Quer acabar de vez com o seu estoque parado? Confira neste post 5 dicas que poderão te ajudar a passar por esse problema e vender as peças que estão “empacadas” por aí, no seu negócio de moda online.

Estoque parado: o inimigo dos lojistas

De fato, um dos maiores inimigos de todo lojista de moda é sofrer com o estoque parado.

Todo dia eu recebo diversas mensagens no direct, e até mesmo na caixinha de perguntas do Instagram sobre como acabar com o estoque parado. É compreensível, afinal, estoque parado é dinheiro parado!

E além de ser dinheiro parado, isso também pode fazer com que seus produtos sejam danificados pela ação do tempo e até mesmo se desvalorizem no mercado, causando ainda mais prejuízo.

É claro que nenhum lojista de moda quer passar por isso e, por saber que essa é uma grande dificuldade, decidi trazer nesse conteúdo 5 dicas de como vender estoque parado, com ações práticas e eficientes para o seu negócio de moda online, para você já colocar em prática.

Como vender estoque parado em 5 passos práticos e eficientes

Conheça seu público-alvo

Um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio de moda – e, claro, para vender seu estoque parado – é conhecer o seu público-alvo. Afinal, todas suas estratégias de compra e venda devem ser baseadas nessas pessoas.

Sendo assim, durante o momento de compras de produtos, artigos e peças, você lojista DEVE ter em mente a ação de “fazer compras estratégias” pensando diretamente no seu próprio público-alvo.

Se você sempre tiver o seu público-alvo como fio condutor de suas estratégias e ações, pode ter certeza que dificilmente você ficará com o estoque parado e suas ações serão muito mais efetivas e lucrativas.

Dito isso, conhecer o seu público-alvo irá te fazer compreender o que eles compram e o que eles não compram. Além disso, você terá a clareza sobre quais produtos comprar e por que comprar, evitando o estoque parado.

Seja amiga do seu estoque

Seja a melhor amiga do seu próprio estoque. Converse com ele todo dia (ou seja, faça a gestão diária do seu estoque!).

Apesar de parecer ser simples, isso requer uma estratégia de levantamento que muito provavelmente te tomará tempo. Entretanto, somente através dessa forma você terá em mãos tudo o que comprou, o que vendeu, e o que ainda está parado.

E esse conhecimento é muito importante para que você consiga montar estratégias para vender estoque parado. Essa também é a melhor forma de conseguir entender o que está errado no seu negócio, e por qual razão seu estoque está parado.

Dica: faça um levantamento sobre quantas peças você tem de determinado produto, cores, estampas, tamanhos, marcas, preços, etc. Isso fará com que você tenha em mãos, de forma clara, como superar o problema de estoque parado.

Compras estratégicas

Infelizmente é normal que muitos lojistas se desesperam ao ver o estoque se acumulando e agem no impulso para COMPRAR MAIS!

Mas isso se torna um grande tiro no pé, pois além de ficar com o estoque parado, não irá gerar vendas e ainda por cima, terá um gasto desnecessário por ter comprado mais produtos.

Por isso eu preciso fazer com que você entenda que: se o seu estoque está parado, não está na hora de sair comprando peças novas adoidada. Entretanto, caso for realmente necessário efetuar novas compras, comece a aplicar o método de “compras estratégicas”.

Pense no que o seu público-alvo costuma e gosta de comprar, e faça compras pensando nele. Além disso, você pode tentar uma abordagem de criar looks para vender as peças “encalhadas” no seu estoque.

É importante lembrar que durante o método de compra estratégica você faça algumas perguntas, como: Qual a sua meta para o próximo mês (vendas) e quanto será necessário para vender para atingi-la?

Faça combinações de peças

Agora uma dica simples e prática para você vender estoque parado: fazer combinações de peças!

Saiba que, somente por colocar em prática essa alternativa de fazer combinações de peças que você tem paradas no estoque pode “dar um up” no seu catálogo de produtos, e fazer com o que o público se interesse em comprar.

Usar da criatividade para fazer combinações de looks é uma ótima forma para conseguir divulgar novamente os produtos que não estão vendendo em sua loja.

Além disso, é importante que você saiba que o apelo visual é algo que funciona muito para quem vende moda online. Então, busque a melhor forma de combinações de peças para vender as peças do seu estoque parado.

Campanhas de vendas!

A última dica que eu deixo pra você hoje é realizar campanhas em sua loja para vender o seu estoque parado!

Elaborar uma maneira de criar ofertas direcionadas para o seu público em potencial, é uma alternativa certeira para acabar com o estoque parado.

Para fazer isso, é bom que você pense em alguns pontos para abordar como:

  • Combos de produtos;
  • Frete grátis (estratégico);
  • Compre um e ganhe um brinde (estratégico);
  • Último dia de oferta (faça uso da escassez);
  • Descontos acumulativos (estratégicos);

Analise as opções e defina a melhor abordagem para fazer uma campanha de vendas em sua loja online! Lembre-se de usar as datas comemorativas ao seu favor, criando campanhas temáticas e criativas.

15 passos para acabar com o estoque parado da sua loja de moda

Além dessas 5 dicas que eu te passei hoje, saiba que há 15 passos ideais para acabar de vez com o estoque parado da sua loja de moda.

Após receber diversos relatos de lojistas passando por essas dificuldades e tendo prejuízos em seu negócio, eu resolvi criar um treinamento para ajudar os vendedores de moda online a terem uma boa gestão de seus estoques.

Através do meu treinamento, eu vou te auxiliar a aplicar métodos simples e eficazes para acabar com o estoque parado de sua loja de moda online.

Além disso, eu posso te ajudar a ter noções sobre alguns pontos importantes para a vida do seu negócio, como:

  • economia com gastos desnecessários;
  • melhora na suas vendas e experiência de cliente;
  • mais lucros;
  • planejamento eficaz de promoções e ofertas;

Se interessou em fazer parte do meu treinamento? Clique aqui e acabe de vez com o estoque parado do seu negócio de moda online!

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