É possível notar que muitos negócios que estão no Instagram ainda não sabem explorar todo o potencial da plataforma, como é o caso das mensagens diretas. Vejo inúmeras pessoas perdendo vendas simplesmente por não saber como usar as directs do Instagram para vender de forma eficiente.

Não quero te assustar ou dizer que você está fazendo algo errado, mas eu aposto que, se você está começando, provavelmente tem dúvidas quanto a isso e pode estar deixando de aumentar seus resultados por falta de conhecimento. E é por isso que eu vou te ajudar!

Se você quer saber como usar as directs do Instagram para vender mais, atrair mais clientes e alavancar os resultados do seu negócio, confira esse conteúdo com atenção. E depois mão-na-massa: aplique tudo em seu negócio e comece a ter resultados.

Como usar as directs do Instagram para vender mais

Acho que não preciso explicar o que são as directs, né? Acredito que você já esteja familiarizada com as mensagens inbox no Instagram onde, espero, muitos clientes entrem em contato diariamente com você (se ainda não tem muitos clientes te chamando, isso está prestes a mudar).

Mas a verdade é que muitas pessoas sabem o que são as directs, mas desconhecem sua grande eficácia para atrair clientes e aumentar as vendas. E é com isso que eu vou te ajudar: a aproveitar todo o potencial dessa funcionalidade no seu negócio.

Através de estratégias simples e que funcionam, você conseguirá criar grandes vantagens sobre seus concorrentes, aumentar seu engajamento e seu alcance, gerar credibilidade, atrair mais seguidores e conquistar novos clientes. Mas a questão aqui é: como fazer isso?

Mensagem de boas vindas

As mensagens de boas vindas são ótimas maneiras de começar um relacionamento com o seu cliente. Como o próprio nome sugere, ela é uma mensagem de apresentação (que pode ter outros objetivos) enviada para seus clientes, via direct do Instagram.

E, o melhor de tudo, é que elas podem ser personalizadas e automatizadas, sem que você precise perder muito tempo com isso.

Atendimento humanizado

Nada de deixar seus clientes com a sensação de estarem sendo atendidos por um robô. É sim muito importante humanizar o seu atendimento, afinal, pessoas gostam de conversar com pessoas.

No entanto, isso não quer dizer que você não pode utilizar funções de respostas prontas. Você só deve encontrar formas de trabalhar com ambas as coisas, buscando deixar o seu cliente satisfeito com o atendimento que ele irá receber.

Explore outros recursos

É possível utilizar outros recursos do Instagram para levar o seu cliente para o direct. Um exemplo é produzir stories com conteúdos personalizados e atrativos, que chame seu cliente para as mensagens diretas. 

Outra opção é oferecer uma recompensa para quem chamar você no direct, como desconto (seja 5%, 10% ou quanto você quiser), frete grátis, brinde, entre outros.

Enviar descontos e promoções irresistíveis

Já que você quer saber como usar as directs do Instagram para vender mais, que tal começar criando ofertas, descontos e promoções irresistíveis para seus clientes que te chamarem por lá? Essa é uma estratégia, mas você também pode pensar e testar várias outras.

Criar um relacionamento mais próximo com seu cliente

Você deve aproveitar o espaço do Instagram Direct para criar um relacionamento mais próximo com seu cliente: conheça-o mais profundamente, entenda o que ele deseja, o que busca e o que espera de você. Isso significa que você não pode pensar nessa funcionalidade unicamente como um canal de vendas.

Essa é a oportunidade de conhecer ainda melhor o seu público. Também aproveite para expandir a conversa para o WhatsApp, onde você terá a possibilidade de ter um relacionamento ainda mais próximo com seu cliente.

Não deixe ninguém sem resposta

No mundo digital o atendimento precisa ser rápido e eficiente. Ninguém está ali para perder tempo. Imagine que um cliente deseja saber algo sobre a sua loja ou determinado produto ou serviço, uma dúvida que ele precisa resolver antes de comprar, mas ninguém responde? O resultado é venda perdida.

Uma dica para que isso não aconteça é estipular um tempo máximo de retorno e, todo dia, dedicar alguns minutos ou horas do seu tempo para verificar as mensagens não lidas e respondê-las. Outra dica é especificar seu horário de atendimento, para que seus clientes não achem que estão sendo ignorados.

Respostas prontas

Para economizar tempo e garantir que você conseguirá dar um retorno mais rápido e eficaz para seus clientes, o Instagram permite que você salve mensagens prontas. É a função respostas rápidas do Instagram! (caso ainda não conheça ou não saiba como funciona, leia este conteúdo aqui).

Quer dicas de como vender mais pelo Instagram?

Tenho certeza que, após ler esse conteúdo, você já tem algum trabalho para começar a fazer e aplicar no seu negócio. E sei que, se bem implementadas, elas te ajudarão a ter um ótimo resultado.

Para finalizar, separei um vídeo do meu canal com algumas dicas para vender moda pelo Instagram, atrair mais clientes e vender muito, todos os dias. Confira e aproveite para se inscrever no canal e ficar por dentro das dicas gratuitas que rolam lá.