Novembro chegou e com ele a data tão esperada pelos comerciantes e clientes: a Black Friday 2020.

Com o aumento das vendas online e a pandemia do coronavírus, espera-se que esse ano as vendas online decolem ainda mais durante esta data.

Dito isso, você como lojista deve estar preparada para potencializar ainda mais seus resultados, fazendo suas vendas bombarem.

Para te ajudar, separei neste texto algumas dicas e estratégias para implementar no seu negócio e aumentar sua lucratividade durante a Black Friday.

Quando acontece a Black Friday 2020?

Como em todos os anos, a Black Friday 2020 acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Neste ano, dia 27.

No entanto, desde o início do mês você já pode fazer ações promocionais ou ir divulgando as ofertas que serão liberadas.

É importante ir aquecendo seus seguidores e sua lista, para que fiquem de olho nos descontos!!

Black Friday 2020: como preparar a sua loja para vender mais

Novembro já começou, mas ainda dá tempo para você se preparar para vender muito na Black Friday 2020 (e faturar verdadeiramente alto!). Confira as dicas:

Olhe para o seu estoque!

Antes de planejar as ações que você vai fazer na Black Friday 2020, é importante que você certifique-se de que terá estoque suficiente para lidar com um grande número de pedidos, que com certeza será mais alto do que o normal. 

Nesse caso, eu tenho duas dicas para você e a primeira envolve aquele estoque paradofaça um levantamento de quais são essas peças que estão paradas, para criar combos e fazer promoções com elas, mesmo que dando-as de brinde, para aumentar a percepção de valor dos seus clientes sob o seu produto. 

Dessa forma, você une o útil ao agradável.

A segunda dica é entrar em contato com seus fornecedores e negociar não apenas preços melhores, mas condições de pagamento diferenciado e produtos também diferentes, para atrair ainda mais clientes para o seu negócio (quem não gosta de novidade, não é mesmo?).

Divulgue suas promoções

Se você não fizer uma bela divulgação das promoções da sua loja, seu cliente não vai simplesmente adivinhar as ofertas que você está fazendo, certo? Por isso, aposte nas redes sociais como reais vitrines da sua loja! 

Uma dica é criar padrões de imagem e identidades visuais específicas para a promoção da Black Friday 2020. Assim seus clientes conseguem facilmente identificar o que está e o que não está na promoção.

Mas atenção: durante a sua semana de divulgações, procure não disputar a atenção do seu cliente com outras ofertas. Foque o máximo possível na Black Friday, porque é isso que vai atrair a atenção do seu público!

A presença digital será de extrema importância para o seu negócio dar ainda mais lucros. Se puder, também indico que faça anúncios, impulsionando postagens estratégicas (não é preciso grandes investimentos!).

Afinal, de nada adianta você ter as melhores ofertas da Black Friday e não fazer com que elas cheguem até o seu cliente final, certo?

Calcule seus descontos

A Black Friday Brasil é muito aguardada em razão dos descontos atrativos, isso todo mundo já sabe. Mas você sabe como calcular da maneira certa, para que esse desconto não acabe se transformando em prejuízo para você?

É comum que muitos lojistas, principalmente iniciantes, acabem se empolgando muito com a data e cometam alguns erros que podem atrapalhar o seu fluxo de caixa. Por isso, aprender a calcular bem as suas margens de lucro e o quanto você pode, de fato, ofertar de desconto, é bem importante.

E lembre-se sempre: calcular o preço do seu produto X2 não significa 100% de lucro! Para saber como calcular a margem de lucro do seu negócio e precificar seus produtos, clique aqui.

Prepare seu atendimento

Se você tem um time de atendimento ou se você mesma é responsável pelo suporte da sua loja, uma coisa é preciso saber: será preciso se preparar!

Prestar um ótimo e rápido atendimento fará toda a diferença. Afinal, é só imaginar que o seu potencial cliente será bombardeado por uma série de ofertas diferentes, de todos os lados, e aqueles que estiverem preparado para atendê-lo, ajudá-lo e tirar suas dúvidas sairão na frente.

É por isso que eu digo: o atendimento é SEMPRE um diferencial para o seu negócio, independente da época. E, por isso, é preciso investir em um serviço de excelência. Se você tem uma equipe, um treinamento especializado faz toda a diferença. 

Seja por WhatsApp, e-mail, redes sociais, telefone, etc., esteja sempre preparado para tornar a experiência do cliente com a sua loja o mais incrível possível.

Reative seus clientes inativos

A Black Friday é muito mais do que uma data para você vender mais, é também uma oportunidade para você se relacionar com aqueles clientes que já compraram de você e que podem voltar a fazer negócio.

Sempre tenha em mente que a Black Friday não vai terminar para a sua loja no dia seguinte, pelo contrário. Aqueles que querem resultados diferentes, precisam pensar e agir diferente. O que eu quero dizer, é: estude estratégias para fidelizar os seus clientes. SEMPRE! 

Enfim, voltando aqui, esse é o momento de pensar em maneiras estratégicas para reativar seus clientes, seja por WhatsApp, E-mail, SMS, entre outras formas de contato que você tem com ele.

A grande sacada aqui é você fazer com que o seu cliente sinta-se especial, lembrado… Utilize estratégias de marketing digital, persuasão e ofereça ofertas realmente atrativas para ele. 

5 ideias de ações promocionais para a Black Friday 2020

Black Friday Brasil chegando e você ainda não tem ideias sobre quais ações promocionais fazer na sua loja de moda? Calma, eu trouxe 5 dicas simples de serem executadas e você sair lucrando!

Uma semana inteira de descontos

Você não precisa esperar o dia 27 de novembro chegar para dar início às suas promoções da Black Friday. É isso mesmo!

Quanto antes você se programar e começar a divulgar suas ofertas, melhor. Comece com um “esquenta” de Black Friday, com ofertas diferentes a cada dia e/ou semana.

Por exemplo, se você vende roupas femininas variadas, pode fazer a “semana da calça jeans”. Se vende sapatos, pode fazer a “sexta” dos sapatos infantis, entre outras.

E, quando finalmente chegar a última semana do mês, aí sim, a minha dica é fazer uma semana inteirinha com seus melhores descontos. E arrase na divulgação das suas ofertas! 

Faça parcerias estratégicas (brindes são sempre muito bem-vindos!)

Sempre que você for fazer grandes ações promocionais, a negociação com seus fornecedores será de extrema importância – e pode afetar diretamente os seus lucros. É por isso que eu sempre falo da importância de fechar parcerias estratégicas para o seu negócio.

Aqui, no caso, é o momento de você negociar descontos, melhores condições de pagamento e até mesmo brindes. Assim você consegue repassar tanto os produtos quanto os descontos para os seus clientes, sem precisar abrir mão de parte dos seus lucros com isso.

Então procure desde já fornecedores estratégicos para alimentar o seu negócio e que sejam bons negociadores.

Crie pacotes de produtos

Os kits ou combos de produtos também funcionam (e vendem!) super bem. Por isso, aposte em pacotes estratégicos, com condições e promoções realmente atrativas.

Essa é uma ótima forma de gerar vendas adicionais e aumentar o ticket médio do seu negócio. Ao oferecer produtos complementares, você aumenta suas chances de vender mais! 

Uma dica é aproveitar a proximidade com o natal para criar combos de presentes, look para a data, entre outras coisas, dependendo do seu segmento.

Também aproveite para utilizar estratégias de marketing como: frete grátis acima de X reais em compras. Funciona super bem!

Dê destaque aos produtos em promoção

Como eu já falei aqui, mas vale sempre a pena reforçar, é importante que você realmente dê destaque para os produtos que estão em promoções e não desvie a atenção do seu cliente.

É fato: durante a Black Friday, seus clientes estarão atrás de promoção e descontos, é isso que vai chamar a atenção deles. Então foco total nas suas redes sociais para essas peças promocionais.

Se você tem loja física, posicione seus produtos de maneira que sejam facilmente visíveis, principalmente já na primeira olhada, para que o seu cliente identifique as peças promocionais. Também aproveite o espaço da sua vitrine para demonstrar que você está em clima de Black Friday.

Utilize o WhatsApp

Por fim, a última dica que eu tenho para te dar é utilizar o WhatsApp para potencializar as suas vendas – assim como eu indico que você faça todos os dias! 

Como eu sempre falo, ter outros meios de contato com seus clientes é de extrema importância. E no caso do telefone, whatsapp e e-mail, é ainda mais… 

Aproveite essa maneira mais próxima para enviar ofertas exclusivas. Faça catálogos com seus produtos em promoção e envie-o para seus clientes.

Agora, se você tem uma lista de transmissão e seus contatos separados por interesse, aí é hora de você apostar em mensagens personalizadas. E digo: isso é muito poderoso! Pensa comigo: se você já conhece seu cliente e sabe pelo que ele se interessa, é só questão de fazer a mensagem certa chegar até ele.

Mas cuidado, nada de ser evasivo ou enviar muitas mensagens. Também certifique-se sempre de que seus clientes realmente desejam receber mensagens, ofertas e promoções do seu negócio através do WhatsApp (assim evita que seu número seja marcado como spam e banido!).

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