Muitas pessoas me perguntam se é possível vender com frete grátis. E a resposta é simples: depende da estratégia que você utilizar. Pense comigo: se não há quem leve seu produto de graça até o consumidor, quem irá pagar a conta?
É claro que esse valor terá que ser de responsabilidade de alguém, ou seja, de você ou do seu cliente. Mas então, como vender com frete grátis sem ficar no prejuízo? É sobre isso que vamos falar hoje. Vem comigo!
É possível vender com frete grátis?
Sendo rápida e direta, sim. É possível vender com frete grátis. Mas é preciso ir por partes. Ou seja, pensar em como você irá fazer essa oferta sem prejudicar seus lucros.
Para algumas pessoas, isso é impossível. Para outras, oferecem mesmo que fique por sua conta. No entanto, você pode fazer isso e aumentar suas vendas, sem comprometer parte do seu faturamento.
Mas vale a pena oferecer frete grátis?
Uma loja online que oferece frete grátis tem chances de vender mais, pois será mais atrativa aos olhos do consumidor. E, como hoje em dia os usuários estão cada vez pesquisando mais os preços e vantagens, isso realmente pode fazer a diferença para seu negócio.
Mas a questão é, será que vale mesmo a pena vender com frete grátis? E a resposta é sim e não. No caso, se você tiver uma oferta bem planejada, sim. Agora, se suas estratégias não foram bem pensadas, provavelmente não será benéfico para o seu negócio.
O fato é: não é porque seus concorrentes estão oferecendo frete grátis, que você tem que sair arcando com esse custo. Para não prejudicar seus resultados e seus lucros, é importante ter acalma, avaliar bem essa questão, para então começar do jeito certo.
Vantagens de oferecer frete grátis
Eu poderia ficar aqui listando as vantagens de vender com frete grátis, mas vou falar rapidamente as que eu considero principais (quando as estratégias são bem elaboradas, claro):
- Atrair mais clientes;
- Aumentar suas vendas;
- Fidelizar seus clientes;
- Se destacar de seus concorrentes;
- Menos desistência de compra;
- Aumento do alcance da sua loja;
- Resgate de clientes antigos;
- Maior incentivo para a compra de mais peças.
Como começar a oferecer frete grátis
Como eu já falei, é importante que você vá com calma e analise bem as possibilidades, antes de sair por aí oferecendo frete grátis de qualquer jeito. Confira algumas dicas que eu separei especialmente para você.
Analise seus concorrentes
Anteriormente, eu falei que não é porque seus concorrentes estão oferecendo frete grátis, que você também deve fazer isso. No entanto, também não quero dizer que você não deve.
Um ponto importante é ficar de olho no que eles estão fazendo e em como eles estão fazendo. Assim, você pode ter ideias de como aplicar no seu negócio, sem ficar no prejuízo.
Além disso, é sempre importante lembrar que os consumidores estão cada vez mais seletivos e pesquisadores quanto a preços em e-commerce e, por este motivo, é importante encontrar formas de atrair seus clientes e, ao mesmo tempo, ter um diferencial e se destacar de seus concorrentes. E o frete grátis pode te ajudar com isso!
Valorize quem sempre compra de você
Outra estratégia, inclusive para fidelizar os clientes que já compram de você, é oferecer frete grátis para os consumidores que estão sempre comprando seus produtos. Assim você irá motivá-los a continuar comprando.
Para estes ‘clientes mais fiéis’, você pode estipular um valor X de compras, para que ele ganhe frete grátis ou oferecer frete grátis em produtos específicos.
Recupere clientes antigos
Outra forma de utilizar o frete grátis de forma benéfica para sua loja, é fazer promoções apenas para os clientes que, ao menos uma vez, já compraram de você, mas que não voltaram a fazer novas compras.
Essa estratégia é uma maneira de trazê-los de volta para o seu site, através da oferta de frete grátis na próxima compra.
Você também pode utilizar a estratégia anterior, de oferecer o frete grátis sobre a condição de ele gastar determinada quantia ou, ainda, caso adquira algum produto selecionado.
7 dicas para vender com frete grátis sem ficar no prejuízo
O frete grátis é uma das melhores maneiras de atrair mais clientes para sua loja online e aumentar suas vendas. No entanto, para evitar perdas e prejuízos, é importante que você fique atento à alguns detalhes.
Está querendo oferecer frete gratuito para seus clientes, mas ainda não sabe como fazer isso? Então vamos às dicas.
Analise cada produto
Antes de tudo, pense nas particularidades de cada produto, como altura, comprimento, peso e largura. Afinal, essas medidas impactam no valor do frete e, portanto, há produtos que devem ser pensados de maneiras diferentes, quem sabe até ficando fora dessa oferta.
Insira o frete no valor final
Outra dica muito utilizada pelos negócios online é agregar o valor do frete ao valor final do produto. É uma estratégia que funciona e atrai muitos consumidores.
Por exemplo, se você vende um vestido que custa 40 reais e o frete é 10, ofereça o vestido por 50 reais e frete grátis. Essa é uma maneira de tornar sua oferta mais atrativa e chamar a atenção de potenciais clientes.
A partir de um valor “X”
Como já falei anteriormente, outra forma de oferecer frete grátis sem ficar no prejuízo, é fazer isso a partir do momento que seu cliente comprar um valor X em produtos da sua loja. Assim, além de atrair mais consumidores, você irá aumentar seu ticket médio, incentivando a compra de mais peças por usuário.
Ou seja, com essa estratégia todo mundo sai ganhando.
Regiões com mais clientes
Todo negócio tem regiões onde costumam ter um número maior de vendas. Ou seja, onde está concentrado um grande número de clientes. E você pode utilizar isso a seu favor.
Por exemplo, se você sabe que a maioria dos seus clientes são de São Paulo, pode ser conveniente para o seu negócio oferecer frete grátis para essa região, já que é onde tem grande volume de vendas.
Você também pode escolher algumas cidades e localidades específicas onde tenha um grande número de clientes, para oferecer o frete grátis sem comprometer seus lucros.
Datas especiais
Outra dica é utilizar as datas comemorativas para oferecer frete grátis, como o dia da mulher, dia dos namorados, natal e outros. Para ficar por dentro de todas as datas comemorativas do ano, utilize esse calendário gratuito.
Ao optar por esta opção, você ainda pode colocar produtos específicos em promoção. Por exemplo, no dia da mulher, colocar os produtos femininos com frete grátis.
Redução no frete
Caso você analise e defina que não é viável para o seu negócio oferecer frete grátis (o que é uma realidade para muitos), não se desespere. Ao invés disso, procure oferecer um valor menor.
Para fazer isso, a dica é embutir parte do valor do frete nos seus custos e cobrar um valor menor de frete do que o usualmente cobrado pelos Correios ou transportadoras.
Por exemplo, ao invés de passar pra cliente que o frete é 25,00, você acrescenta 15,00 no seu custo operacional e cobra 10,00 de frete. Assim digamos que vocês ‘dividem’ esse custo.
Por fim: Não esqueça da logística reversa
A última dica é que você atente-se também para a logística reversa. Afinal, oferecendo frete grátis ou não, se o seu produto tiver algum defeito ou o cliente quiser devolvê-lo por qualquer motivo (o que ele pode fazer, se tiver dentro dos 7 dias que ele tem direito), é importante que você não fique no prejuízo por isso.
E, para garantir que essa troca ou devolução não se transforme em problema, é importante ter uma logística reversa de qualidade. Leia mais sobre isso aqui.
Conclusão
Como você viu, é sim possível oferecer frete grátis para atrair ainda mais clientes para a sua loja.
Mas cuidado, não saia fazendo isso para todos e a toda hora. Coloque na ponta do lápis, faça cálculos, estude os números e avalie se vale a pena, garantindo que isso não afetará seus lucros.
Como lojista, você deve estar ciente que o frete grátis só existe na cabeça do cliente. Na verdade, ele sempre terá um custo, seja para você, seja para ele.
É por isso que essa oferta depende de vários fatores para ser realmente eficiente e benéfica para o seu negócio. Como, por exemplo: preço médio das suas peças, regiões onde você mais vende, valores do frete, concorrência, margem e lucro, entre outros.
Mas um fato é: se você está notando que o valor do frete é um motivo que faz com que alguns clientes desistam de comprar de você, é importante rever suas estratégias e pensar em como implementar melhorias nesse processo.
Ah, e se você precisa ajuda para criar estratégias para não perder vendas por conta do frete, conheça o treinamento Embalando Seu Sucesso.
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