Até o momento, o Instagram é considerada uma das melhores redes sociais para se trabalhar com estratégias de marketing e vendas.

Quando o assunto é venda de moda, muitos lojistas buscam as estratégias certas para tornar a plataforma altamente lucrativa… E conseguem!

A promoção de alguma marca, interação com os seguidores, divulgação de coleções, tudo é possível fazer na plataforma.

E se você também quer saber como vender roupas pelo Instagram, esse é o conteúdo certo para você.

É vantajoso ter uma loja no Instagram?

Antes de seguir com 8 dicas de ações que vão te ajudar a vender roupas pelo Instagram, quero te dizer que vale sim a pena investir nessa rede social.

Atualmente há mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma – e cerca de 90% das pessoas segue alguma marca comercial.

Além disso, mais de 80% dos usuários utiliza o Instagram como plataforma para avaliar produtos e marcas antes de efetuar alguma compra.

Desta forma, o Instagram é responsável por cerca de 70% das vendas que são feitas por alguma rede social da atualidade.

É por isso que, para você que quer começar um negócio de moda, essa é uma ótima plataforma.

Dito isso, vamos ao que interessa? Separei para você 8 ações ideais que você deve tomar para começar a vender roupas pelo Instagram do jeito certo.

Como vender roupas pelo Instagram: 8 ações ideais!

1 – Perfil Comercial

Nem pense em usar o seu perfil particular, é hora de alterar a sua conta para a função comercial. Este passo irá te auxiliar a vender mais, ter uma imagem mais profissional, gerar credibilidade e manter contato com os seus clientes. 

Com o perfil comercial também é possível acompanhar as métricas da sua conta, números de acessos, alcance de perfil e stories, e também conhecer o seu público, tendo informações como seus dados demográficos, idade, país e gênero.

O perfil comercial também consta com botões interativos que podem te ajudar a vender mais, dando acesso ao seu telefone e e-mail comercial. Enfim, são uma série de benefícios.

Então, concluindo esse primeiro ponto: você precisa ter um perfil COMERCIAL e não pessoal, já que se trata do seu negócio.

2 – Produção de conteúdo

Para manter a sua loja viva no mercado, é preciso que você invista tempo em produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Antes de pôr a mão na massa, é importante conhecer bem o seu público e entender o tipo de conteúdo que irá chamar a atenção dele.

Chamar a atenção e envolver a sua audiência faz toda a diferença para que a venda aconteça.

Uma dica de conteúdo, inclusive, é aquele com dicas de como usar e combinar diferentes peças do seu estoque.

Já parou para pensar que algumas pessoas deixam de comprar algum item porque não sabem como usar? Pois então, ofereça opção de looks para seus clientes e oriente-os sobre algumas combinações que podem funcionar para o estilo que buscam.

3 – Frequência de postagem

De nada adianta trabalhar pesado e deixar as postagens de lado, não é mesmo?

Chega de fazer apenas uma postagem por dia, é hora de começar a ser presente para seus clientes.

Para isso, é importante que você tenha organização e planejamento.

Indico que você faça stories diariamenteenglobando dicas e novidades de moda.

No feed, de 1 a 3 postagens por dia, alternando seus posts, entre vídeos, fotos e dicas. Também fique de olho nos melhores horários para postar, para que o seu conteúdo tenha chance de performar melhor.

4 – Stories

O stories veio para facilitar e muito a vinda de quem vende roupas pelo Instagram. É um ótimo espaço para você interagir e compartilhar novidades com o seu público.

Seguem algumas dicas de postagens que você pode fazer para começar a movimentar seus stories:

  • Promoções;
  • Dicas de moda;
  • Avaliação de clientes;
  • Atualizações de produtos;
  • Quizzes e Enquetes;
  • Sorteios;
  • Perguntas e respostas;
  • Parcerias;

5 – Engajamento 

Quanto maior a comunicação que você tiver com seus seguidores, melhor será para o seu negócio.

Então o objetivo é que você estimule o seu público a falar com você, comentar suas postagens, enviar perguntas na caixinha… Demonstre interesse neles que eles irão retribuir. 

Engajamento é ouro dentro do Instagram e deve ser conquistado.

Algumas dicas para te ajudar a aumentar seu engajamento, são:

  • Responda todos os comentários das suas postagens
  • As duas primeiras horas são fundamentais (quanto maior o engajamento nesse período, maior será o alcance da sua postagem)
  • Faça stories com interações (caixinha de perguntas, enquetes, etc)
  • Coloque CTA (sempre!) ao final dos seus posts
  • Use os “melhores amigos” como estratégia para compartilhar novidades e promoções em primeira mão
  • Compartilhe em seu status fotos de seus clientes que estejam utilizando algum produto de sua loja – e marque-as, claro! (isso aumenta as chances de compartilhamento).

Claro que aqui são apenas algumas dicas, mas há uma série de outras estratégias que você pode colocar em prática, para conseguir resultados melhores.

6 – Saiba como vender pelo Instagram Shopping

O Instagram Shopping veio para salvar muitos comércios por aí e se tornou uma ferramenta poderosíssima.

Nela você possui inúmeros recursos e funcionalidades que podem facilitar a sua experiência de vendas – e de compra, para seus clientes.

A funcionalidade se assemelha a uma marcação normal, mas nesse caso do seu produto (e não de usuários). Assim você pode usar como etiquetas para detalhar produtos, preços, tamanhos e inserir links para compras.

Desta forma, você consegue entregar ainda mais informações para seus potenciais clientes – e eles conseguem comprar de você ali mesmo, no Instagram, com apenas alguns cliques.

7 – Anúncios

Aqui você terá que desembolsar algum dinheiro para investir em anúncios no Instagram para a sua loja.

O alcance orgânico de público infelizmente ainda é limitado, fora que o algoritmo da rede social está sempre mudando.

Mas atenção: você também pode trabalhar o seu negócio apenas de maneira orgânica.

A boa notícia é que você não precisa depender só do algoritmo. No entanto, se você deseja crescer e expandir, os ADS (anúncios) irão te ajudar muito nessa curva de crescimento, atração de novos clientes e vendas.

Aqui você também consegue focar em um nicho específico que seus anúncios podem chegar. 

8 – Parcerias

Outra dica de valor para você que está começando e quer saber como vender roupas pelo Instagram – e ter sucesso – é fechar parcerias.

Você pode optar por comércios ou influenciadoras. O importante é que a parceria traga benefícios para você – então analise bem antes de sair fechando com qualquer pessoa/negócio.

Verifique o que cada um tem a te oferecer, alcance, linguagem, com quem se comunica (é fundamental que fale com o público que você deseja atrair), e por aí vai.

Defina, antes de tudo, o que você busca em uma parceria e vá em busca! Se feito de maneira estratégica, essa ação pode render ótimos “frutos” para o seu negócio.

Dica: busque criar um vínculo sustentável em suas parcerias, promovendo a qualidade de sua loja. Por exemplo, enviar produtos para algum influenciador experimentar e divulgar em sua rede.

Gostou dessas dicas? Gostaria de saber mais sobre como vender roupas pelo Instagram? Então clique na imagem abaixo e tenha o meu direcionamento completo.

Se a imagem não aparecer para você, clique aqui.