Utilizar o WhatsApp como estratégia de atendimento e vendas todo mundo diz que faz. Mas saber, de fato, como vender pelo WhatsApp de maneira estratégica e altamente lucrativa (sim, estou falando de venda todo dia!), aí é outra história.

Como eu não quero que você seja só mais um, ou acabe gastando sua energia em vão indo pelo caminho errado, eu trouxe para você algumas estratégias simples e facilmente aplicáveis, para você começar já a lucrar muito através do WhatsApp. Vamos lá?

Saiba como vender pelo WhatsApp

Saber as estratégias mais eficazes de como vender pelo WhatsApp é algo muito poderoso, que pode ser mais vantajoso do que você imagina. Digo isso porque, diariamente, ajudo minhas alunas com dicas valiosas e vejo os resultados reais de cada uma delas.

Por isso eu digo: saber vender pelo WhatsApp pode mudar totalmente o jogo para o seu negócio!

Para ter uma ideia, segundo a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online (2016), realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional, o WhatsApp é o quinto canal mais utilizado por e-commerces para atendimento pré e pós-venda, além de ser responsável por 35% da concretização das vendas online.

Esse número já está um pouco antigo, eu sei. Afinal, já passaram-se 3 anos. Mas o fato é que o WhatsApp só cresce!

6 estratégias para vender pelo WhatsApp todos os dias

O WhatsApp é uma grande ferramenta para o seu negócio e aqui eu vou trazer estratégias que eu sei que funcionam na prática, para você começar a vender muito e imediatamente no seu negócio de moda online

Use o WhatsApp Business

Se você quer usar o WhatsApp de maneira séria e profissional para o seu negócio, você precisa ter uma conta comercial. Ou seja, usar o WhatsApp Business.

São várias as vantagens de utilizar essa versão para empresas, como: seu contato sabe que está falando com uma conta comercial, você consegue acompanhar métricas, é possível etiquetar contatos (como pedido finalizado, pagamento aprovado, produto enviado…), o que ajuda a agilizar seu atendimento, você pode enviar mensagens automáticas, entre outras coisas.

Peça para o usuário adicionar o seu número (não faça spam)

Antes de tudo, certifique-se de que seus contatos realmente querem receber suas mensagens e ofertas, tipo de conteúdo que eles gostam, entre outras coisas. 

Ao enviar a primeira mensagem, principalmente se você trabalha com automações e listas de transmissões no WhatsApp, sempre peça para que o usuário adicione o seu número e envie alguma mensagem para você, como um “salvei”. Isso é benéfico por dois motivos…

Primeiro: demonstra que o seu cliente adicionou o seu número e interagiu com você. Ou seja, ele realmente deseja receber suas mensagens.

Segundo: isso significa que o seu número não será marcado como “spam”. Assim você não corre o risco de ter seu número bloqueado.

São ações simples, mas que fazem toda a diferença! 

Lista de transmissão

Se você salvar o número dos seus contatos, etiquetá-los por interesse e ter segurança de que eles realmente desejam receber suas mensagens sobre novidades e promoções, é hora de dar o próximo passo e investir em listas de transmissões.

Essas listas permitem que você envie mensagens personalizadas para os usuários e aumenta as chances de que a mensagem certa chegará para a pessoa certa (ou seja, você vai enviar mensagens sobre bolsas, para clientes que se interessam por esses produtos, entre outros).

Assim que você pegar o jeito, vai ver que as listas de transmissões são uma ótima maneira de você melhorar e agilizar a sua comunicação, sendo mais assertivos nas suas mensagens.

Dê suporte ao seu cliente

Deixe sempre o número do seu WhatsApp em um local facilmente identificável para os seus clientes. No Instagram, por exemplo, coloque o Link do seu WhatsApp na Bio. Se precisar colocar outros links também importantes para a sua loja, utilize a ferramenta Linktree (olha aí uma super dica para você, ein?).

Muitos são os clientes que optam pelo WhatsApp para tirar dúvidas, solicitar suporte, informar alguma reclamação… Então prepare-se para prestar um atendimento diferenciado e dar suporte para o seu cliente, o mais rápido possível. Neste caso, prestar um rápido atendimento fará toda a diferença. 

Mas atenção: determine (e deixe facilmente visível para seus clientes) o seu horário de funcionamento, para que eles saibam quando terão um retorno seu. Caso contrário, ele pode confundir o seu momento de ‘folga’ com descaso. Então deixar essa informação bem clara (seu horário de atendimento) é bem importante. 

Use estratégias de marketing

Utilize o WhatsApp como um canal de marketing e promoções. Nunca esqueça de fazer ofertas irresistíveis, porque caso contrário as vendas não irão cair do céu.

Aproveite todas as funcionalidades da plataforma ao seu favor: compartilhe muito conteúdo gratuito, como imagem, vídeo, áudio e texto. E encontre maneiras de atrair seus clientes de forma atrativa! 

O WhatsApp também é uma ótima maneira de fidelizar clientes, o que é igualmente importante para quem deseja ter um negócio online de sucesso (que venda muito e todos os dias). 

Algumas dicas:

  • Escolhas imagens atrativas e com boa resolução;
  • Use vídeos que engajem;
  • Faça CTA’s;
  • Tenha uma frequência de mensagens que seja aceitável (nada de ficar metralhando seus clientes, combinado?).

Vendas diretas pelo WhatsApp

Você pode sim (e deve!) fazer vendas diretamente pelo WhatsApp. Isso significa enviar conteúdos, fazer um CTA e enviar um link onde o cliente consiga comprar diretamente com você, sem precisar sair do aplicativo.

Evite criar objeções ou “muitas etapas” de compra, pois isso pode fazer com que o seu cliente desista de comprar de você. Sempre pense: como posso simplificar? E, sempre que possível, simplifique. O negócio é AGILIDADE.

Modelos prontos de mensagens para WhatsApp

Se você quer começar a vender pelo WhatsApp diariamente, reter mais clientes e atrair novos potenciais clientes para o seu negócio, é preciso começar prestando um ótimo atendimento – e proporcionando ao seu atendimento uma experiência única com o seu negócio.

Inclusive, se você precisa de uma ajudinha com esse processo, separei aqui para você alguns modelos de mensagens prontas para você utilizar no seu atendimento (é gratuito). É só clicar e baixar: acesse aqui.

E se você quer receber dicas e sacadas estratégias de marketing para o seu negócio aí na palma da sua mão  e ver, na prática, como você pode atuar no WhatsApp do seu negócio, clique aqui e inscreva-se na minha lista VIP do WhatsApp.

E se você conhece outras pessoas que estão começando a empreender e desejam utilizar o WhatsApp nas suas estratégias de Marketing, a fim de impulsionarem suas vendas, compartilhe esse conteúdo.

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