecer frete grátis, evidencie isso: o “frete é por minha conta, zero custo para você”. Afinal, é um benefício e deve ser evidenciado.

Veja aqui dicas de Como Vender com Frete Grátis sem atrapalhar seus lucros.

6. Bônus

Não precisa ser nenhum expert em vendas para saber que “bônus” vende. E, na verdade, é uma ótima forma de vender sem dar desconto!

Mas calma, não saia dando bônus antes, desesperada para fechar vendas. Apenas tenha como carta na manga essa estratégia, para utilizar ao seu favor na negociação, caso o cliente peça desconto.

Dizer que não consegue liberar um desconto, pois você já vende no valor mínimo de mercado mas oferecer “um lindo par de brincos”, “um lindo anel”, “um lindo batom”, etc., pode ser o empurrãozinho que faltava para fechar a venda.

Aqui não estamos falando de um bônus com valor alto, mas sim de um bônus atrativo que irá te custar alguns centavos ou reais.

Mas importante: ancore o valor do bônus. Por exemplo, se você adquiriu o brinco por R$0,90, diga que ele é vendido por um valor “X” ou que é exclusivo, que você não vende na loja, mas irá enviar para sua cliente.

Faça com que também vejam valor no bônus que você está oferecendo e desperte a sensação de “exclusividade”, que é muito poderosa!

7. Oferta Irresistível

Para fechar com chave de ouro, uma estratégia que funciona para que você consiga vender sem dar desconto é sempre criar OFERTAS IRRESISTÍVEIS.

Mas como fazer isso? Simples: conhecendo o seu cliente.

Não sou eu que vou conseguir apontar a melhor oferta para o seu negócio, mas sim o seu público-alvo. Por isso ter essa clareza e definição é tão importante para o seu negócio e para as suas vendas!

Comunicação, abordagem, campanha de vendas, conteúdo… Tudo precisa chamar a atenção do seu cliente > despertar o desejo de compra > fazer o CTA para que ele adquira.

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