Quer dicas práticas de como vender pelo Instagram e transformar a sua audiência em verdadeiros fãs da sua marca? Eu te mostro, em 12 passos simples, como você começar a lucrar muito com o seu negócio online de venda de moda. Vamos lá?

Como vender pelo Instagram – passo a passo para você começar já

Se você quer saber como vender pelo insta, chegou ao lugar certo.

Como uma das redes sociais que mais cresce, o Instagram tem uma gigantesca capacidade de converter seguidores em clientes, não é à toa que investe cada vez mais na experiência do usuário e em compras dentro do próprio aplicativo.

E a verdade é que qualquer tipo de produto pode ser vendido pelo Instagram, tudo o que você precisa fazer é divulgar e saber se comunicar com a sua audiência.

Se era dicas de como começar a vender no Instagram que você queria, acaba de encontrar.

Bio do Instagram

Eu vejo muita gente que ainda não aproveita como deveria a Bio do Instagram.

A verdade é que você tem apenas alguns poucos caracteres para apresentar o seu negócio, ser persuasivo e conquistar mais clientes.

Pense que, logo de cara, quando um potencial cliente entrar no seu perfil, a bio vai ser a primeira coisa que ele verá. Por isso, você precisa ser direto, apresentar o seu negócio, dizer ao seu cliente o que você faz e o que ele pode esperar da sua loja. 

Dicas para criar uma boa biografia para o seu Perfil do Instagram aqui.

Outra coisa importante: a foto do seu perfil também faz a diferença, e precisa reforçar a sua autoridade e identificar facilmente que 1) a sua conta é comercial e 2) o que você vende/oferece.

Link na Bio

Já que estamos falando da bio do seu instagram, lá vai uma dica muito importante e que, em hipótese alguma, deve ser ignorada: tenha SEMPRE links estratégicos na sua bio!

Diferente de qualquer outra rede social, o Instagram não permite link nas postagens, e você precisa se adaptar, para que isso não te faça perder vendas.

Por isso, utilizar os links certos na sua bio fará toda a diferença, assim você consegue fazer um CTA nos seus posts, para que o seu potencial cliente clique no link da sua bio para conhecer seus produtos/serviços ou até mesmo falar com você (link para o WhatsApp).

Dica extra: o Instagram permite apenas um único link na bio. Se você tem mais de um lugar para onde levar seu cliente (whatsapp, facebook, site, catálogo, entre outros), utilize a ferramenta linktr.ee.

Tenha um Perfil Comercial

Se você quer saber como vender no Instagram, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é migrar o seu perfil para uma conta comercial. E isso é bem fácil de fazer.

Quer saber quais as vantagens de ter um perfil comercial no Insta e como fazer essa mudança? Clique aqui e leia este conteúdo.

Compartilhe conteúdo relevante

Se você apenas criar um perfil no Instagram, seu negócio não vai se vender sozinho. Não tem jeito, você precisará se dedicar para criar e divulgar conteúdo relevante, com base no que conhece sobre o seu público e sabe que ele gosta.

Divulgação é tudo e presença digital também. Então utilize essas duas estratégias para vender muito no Insta.

Também tenha consistência e poste regularmente. Nada de abandonar seu perfil por alguns dias e postar apenas quando bem entende.

A minha dica? Tenha um calendário de postagens e, se necessário, uma ferramenta que permita que você programe seus posts, assim esse trabalho não ocupa muito o seu tempo.

Divulgue imagens de qualidade

Não é nenhuma novidade que o Instagram é uma rede social suuuper visual. Por isso, as imagens e vídeos que você publica farão toda a diferença. Então seja criterioso na hora de fazer essas escolhas.

Se você precisa aprender a como tirar fotos que vendem, como um profissional, utilizando o seu smartphone, clique aqui.

Também busque ter um feed harmonioso, em que as fotos e vídeos conversem entre si e carreguem a identidade da sua marca.

Use hashtags

Você não deve abusar das hashtags, mas você precisa utilizá-las, se quer que a sua loja e os seus produtos sejam facilmente encontrados por quem está buscando o que você vende.

Buscador de hashtags: 7 dicas de app para encontrar as melhores hashtags para o seu negócio

Apesar de permitir até 30 hashtags por post, a minha dica é que você utilize de 3 a 5. Mas faça escolhas estratégicas e pesquise aquelas que realmente fazem sentido para o seu negócio e para o post em si.

Instagram Shopping

O potencial de vendas do Instagram é incrível.

Inclusive, a própria plataforma vem investindo cada vez mais em técnicas para tornar esse processo mais simples e rápido para seus clientes.

É isso que o Instagram Shopping vem fazendo: permitir que seus seguidores consigam comprar da sua loja dentro do próprio insta. Isso encurta o caminho de compra e tem o poder de aumentar as suas vendas.

Cadastrar seus produtos e utilizar essa funcionalidade é muito simples. Para saber mais, clique aqui.

Publique vídeos e faça stories

Os vídeos estão com tudo na internet e nas redes sociais. Claro que no Instagram não é diferente.

E se você quer saber como vender no Instagram, precisa acompanhar as “novidades do momento”.

Além de geralmente ter maior engajamento e visualizações, os vídeos são ótimas oportunidades para você também aparecer e mostrar a cara por trás do seu negócio.

Lembre-se sempre de uma coisa muito forte: pessoas se conectam com pessoas!

Então fazer vídeos e stories mostrando o seu negócio, o seu dia a dia, entre outros, funciona super bem.

Veja Como Vender Diretamente Pelo Stories do Instagram aqui

Você não precisa ter um vídeo super editado, com uma super produção, mas nunca abra mão de compartilhar um conteúdo realmente relevante e que faça sentido estar ali no seu perfil, tá bem? 

Dica: grave vídeos de até 59 segundos, para não correr o risco de serem rejeitados. Em caso de vídeos mais compridos, você pode cortá-lo em várias partes e fazer um post em estilo carrossel, com a sequência inteira do vídeo, ou usar o IGTV.

Ofertas e descontos exclusivos para seguidores

Valorize aqueles que seguem você nas redes sociais. E como fazer isso? Com ofertas, promoções e oferecendo descontos para a sua audiência.

Se tem uma coisa que clientes gostam, é de ofertas. Então use isso ao seu favor.

Fazer sorteios também é uma técnica muito usada no Instagram e funciona super bem. Além de ajudar a atrair uma audiência maior e diferenciada, pode render muitas vendas para você.

Faça lives

As lives funcionam super bem e devem ser sim utilizadas no seu negócio.

O Instagram também permite que você faça lives em dupla, com outras pessoas, o que também pode ser bacana para o seu negócio. Seja com parceiros, influenciadores, etc.

O bacana é que sempre que você entra ao vivo, o próprio Instagram envia uma notificação para seus seguidores, o que pode aumentar a sua audiência e engajamento.

Outra sacada é fazer lives para falar de promoções relâmpagos, ofertas imperdíveis, queima de estoque, entre outras coisas que podem interessar seus clientes.

Lives tira-dúvidas, respondendo as principais perguntas dos seus clientes, também funcionam super bem.

Chamada para Ação (CTA)

Muitas pessoas deixam de ter bons resultados no Instagram por deixar passar pequenos detalhes.

Por exemplo, muitos não vendem simplesmente porque esquecem de vender.

O que eu quero dizer com isso? Bom, simples: você precisa direcionar o seu cliente para os próximos passos.

Você precisa ter uma jornada de compra e saber exatamente o que você deseja com cada postagem que você divulga nas suas redes sociais – e ter um CTA para isso.

CTA nada mais é do que uma chamada para ação (leia mais sobre isso aqui), como chamar os seus seguidores para comentar, curtir, compartilhar, clicar no link da bio, chamar no direct, chamar no whatsapp, comprar… Entre outras possibilidades.

E você precisa ter CTA’s ao final de cada postagem sua, mesmo que não seja para compra.

Se você não faz isso, pode estar perdendo muitas oportunidades. Então vamos começar a colocar em prática? 

E se você é do tipo que tem medo de fazer oferta, lembre-se da regra 80/20: 80% de conteúdo gratuito e 20% de oferta. Quem não quer vender, não vende, e quem não oferta, também não…

Use as directs para vender mais 

As directs do Instagram são o principal local que você tem para se conectar e se relacionar com os seus clientes dentro do app. E você precisa utilizá-las de maneira estratégica, com o intuito de fazer vendas.

Isso significa ficar fazendo ofertas a todo momento, com quem chamar você lá?

Não, de maneira alguma.

Mas você também não pode só tirar a dúvida do seu potencial cliente e deixar morrer ali. É preciso começar um relacionamento e alimentá-lo porque, por mais que ele não compre naquele exato momento, ele pode vir a comprar num futuro próximo.

Tenha em mente que você precisa utilizar as directs do Instagram para: conversar, tirar dúvida, quebrar objeções, fazer oferta e vender!

Então certifique-se de passar por todas essas etapas, sempre que possível. Mas sem ficar empurrando venda para o seu cliente, ok? Seja sensato e não pule etapas!

Análise Personalizada do Instagram da sua Loja (+ resultados)

A verdade é que muitos negócios não vendem porque não seguem esse passo a passo e ainda não tem um perfil estratégico nas redes sociais.

Mas me diz, você quer saber como vender no Instagram? Estou falando de vender muito e todos os dias… Se sim, ótimo. Tudo o que você precisa é saber quais estratégias seguir, para transformar a sua audiência em clientes.

Se você gostaria que eu fizesse uma análise personalizada do seu Instagram e te entregue detalhadamente as melhores estratégias para você aplicar e começar a vender muito mais moda, é só enviar um e-mail para contato@vendamodaonline.com.br demonstrando seu interesse, que a minha equipe entrará em contato com você, assim que houverem vagas disponíveis. 

Conte comigo! A minha paixão é ajudar empreendedores e empresários a vender muito mais moda através das redes sociais. E eu também quero ajudar você.

Mas antes de sair não esqueça de me dizer nos comentários aqui abaixo o que você achou desse conteúdo e, se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais ♥

Beijos e até a próxima.

Continue lendo:

– 7 erros no instagram que você não deve cometer no seu negócio

– 6 dicas para melhorar o engajamento no Feed do Instagram

– Como as últimas mudanças no Instagram vão impactar o seu negócio