É comum que alguns empreendedores se desesperam ao ouvir uma série de ‘não’s’ dos seus clientes. Alguns chegam a pensar em desistir do seu negócio por achar que estão fazendo tudo errado. Mas na verdade não é assim!

O ‘não’ faz parte do processo de vendas. Na verdade, a própria venda, muitas vezes, começa quando você ouve um ‘não’. É a partir daí que você precisa começar a trabalhar com o seu cliente, para buscar transformar o ‘não’ em uma venda.

Para fazer isso e ter sucesso no seu negócio, você precisa saber como vender. E, principalmente, saber como vender para quem disse não. E é sobre isso que vamos falar hoje!

Como vender para os clientes que dizem ‘não’

A primeira coisa que você precisa saber é que, quando um cliente fala ‘não’, ele na verdade está falando ‘ainda não’.

Isso significa que, por um motivo ou outro, ele está decidido à, naquele momento, não comprar o seu produto. Mas isso não significa que ele NUNCA vai comprar o que você vende.

Pensando nisso, separei 7 dicas de como vender para clientes mais resistentes, sem parecer aquele tipo de vendedor insistente que, convenhamos, ninguém gosta.

  1. Descubra qual é a objeção

Descobrir o que está por trás do ‘não’ é o primeiro passo para transformá-lo em um ‘sim’. Então você precisa entender qual é o obstáculo que está impedindo aquela pessoa de comprar o seu produto naquele momento. 

Para isso, você vai ter que conversar com o seu cliente e mostrar que está disposto a ouvi-lo para entender o que ele busca/deseja. É assim que você conseguirá ajudá-lo e, consequentemente, vender mais.

  1. Demonstre valor

Algumas vezes, a objeção estará relacionada ao preço do seu produto. Mas isso não significa que você deva baixar o preço ou oferecer descontos. Pelo contrário, o que você precisa é melhorar a sua oferta e criar valor na cabeça do seu cliente.

Como eu já falei aqui, se você acostumar o seu cliente a comprar apenas quando houver desconto, você estará educando-o mal. E isso pode reverter em prejuízo para o seu negócio. Então demonstre ao seu cliente o valor daquilo que você está vendendo, evidenciando os benefícios do produto.

  1. Faça a pessoa se sentir segura

Alguns clientes precisam ter segurança na hora de fazer uma compra, principalmente no meio online, como as redes sociais.

Para deixar essas pessoas seguras você pode, por exemplo, oferecer garantias e também divulgar depoimentos de clientes que já compraram de você e ficaram satisfeitos com a sua loja.

Essas duas dicas simples são o suficiente para você matar uma série de objeções e fazer com que o seu cliente fique mais seguro na hora de comprar qualquer coisa de você.

  1. Não seja insistente demais

Algumas pessoas erram por acreditar que continuar insistindo é a melhor forma de fazer a pessoa comprar, mas não é bem assim. Você gostaria de ser abordado por aquele tipo de vendedor insistente, que fica falando ‘compra, compra, compra’? Acredito que não.

E o mesmo vale para o seu cliente!

Então, ao invés de ficar insistindo para que ele compre determinado produto, diga que você quer ouvi-lo e se mostre disponível para ajudá-lo futuramente em compras futuras.

  1. Lista

Se o seu cliente não quis comprar de você naquele momento, convide-o para a sua lista de transmissão do WhatsApp, e-mail, etc. Assim ele começará a receber suas novidades e promoções e pode, futuramente, se tornar um cliente.

Não fazer isso é o motivo pelo qual muitos lojistas estão perdendo vendas e deixando de vender ainda mais.

  1. Modelos de mensagens

Ter um script de atendimento e fechamento de vendas pode te ajudar muito nesse processo, tanto para aqueles clientes mais indecisos, quanto para aqueles clientes que disserem não e, também, para os que efetuaram uma compra mas não finalizaram o pagamento.

Aqui eu deixo alguns templates gratuitos de mensagens que podem te ajudar a agilizar o seu atendimento.

  1. Tente outras abordagens, mas continue o relacionamento

Se aquela pessoa não comprou naquele momento, você não deve simplesmente desistir de transformá-la em cliente. Ao contrário, você precisa testar outras abordagens e continuar se relacionando com ela.

Isso ficará mais simples quando você souber o que está impedindo o seu cliente de comprar, pois a partir daí, você pode enviar para ele materiais, campanhas e promoções mais assertivas, pelas quais ele possivelmente vai se interessar.

E, claro, se o seu cliente realmente não quer comprar nada de você, também saiba a hora de desistir e deixá-lo livre (mas sempre se mostrando a disposição para ajudá-lo futuramente).

Está precisando de mais clientes?

Agora, se o que falta para você começar a vender é ter mais clientes em potencial para o seu negócio, então o problema está nas estratégias que você utiliza. Mas eu estou aqui e sei que posso te ajudar.

Se você vende moda online e quer aprender a atrair mais pessoas para as redes sociais do seu negócio e transformá-los em clientes, precisa conhecer o meu treinamento Mais Clientes de Moda.

Esse é o próximo passo para você que deseja criar um negócio online lucrativo e que venda todos os dias.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você!

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