Você está perdendo clientes por causa do frete caro? Veja aqui dicas valiosas de como vender com frete grátis sem perder dinheiro e não perca mais vendas.

É possível vender com frete grátis?

Recebo muitas perguntas sobre como é possível vender com frete grátis sem ficar no vermelho. E a verdade é que existe uma estratégia para isso.

Claro que, no fim das contas, o frete sempre precisa ser de responsabilidade de alguém. Afinal, se não há quem entregue seu produto de graça, alguém precisará pagar a conta.

Só que essa pessoa não precisa ser você.

Mas então como vender com frete grátis sem ficar no prejuízo? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Frete grátis: um atrativo para as suas vendas

Se o frete pode te fazer perder vendas, ele também pode te ajudar a vender mais.

Sendo assim, se você oferece frete grátis para seus clientes, tem sim chances de vender mais, porque a compra será muito mais atrativa e vantajosa aos olhos do consumidor. Ou seja, é uma estratégia que realmente pode fazer a diferença para seu negócio.

Mas a questão é, será que vale mesmo a pena vender com frete grátis?

A resposta é sim e não.

No caso, se você tiver uma oferta bem planejada, sim. Agora, se suas estratégias não foram bem pensadas, provavelmente não será benéfico para o seu negócio.

O fato é: não é porque seus concorrentes estão oferecendo frete grátis, que você tem que sair arcando com esse custo. Para não prejudicar seus resultados e seus lucros, é importante ter acalma, avaliar bem essa questão, para então começar do jeito certo.

Vantagens de oferecer frete grátis

Eu poderia ficar aqui listando as vantagens de vender com frete grátis, mas vou falar rapidamente as que eu considero principais (quando as estratégias são bem elaboradas, claro):

Mas a grande questão, é: como vender com frete grátis?

Como eu já falei, é importante que você vá com calma e analise bem as possibilidades, antes de sair por aí oferecendo frete grátis de qualquer jeito. Confira algumas dicas que eu separei especialmente para você.

Valorize quem sempre compra de você

Uma estratégia para vender com frete grátis enquanto fideliza quem já comprou de você, é oferecer frete grátis para os “clientes fiéis”, aqueles que estão sempre comprando seus produtos. Assim você irá motivá-los a continuar comprando.

Ou para quem já comprou de você recentemente, também é uma boa opções.

Para estes ‘clientes mais fiéis’, você pode estipular um valor X de compras, para que ele ganhe frete grátis ou oferecer frete grátis em produtos específicos.

Recupere clientes antigos

Outra forma de utilizar o frete grátis de forma benéfica para sua loja, é fazer promoções apenas para os clientes que, ao menos uma vez, já compraram de você, mas que não voltaram a fazer novas compras.

Essa estratégia é uma maneira de trazê-los de volta para o seu site, através da oferta de frete grátis na próxima compra.

Você também pode utilizar a estratégia anterior, de oferecer o frete grátis sobre a condição de ele gastar determinada quantia ou, ainda, caso adquira algum produto selecionado.

7 dicas para vender com frete grátis sem ficar no prejuízo

O frete grátis é uma das melhores maneiras de atrair mais clientes para sua loja online e aumentar suas vendas. No entanto, para evitar perdas e prejuízos, é importante que você fique atento à alguns detalhes.

Está querendo oferecer frete gratuito para seus clientes, mas ainda não sabe como fazer isso? Então vamos às dicas.

Analise cada produto

Antes de tudo, pense nas particularidades de cada produto, como altura, comprimento, peso e largura. Afinal, essas medidas impactam no valor do frete e, portanto, há produtos que devem ser pensados de maneiras diferentes, quem sabe até ficando fora dessa oferta.

Insira o frete no valor final

Outra dica muito utilizada pelos negócios online é agregar o valor do frete ao valor final do produto. É uma estratégia que funciona e atrai muitos consumidores.

Por exemplo, se você vende um vestido que custa 40 reais e o frete é 10, ofereça o vestido por 50 reais e frete grátis. Essa é uma maneira de tornar sua oferta mais atrativa e chamar a atenção de potenciais clientes.

A partir de um valor “X”

Como já falei anteriormente, outra forma de oferecer frete grátis sem ficar no prejuízo, é fazer isso a partir do momento que seu cliente comprar um valor X em produtos da sua loja. Assim, além de atrair mais consumidores, você irá aumentar seu ticket médio, incentivando a compra de mais peças por usuário.

Ou seja, com essa estratégia todo mundo sai ganhando.

Regiões com mais clientes

Todo negócio tem regiões onde costumam ter um número maior de vendas. Ou seja, onde está concentrado um grande número de clientes. E você pode utilizar isso a seu favor.

Por exemplo, se você sabe que a maioria dos seus clientes são de São Paulo, pode ser conveniente para o seu negócio oferecer frete grátis para essa região, já que é onde tem grande volume de vendas.

Você também pode escolher algumas cidades e localidades específicas onde tenha um grande número de clientes, para oferecer o frete grátis sem comprometer seus lucros.

Datas especiais

Outra dica é utilizar as datas comemorativas para oferecer frete grátis, como o dia da mulher, dia dos namorados, natal e outros. Para ficar por dentro de todas as datas comemorativas do ano, utilize esse calendário gratuito.

Ao optar por esta opção, você ainda pode colocar produtos específicos em promoção. Por exemplo, no dia da mulher, colocar os produtos femininos com frete grátis.

Redução no frete

Caso você analise e defina que não é viável para o seu negócio oferecer frete grátis (o que é uma realidade para muitos), não se desespere. Ao invés disso, procure oferecer um valor menor.

Para fazer isso, a dica é embutir parte do valor do frete nos seus custos e cobrar um valor menor de frete do que o usualmente cobrado pelos Correios ou transportadoras.

Por exemplo, ao invés de passar pra cliente que o frete é 25,00, você acrescenta 15,00 no seu custo operacional e cobra 10,00 de frete. Assim digamos que vocês ‘dividem’ esse custo.

Por fim: Não esqueça da logística reversa

A última dica é que você atente-se também para a logística reversa. Afinal, oferecendo frete grátis ou não, se o seu produto tiver algum defeito ou o cliente quiser devolvê-lo por qualquer motivo (o que ele pode fazer, se tiver dentro dos 7 dias que ele tem direito), é importante que você não fique no prejuízo por isso.

E, para garantir que essa troca ou devolução não se transforme em problema, é importante ter uma logística reversa de qualidade. Leia mais sobre isso aqui.

Enfim…

Como você viu, é sim possível oferecer frete grátis para atrair ainda mais clientes para a sua loja.

Mas cuidado, não saia fazendo isso para todos e a toda hora. Coloque na ponta do lápis, faça cálculos, estude os números e avalie se vale a pena, garantindo que isso não afetará seus lucros.

Como lojista, você deve estar ciente que o frete grátis só existe na cabeça do cliente. Na verdade, ele sempre terá um custo, seja para você, seja para ele.

É por isso que essa oferta depende de vários fatores para ser realmente eficiente e benéfica para o seu negócio. Como, por exemplo: preço médio das suas peças, regiões onde você mais vende, valores do frete, concorrência, margem e lucro, entre outros.

Mas um fato é: se você está notando que o valor do frete é um motivo que faz com que alguns clientes desistam de comprar de você, é importante rever suas estratégias e pensar em como implementar melhorias nesse processo.

Você tem estoque parado?

Você também pode utilizar essas estratégias de oferecer frete grátis para acabar com o estoque que está “encalhado” aí na sua loja de moda.

Afinal, eu sei que esse é um problemão para muitos lojistas e, além de muita dor de cabeça, pode colocar em risco não apenas os seus lucros, mas o seu negócio.

E, apesar de não existir uma fórmula mágica para resolver esse problema, existe um método para que consiga transformar essas peças em dinheiro. Conheça aqui o método que já ajudou milhares de lojistas de moda a acabar de vez com o Estoque Parado.

Neste método eu te entrego 15 maneiras diferentes para acabar com esse estoque parado. Sem mágica, é apenas seguir as estratégias e essas 15 dicas, que você vai ver o seu estoque ser transformado em dinheiro.

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Quero acabar com o Estoque Parado!