Percebo que muitos atacadistas que vendem moda cometem alguns erros na hora de estruturarem seus negócios. Pensando nisso, resolvi falar no conteúdo de hoje sobre algumas opiniões que eu tenho e que podem ser úteis, referente a como os atacadistas devem estruturar seu negócio de venda online.

O que é vender por atacado?

Ainda é comum que exista confusão sobre o que é atacado e o que é varejo. Para esclarecer, vender por atacado é caracterizado pela venda em grandes quantidades, onde os produtos geralmente saem mais barato.

Por exemplo, lojas e mercados geralmente são abastecidos através de atacadistas. E, ao revender as peças, caracterizam-se como varejistas.

Resumidamente, no varejo os produtos são vendidos diretamente para o consumidor final. Já no atacado os produtos são vendidos para lojistas, que depois revenderão para os consumidores finais.

3 erros que os atacadistas cometem na hora de estruturar seu negócio

Antes de tudo, quero deixar claro que as dicas e observações que estão neste conteúdo se referem à minha opinião, de acordo com a experiência que eu tenho e do que vejo no mercado de venda de moda, o que não significa que deve implicar em mudanças no seu negócio.

Mas a a verdade é que eu acho que há alguns erros que os atacadistas cometem na estruturação do seu negócio, como:

CNPJ

Os atacadistas se destinam à venda de produtos para pessoas jurídicas, como lojas, empresas e demais varejistas. Mas muitos ainda vendem sem exigir CNPJ. Isso, na minha opinião, é um erro e eu vou explicar porque.

Hoje em dia a maior concorrência de varejistas e atacadistas é online. Com isso, muitos acabam se esquecendo que ambos podem se tornar concorrentes. E, para mim, a exigência do CNPJ no comércio atacadista específico para a atividade em questão deve ser sempre obrigatória para garantir que apenas quem realmente for revender a marca possa comprar.

Quando o CNPJ não é exigido, sendo obrigatório apenas um número mínimo de peças, o que geralmente acontece é que 2 ou mais pessoas se unem para fazer uma compra juntas, ou seja, o cliente final consegue comprar com preço de atacado.

Dessa forma o atacadista acaba concorrendo com o revendedor da sua própria marca.

Atacado e Varejo

Há muitos atacadistas que vendem em atacado e também para varejo. Para mim, esse não é o melhor caminho.

Na minha opinião, os atacadistas devem se concentrar em vender apenas para atacado, para que seja mais justo com o revendedor da marca e não exista uma competição desigual, também evitando competir com seus próprios clientes (os revendedores), o que pode acabar gerando uma imagem negativa.

Como eu expliquei acima, hoje a concorrência é global! E se o próprio atacadista vende também no varejo, porque o consumidor final vai se dar ao trabalho de procurar um revendedor da marca? Ele vai comprar direto do atacadista que também vende no varejo.

Exigências

Vejo muitas pessoas que não conseguem comprar de atacadistas pois os mesmos acabam exigindo que o cliente tenha loja física ou site. Se você vende por atacado e faz isso, acho que você pode estar cometendo um erro que pode estar te custando alguns clientes.

Acredito que exigências como estas não devem existir pois hoje em dia a venda de moda e produtos em geral está muito diversificada. Com isso, muitas pessoas têm negócios bem estruturados e vendem muito através de Instagram, WhatsApp e outras grandes mídias. E, mesmo não tendo site ou loja física, tem muito sucesso com seus negócio.

Então, se você faz exigências como esta, considere que você pode estar tendo um posicionamento ‘desatualizado’, desconsiderando o grande poder das redes sociais para vendas.

3 dicas para quem vende por atacado

Além de falar sobre alguns erros que podem estar sendo cometidos, também acho importante dar algumas dicas de como os atacadistas devem estruturar seu negócio online, tanto para quem já está no mercado quanto para quem está começando. Lá vão algumas…

Atendimento

Se você oferecer aos seus clientes um atendimento personalizado, já sairá na frente dos seus concorrentes. Digo isso pois muitas pessoas ainda não se preocupam como deveriam com o atendimento que prestam.

Sendo assim, procure entender o que o seu cliente busca, o perfil do público que ele atende e como você pode melhor ajudá-lo. Isso fará toda a diferença, tanto em negócios atacadistas como varejistas.

Esteja disponível

Se você está sempre à disposição do seu cliente, ele notará esse diferencial e saberá que poderá contar com você. Além disso, ter um contato direto e ágil é importante para quem compra de atacadistas, principalmente quando precisam de demandas de última hora. E, se você estiver sempre ali, ele saberá que pode confiar em você.

Além disso, nunca deixe seus clientes sem resposta, isso pode pegar muito mal para qualquer negócio.

Saiba negociar

Os clientes que compram no atacado querem estar em contato com alguém que saiba negociar. Isso não quer dizer que você deve baixar ao máximo seus preços e reduzir seus lucros, mas sim ser flexível e saber negociar, oferecendo boas condições para seus clientes.

Além disso, você também pode oferecer diferentes opções para pagamentos, brindes e outros diferenciais do mercado.

Conclusão

Vender no atacado requer bastante responsabilidade, comprometimento e organização. Como você certamente lidará com muitos clientes, pedidos e produtos, precisará ter uma equipe que consiga te ajudar a ter sucesso neste modelo de negócios.

Mas tenho certeza que com dedicação você conseguirá ter um negócio de sucesso, criando uma grande cartilha de clientes. Além disso, espero que as dicas deste conteúdo também lhe ajudem de alguma maneira.

E você, também tem um negócio atacadista? Já cometeu algum erro na hora de estruturá-lo? Precisa de alguma dica? Comente abaixo, será um prazer ajudá-la.