O Natal é uma data muito importante para quem tem loja, seja ela física ou online. Para quem vende moda então, nem se fala.

Essa definitivamente é uma época para lucrar muito e, inclusive, uma grande oportunidade para recuperar os resultados que não aconteceram como esperado ao longo do ano – e salvar as finanças do seu negócio!

Mas, para isso, é preciso estar preparada para investir a sua energia naquelas ações que realmente trarão resultados.

E é sobre isso que vamos falar nesse conteúdo. Se você quer saber como vender mais no natal, está no lugar certo.

Como se preparar para vender mais no Natal 2019?

Vender mais é o que todo empreendedor deseja.

Por sorte, o Natal 2019 é uma data em potencial para isso. Basta saber como se preparar.

Nessa lista, o primeiro passo é ter um bom planejamento.

Inclusive, se você ainda não está planejando suas campanhas, sugiro começar logo.

Isso porque campanhas feitas às pressas tem chances maiores de acabar não dando tão certo ou não sendo bem elaboradas e estruturadas.

Além disso, muitos clientes já se antecipam para as compras de fim ano, principalmente falando de lojas online. Uma porque comprando online eles precisam contar com um tempo de entrega maior, outra porque geralmente já aproveitam a primeira parcela do 13º salário e o pagamento do início do mês.

Ou seja, quanto mais você conseguir se antecipar, melhor. Então, se você ainda não começou a se planejar, o momento é agora!

Confira as dicas de como vender mais no Natal 2019 – e fazer sua loja BOMBAR!

Escute o seu público

Se você quer saber como vender mais no Natal, é preciso começar sabendo O QUE vender. Ou seja, o que os seus clientes realmente querem.

Além de estar atualizada com as tendências do mercado, é importante ouvir a sua audiência e saber identificar pelo que ela mais se interessa.

Assim você saberá como acertar em cheio nas escolhas das suas ofertas promocionais e divulgação.

Uma dica é utilizar as caixas de perguntas do Instagram para saber quais são os produtos que seus clientes gostariam de ver em oferta. E, a partir das respostas, montar sua estratégia.

Ao ouvir o seu público é a melhor maneira de crescer o seu negócio com consistência. Pois é eles quem vão te ajudar nesse processo!

Converse com seus fornecedores

Você também precisará estar preparada para atender uma grande demanda de clientes, que estão atrás de presentes para o Natal.

Dito isso, é fundamental que você esteja em sintonia com seus fornecedores, garantindo que eles terão condições de lhe atender e que seu cliente poderá comprar sossegado de você – e vai receber seus pedidos.

Também opte por fornecedores estratégicos, que negociem com você as melhores condições e, como consequência, eleve seu faturamento (mais lucros!).

Feche parcerias com fornecedores que possibilitam condições diferenciadas de pagamento, ofertas melhores e/ou enviem brindes, que você pode estar repassando para seus clientes – e será um diferencial.

Tenha uma boa Gestão de Estoque

Tão importante quanto adquirir novas peças, é fazer um levantamento de tudo que você já tem estoque.

Esse passo é importante não apenas para fazer compras mais estratégicas para a data, mas também para pensar em campanhas e promoções para acabar de vez com aquele estoque parado.

Também é importante que, durante todo o período, você tenha controle total de tudo o que entra e sai, para saber com segurança o que você tem no estoque – e garantir que não está vendendo mais do que possui.

Pode parecer um aviso bobo, mas na emoção do momento muita gente só quer vender e acaba se esquecendo desse “detalhe”. Então fique atenta e tenha o controle de tudo!

Trabalhe forte nas redes sociais

Se você quer saber como vender mais no natal 2019, não tem como deixar de lado as redes sociais. É hora de trabalhar pesado no meio online!

Veja só:

De acordo com uma pesquisa de intenção de compras de Natal, realizada pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL), 41% dos consumidores brasileiros comprarão os presentes de natal em Lojas Online!

Ou seja, esse que sempre foi um mercado altamente lucrativo, agora é estratégia obrigatória para sua loja, seja ela física ou digital.

Mas tão importante quanto estar presente nas redes sociais, é saber onde investir a sua energia: a rede onde seus potenciais clientes realmente estão (e mais interagem!).

Para alguns negócios, o Facebook é o que traz mais resultados. Noutros, Instagram e WhatsApp. Entre tantas redes, é preciso saber qual é a que faz mais sentido para o seu negócio.

Com isso, quero dizer: qual traz mais resultados, com menos esforço.

Trace um planejamento de ações e postagens e faça as redes sociais do seu negócio bombarem!

Coloque suas promoções em evidência

Para lojas online, as redes sociais são suas principais vitrines.

Para as lojas físicas, a vitrine é o principal ponto de contato e atração de clientes.

Independente de onde você se encaixa, ter uma vitrine atrativa e colocar suas promoções em evidência fará toda a diferença.

Nessa época, apostar em uma identidade natalina, tanto para seu feed, quanto para sua vitrine, é a opção mais interessante.

Além disso, também divulgue as suas melhores ofertas, para que os seus clientes em potencial saibam o que está rolando – e queiram aproveitar!

Você pode fazer oferta para o mês todo, ofertas diferentes para cada semana, ou ofertas relâmpagos disponíveis por 24 horas. Ou tudo junto, também!

Independente do que escolher, todas as opções funcionam muito bem. O caminho é testar o que funciona melhor para o SEU negócio.

Conteúdo de valor (e de vendas!)

Aposte forte na divulgação de conteúdos promocionais e atrativos, para atrair uma audiência cada vez maior para o seu negócio (com real interesse naquilo que você vende).

Dar dicas de como usar e combinar seus produtos, por exemplo, é uma ótima ideia de como vender mais no natal.

Outra abordagem interessante é dar opções de presente para o companheiro, filho, mãe, enfim… Isso ajudará e acelerará a tomada de decisão do seu cliente, contribuindo para aumentar suas vendas (e seus lucros).

E não esqueça: faça CTA de vendas em suas postagens. Natal é época de vender, não tenha medo disso.

Vejo muitas pessoas que ainda não vendem simplesmente porque não fazem oferta. Não cometa esse erro!

Atendimento

Se você quer saber como vender mais no natal (e depois dele…) é importante prestar um atendimento de qualidade, dando máxima atenção para seus clientes.

Isso diferencia sua loja das demais, já que muitas só querem atender rápido e não se preocupam com a qualidade do serviço.

Mas atenção, você também precisa ter um atendimento ágil. Então, se necessário, invista em novos canais de comunicação e em uma equipe maior.

Só não confunda atendimento ágil com atender de qualquer jeito, ok? Seu atendimento deve ser um dos diferenciais do seu negócio.

Faça stories e lives promocionais

Divulgue sua loja, seus produtos, suas ofertas… nas lives e stories do Instagram.

Segundo o Instagram, são mais de 300 milhões de usuários ativos nos Stories por dia.

Essa funcionalidade poderosíssima do Instagram pode (e deve) ser utilizada nas suas estratégias de venda.

Fazer stories atrativos é uma ótima maneira de alcançar uma audiência cada vez maior e ser descoberto mais facilmente no Instagram.

As Lives também são muito poderosas para quem deseja utilizar ao máximo o poder do Instagram para venda de moda.

Se a sua loja está no Instagram e você quer aumentar suas vendas neste natal, use e abuse dessas ferramentas gratuitas que estão ao seu dispor.

Anuncie

Assim que você souber qual é a rede social que mais traz resultados para você, aquela pela qual seus potenciais clientes se informam e pesquisam produtos, invista nelas.

E, com investir, estou falando em anunciar. Isso mesmo!

Se você tem medo de investir seu dinheiro em anúncios, comece aos poucos. Com apenas R$7 você já pode começar a testar campanhas – e sim, ter resultados.

Principalmente no natal, época em que a concorrência é grande, conseguir investir um pouquinho em anúncios e fazer com que a sua mensagem chegue até o cliente certo, é muito poderoso.

Condições de pagamento diferenciadas

Apesar de ser época de 13º salário, férias e bonificações para muitos, não há como negar que oferecer condições facilitadas de pagamento fará muita diferença para que a sua loja venda mais no natal.

Final de ano é muito gasto, a gente sabe, por isso, oferecer para a primeira parcela ser em 30/60 dias, parcelamento sem juros ou em mais cartões de crédito, boleto bancário e outras, são opções que podem tornar sua loja ainda mais atrativa, além de ser um diferencial entre seus concorrentes.

Mas atenção: ofereça apenas aquilo que está ao seu alcance. Nada que vá impactar negativamente seus lucros, ok? Então planeje tudo detalhe por detalhe, para garantir que valerá a pena para o seu negócio.

Pós-venda e Logística reversa

Uma verdade é que, por mais que você venda muito (e tenho certeza que vai, ainda mais se preparando bem), é preciso ter pessoas responsáveis pelo pós-venda, além de uma logística reversa de qualidade, que permita ao seu cliente fazer trocas e devoluções de maneira descomplicada e sem afetar os lucros do seu negócio.

Eu sei que ninguém quer pensar que vai ter gente devolvendo seus produtos, mas quem tem um negócio online precisa estar preparado para tudo.

Caso contrário, seus lucros podem acabar sendo prejudicados no meio do caminho.

Outro ponto importante é mostrar para o seu cliente que você se importa com a experiência que ele teve com a sua loja.

Como fazer isso? Conversando com o seu cliente para saber como foi a entrega, se o produto está conforme esperado, entre outros.

Nesse processo, encontre formas de fideliza-lo, para que ele continue comprando de você. Isso fará a diferença.

Conclusão

Agora que você já tem algumas dicas para começar a preparar a sua loja para o Natal, está na hora de colocar a mão na massa (o quanto antes).

Lembre-se que quanto mais tempo você passar se planejando e pensando em suas campanhas e estratégias, melhor serão seus resultados.

Para se planejar com antecedência no próximo ano, estar sempre atualizada e não perder nenhuma data comemorativa, clique aqui e baixe gratuitamente o Calendário Venda Moda Online 2020.

Mas agora, se você precisa de ajuda para colocar tudo isso que falamos aqui em PRÁTICA e começar 2020 lucrando muito, clique aqui e inscreva-se no Aulão Completo sobre técnicas e estratégias para vender muito mais no Natal, Amigo Oculto e Ano Novo.

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Conteúdo publicado em 14 de Dezembro de 2018. Atualizado em 06 de Dezembro de 2019.