Se você só consegue vender oferecendo desconto, você está fazendo isso errado. O motivador de compra de seus clientes não pode simplesmente ser o preço e, para isso, é preciso educar sua audiência a valorizar o seu produto. Mas como vender pela internet sem dar desconto? É sobre isso que vamos falar hoje!

3 principais motivos pelos quais os clientes pedem descontos

Como consumidores, sabemos que é da nossa natureza gostar de descontos, e vários são os motivos para isso. Um deles é não enxergar valor no produto. Para que isso não aconteça, é preciso estratégias para criar valor na cabeça do cliente, antes falar sobre o preço do produto.

O segundo motivo pelo qual os clientes pedem desconto é porque eles ainda não estão prontos para comprar. E você precisa respeitar o tempo de cada um. Então, ao invés de empurrar um produto, procure entender melhor seu cliente, criar uma relação com ele e se mostrar a disposição para ajudá-lo.

E, por último, às vezes o cliente simplesmente não tem todo investimento necessário naquele momento. Neste caso, as condições de pagamento que você oferece podem te ajudar ou te atrapalhar na hora de fechar vendas.

Mas estes dois últimos clientes: o que ainda não está pronto para comprar ou que não possui todo o investimento necessário para realizar a compra, não podem ser deixados de lado, já que são clientes em potencial. Ao invés disso, comece a nutri-los com conteúdo e crie um relacionamento, para que quando eles estiverem prontos lembrem e comprem de você.

Porque não dar desconto?

Antes de tudo, é importante entender que não estou dizendo para você não dar descontos nunca. Eu acredito que o desconto deve sim ser dado, no entanto, você precisa escolher datas específicas para isso, para que não se torne algo recorrente.

Caso contrário, você estará educando mal o seu cliente. E o resultado é que ele pode nunca mais querer pagar o valor cheio dos seus produtos, pois sabem que logo você dará um desconto – e ficarão esperando por isso.

Por este motivo é que você precisa saber como vender online sem dar desconto a todo momento.

Tenha sempre em mente que o valor do seu produto não pode ser o motivador de compra. Caso contrário, os impactos podem ser bem ruins no seu negócio.

Como vender pela internet sem dar desconto

Saber como vender pela internet não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas tem dificuldades nesse momento e não é nenhuma vergonha precisar de ajuda.

Inclusive, eu tenho muitos alunos que aprenderam comigo, no FashionMidias, a criarem um negócio online de sucesso, começando do zero, muitos não sabendo absolutamente nada sobre vendas online. Mas eles buscaram conhecimento e hoje estão super bem.

Bom, onde eu quero chegar é que a principal chave de sucesso para você que quer vender sem precisar dar descontos é VALOR! É preciso que você mostre ao seu cliente o valor do seu produto, a ponto de ele não ver no preço um empecilho ou um motivador de compra. E eu tenho algumas dicas para você.

Atendimento

Tudo começa pelo atendimento que você dá ao seu cliente. Essa é a primeira impressão que ele terá no seu negócio. E, se não se sentir bem atendido, isso já vai criar objeções na cabeça dele. Por outro lado, quando as pessoas são bem atendidas elas têm mais vontade e intenção de compra. 

Então ofereça um ótimo atendimento para todos os clientes que entrarem em contato com você e lembre-se se sempre: “Atenda ao seu cliente como você gostaria de ser atendido”, isso é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Facilite o pagamento

Como falamos anteriormente, uma das razões pela qual o cliente pede desconto pode ser o fato de não ter todo o orçamento necessário para adquirir o seu produto. Neste caso, ofereça diferentes formas de pagamento.

Por exemplo, informe ao seu cliente que você não consegue dar desconto, mas que pode fazer um parcelamento sem juros. Essa é uma opção que pode te ajudar a fechar mais vendas sem oferecer desconto.

Eu falo mais sobre formas de pagamento neste conteúdo aqui.

Agregue mais valor

Se você cria um valor percebido sobre seu produto na cabeça do cliente, as chances de ele precisar de qualquer outro incentivo para comprar são baixas, pois ele já sabe o suficiente para querer adquirir seu produto sem precisar de desconto. 

Para isso, valorize seus diferenciais e exponha-os antes de entregar o valor do seu produto. A forma como você apresentará sua oferta ao seu potencial cliente fará toda a diferença.

Na maioria das vezes, apenas mudar as palavras com as quais você se comunica com seu cliente e inverter a ordem (primeiro benefícios, por último preço), já é o suficiente para você fechar mais vendas.

Ofereça garantias

Não é nenhuma novidade que para comprarmos algo precisamos sentir segurança. Tanto na loja em que compramos, quanto na qualidade do produto.

Para isso, uma boa estratégia é oferecer garantia. Isso demonstra que você confia no seu produto, reduz os riscos na cabeça do seu cliente e pode ser o diferencial para fechar vendas.

Depoimentos

Mais poderoso do que você mesmo apresentando os diferenciais do seu produto ou serviço, é deixar que seus próprios clientes façam isso. Por isso, utilize depoimentos!

A prova social é um forte gatilho para fechar mais vendas, pois pessoas acreditam em pessoas. E ver a satisfação de seus clientes aumenta as chances de que outros clientes comprem de você.

Isso também envolve segurança e confiança, e para ter um negócio de venda online você precisa de ambas.

Mas atenção: sempre peça a autorização de seus clientes para divulgar os depoimentos que eles te enviam, certo?

Ofereça bônus

Quem não gosta de receber um agradinho, não é mesmo? Não é preciso ser nenhum especialista para saber disso e da eficácia dessa estratégia para aumentar as vendas.

Então uma boa forma de criar ainda mais valor na cabeça do seu cliente é oferecer bônus que não impactem nos seus lucros. Assim você não precisará dar desconto e, provavelmente, seu cliente nem irá pedir, pois já sentirá que vai sair ganhando.

Se você conhecer bem o seu público, saberá exatamente o que pode utilizar como itens complementares, para tornar sua oferta ainda mais irresistível.

Conclusão

Como você viu, é sim possível aprender a vender online sem dar descontos. E, para a saúde e rentabilidade do seu negócio, você precisa aprender a fazer isso de forma estratégica.

Lembre-se que oferecer descontos deve ser sempre a sua última cartada na manga e não a sua estratégia para fechar vendas a todo momento.

Ao invés disso, crie um planejamento com ações promocionais e ofertas sazonais e eduque seu cliente para aproveitar essas oportunidades e entender que elas são limitadas e não acontecem sempre. Trabalhe a ideia de exclusividade. 

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