Aqui neste conteúdo você vai aprender como vender com frete grátis ou frete único sem prejudicar os lucros do seu negócio de moda!
Você perde vende por conta do frete?
Muitas vezes as pessoas que possuem um negócio online acabam não realizando suas vendas por conta do preço do frete. E, por conta disso, muitas decidem começar a oferecer frete grátis, para conseguir fazer com que a venda aconteça.
Inclusive, eu recebo diariamente dúvidas sobre se realmente é possível vender com frete grátis, e a resposta para essa questão é muito variável pois, acima de tudo, vai depender muito da estratégia que você usa no seu negócio.
Por exemplo, como você vai enviar algo sem ter custo algum? Alguém terá que arcar com a conta no final do mês; você ou o seu cliente.
Mas aí surgem as dúvidas, não é mesmo? “Como tem empresas que conseguem vender com frete grátis e você não?”. E, é exatamente sobre isso que vamos falar hoje.
(Leia esse conteúdo antes de sair oferecendo frete grátis aí no seu negócio!)
É possível vender com frete grátis ou frete único?
A resposta para isso é bastante básica e ela é SIM. Realmente é possível vender com frete grátis ou frete único no seu negócio. Porém, é preciso estar atento a algumas partes.
Uma dessas partes é: Como você vai vender com frete grátis sem sair no prejuízo em seus lucros?
Para muitos lojistas, essa possibilidade é impossível nos negócios, enquanto para outras, acabam arcando com todo o custo do envio.
Portanto, para conseguir implementar essa funcionalidade no seu negócio, as suas vendas devem aumentar.
É importante oferecer frete grátis ou único?
Não é importante ou necessário, mas não tem como negar que oferecer frete grátis ou único é sim um atrativo, principalmente no meio online.
Sendo assim, acaba se tornando muito relevante e as chances de vender mais se tornam cada vez maiores, pois será uma atratividade a mais para o consumidor.
Além disso, vale lembrar que os consumidores estão sempre em busca de lojas que ofereçam os melhores preços e vantagens para suas compras – como é o caso do frete grátis.
No entanto, há um ponto que você deve analisar, se vender com frete grátis ou único no seu negócio realmente vale a pena.
Se você possuir uma oferta detalhada e bem planejada, ter um frete grátis em sua loja é uma grande sacada. Porém, caso o seu negócio não tenha estratégias bem elaboradas e, há uma grande probabilidade do frete grátis prejudicar o seu negócio.
Entretanto, é bom estar atenta a outras circunstâncias. Por exemplo, não é porque a sua concorrência oferece frete grátis, que você deve ofertar de imediato também.
Para disponibilizar um frete grátis ou único no seu negócio, você deve ter lucros, calma ,e acima de tudo, uma estratégia detalhada para isso acontecer.
Mas como vender com frete grátis?
Para começar a ofertar vendas com frete grátis na sua loja, você deve se atentar a alguns pontos de suma importância. Então, vamos conferir estes pontos.
Analisar a concorrência
O primeiro passo para preparar o seu negócio para ofertar um frete grátis ou único, é analisar a sua concorrência.
Por exemplo, aqui você deve se atentar à maneira que os seus concorrentes oferecem essa opção e como eles fazem. Somente dessa forma, você poderá ter alguma ideia de como fazer isso na sua loja, sem sair prejudicado.
Visto isso, é importante dizer que os consumidores estão procurando cada vez mais por produtos em específicos com preços agradáveis e frete grátis.
Portanto, eu sugiro que você encontre uma forma de atrair os seus clientes para o seu negócio, e dispôr a função de frete grátis irá te ajudar nisso.
Valorizar seus clientes
Aqui, eu aconselho a você a investir nos clientes que já fazem parte do seu negócio, ou seja, os clientes que sempre compram de você.
Sendo assim, passe a oferecer a opção de frete grátis para esses clientes que estão sempre comprando na sua loja. Desta forma, você vai fomentar a vontade deles de comprar mais ainda com você!
Além disso, você pode projetar um valor X para seus clientes comparem, e eles irão ganhar o frete grátis. E, isso também pode ser usado em alguns produtos específicos da sua loja.
Recuperar clientes
Seguindo a mesma ideia do tópico anterior, passar a fazer promoções com frete grátis também pode chamar atenção dos clientes antigos, ou seja, aqueles que compraram uma vez, mas não compraram mais.
Dessa forma, abordar uma promoção com frete grátis, poderá trazer esses clientes antigos de volta para fomentar o seu negócio, então oferte que, na próxima compra, terão frete grátis.
Além disso, você também pode elaborar uma estratégia para ofertar o frete grátis, a partir de um valor X para esses clientes, assim como no tópico anterior.
5 dicas para vender com frete grátis ou frete único sem prejudicar o seu negócio
Não é segredo que o frete grátis pode atrair de diversas maneiras um maior número de clientes para a sua loja e fazer suas vendas aumentarem, mas também pode prejudicar a sua lucratividade ao ser usado de forma errada.
Sendo assim, para evitar que você cometa alguns erros básicos, eu separei 5 dicas para vender com frete grátis ou frete único sem prejudicar o seu negócio. Pronta? Então vamos ao que interessa.
Análise geográfica
O primeiro grande passo para poder incluir o frete grátis ou frete único em seus produtos, é fazer uma análise geográfica do seu negócio.
Por exemplo, você deve conhecer quanto custa um frete para determinado estado/cidade.
Nisso, é bom você incluir as regiões que você possui uma maior demanda de clientes, pois assim será melhor para implementar o frete grátis no seu negócio.
Após ter o conhecimento disso sobre quais as regiões compram mais do seu negócio e custo de frete para elas, é bom anotar para futuramente inserir o frete grátis no seu negócio.
Analisar cada produto
O segundo passo importante para ofertar o frete grátis ou único é analisar cada produto do seu negócio.
Por exemplo, tenha conhecimento sobre altura, comprimento, peso e largura dos seus produtos, pois estas especificações irão pesar na hora de colocar o frete.
Visto isso, você deve se atentar que nem todos os produtos devem ser ofertados com frete grátis, pois acabariam gerando prejuízo ao invés de benefício.
Insira o frete no valor final
Após você ter feito uma análise geografia sobre os valores de fretes e analisado os produtos aos quais você irá ofertar a opção de frete grátis, está na hora de você “mexer” na sua precificação.
Uma das maiores sacadas para os lojistas online, é incluir o valor do frete no preço final do seu produto de forma estratégica. Por exemplo, você tem um produto que custa 70 reais e o frete de envio é 10, então oferte este vestido pelo preço de 80 reais + frete grátis.
Essa estratégia é muito mais comum do que se parece no ambiente de negócios online e certamente vai deixar os seus produtos bem mais atrativos para os clientes.
Frete a partir de um valor “x”
Da mesma forma que inserir frete grátis a partir de alguma promoção de sua loja, você pode ofertar a opção a partir de um valor “x” de um produto.
Por exemplo, caso um produto seu esteja acima de um valor “x” que você consiga ofertar a opção de frete grátis sem ficar no prejuízo, faça.
Você já deve ter encontrado diversos lojistas que fazem isso utilizando até mesmo “Em compras acima de 100 reais o frete é grátis”.
Além disso, você pode também criar uma estratégia de “Na compra de dois produtos acima de um valor ‘x’ o frete é grátis”.
Utilizando desses meios estratégicos, você irá conseguir atrair mais consumidores para o seu negócio e ainda terá um aumento da sua rentabilidade.
Dividir o valor do frete
A última dica de hoje é dividir o valor do frete. Eu sei que muitas vezes é inviável ofertar frete grátis ou frete único no seu negócio e portanto dividir o frete é uma boa saída.
Para conseguir fazer isso de maneira bem-sucedida, basta você acrescentar o frete no valor do seu custo e cobrar um valor menor do frete.
Suponhamos que o valor do frete de um determinado produto é 25 reais, você incrementa 15 reais no custo operacional e passa para o seu cliente 10 reais de frete. Dessa forma, você irá dividir o valor do frete com o consumidor.
Ufa, hoje foi bastante conhecimento envolvido para ofertar frete grátis ou único no seu negócio, né? Mas caso você esteja passando por dificuldades para implementar isso na sua loja, eu ainda posso te ajudar mais do que imagina.
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