Já que eu estou sempre falando sobre vender moda online pelas redes sociais, não posso deixar de falar do Pinterest, uma plataforma que vem crescendo e ganhando força, hoje com mais de 250 milhões de usuários ativos (e 71% são mulheres). Mas a verdade é que muitos negócios ainda ignoram e não fazem uso desta importante rede social.

Saiba que o Pinterest pode ser uma ótima opção para você que vende moda online! E hoje vou te dar algumas dicas de como você pode usá-lo para divulgar o seu negócio e melhorar (e muito) suas vendas!

O que é Pinterest

Caso você não esteja muito familiarizado com a plataforma, o Pinterest é uma rede social para compartilhamento de imagens e infográficos, ou seja, é completamente visual. E o melhor de tudo é que seus usuários tem o costume de ser completamente engajadores!

E o crescente número de usuários na plataforma estão chamando a atenção de muitos negócios, que estão enxergando a grande de oportunidade de negócio que o Pinterest está disponibilizando.

Pinterest para venda de moda

Você pode estar se perguntando porque utilizar o Pinterest para venda de moda e como ele pode ser benéfico para o seu negócio e a minha resposta é simples: são vários os motivos!

O primeiro é que se trata de uma plataforma 100% visual, onde os usuários estão constantemente engajados com as publicações. Se tratando de venda de moda, sabemos o quanto a parte visual é importante para aumentar resultados. Então ter um Pinterest para divulgar seus produtos de maneira atrativa irá te ajudar a gerar mais vendas.

Muitas blogueiras e usuários em geral também o utilizam para procurar inspirações e dicas de looks, o que facilita que seus produtos sejam encontrados e até mesmo utilizados como exemplos ou em outros posts (por isso a importância de ter uma divulgação atrativa).

O Pinterest também possibilita que os usuários façam o compartilhamento de conteúdo, tornando possível atrair novos potenciais clientes para seu negócio online e, claro, aumentar seus resultados por meio de estratégias que funcionem.

Também é possível promover “pins”, como são conhecidos os conteúdos que estão no Pinterest. Quando clicados, esses pins direcionam o usuário para um site específico, ou seja, o site da sua loja, uma página de vendas, suas redes sociais, seu WhatsApp ou o que você desejar, afinal, é você que escolhe o direcionamento que o usuário terá ao clicar no seu pin.

A plataforma também disponibiliza a opção de inserir o botão “Comprar” nas imagens, porém, até o momento é possível apenas nos Estados Unidos, para usuários de iPhone e iPad. Isso possibilidade que os usuários que se interessam pelo look consigam comprar com apenas um clique. Eu sei que ainda não está disponível no Brasil, como eu já disse, mas quem sabe não chega logo aqui, não é mesmo?

4 dicas para utilizar o Pinterest para venda de moda online

Se você não faz menor ideia de como utilizar o Pinterest para seu negócio, não se preocupe. Vou te apresentar algumas estratégias que irão te ajudar, para que você já comece a implementá-lo nas estratégias do seu negócio.

Tenha uma boa descrição

Ter uma boa e atrativa descrição da sua empresa é muito importante. No Pinterest você tem até 200 caracteres que podem ser utilizados para isso, na parte “Sobre”, semelhante a descrição do Instagram e do Facebook. Então utilize-os de maneira bem pensada, estratégica e atrativa!

Imagens atrativas

Como o Pinterest é uma rede visual, você precisa encontrar formas de se destacar de seus concorrentes e dos demais conteúdos que estão na plataforma. Por isso, é fundamental investir em imagens realmente atrativas, que farão com que seu potencial cliente queira clicá-las ou salvá-las. Aquelas imagens impossíveis de ignorar, sabe?

Analise o melhor tipo de conteúdo

Também é importante analisar suas imagens e campanhas dentro da plataforma, para então saber o que os usuários mais estão gostando, interagindo e salvando. Geralmente, os infográficos são o tipo de conteúdo que mais atrai quem está navegando pelo Pinterest.

Então uma ideia para você começar é apostar em imagens atrativas para seus produtos, como já falamos acima, combinações e inspirações de looks e, sempre que possível, produzir um infográfico. Depois analise e entenda o que os usuários mais estão gostando e saiba onde investir seu tempo e esforço.

Estimule a interação

Assim como no Instagram e no Facebook, também é importante lembrar que o Pinterest se trata de uma rede social, onde a interação e o engajamento são pontos-chaves para qualquer negócio e marca que deseja ter sucesso e aumentar suas vendas.

Sendo assim, não esqueça de manter seus seguidores engajados, apostando em conteúdo que gerem desejo de comentar e compartilhar com outros usuários e até mesmo em suas redes sociais.

Não crie um Pinterest apenas para seus produtos

Você deve estar se perguntando, como assim não criar uma conta apenas para divulgar meus produtos? Calma aí, claro que se você quer vender é preciso divulgar. Mas também é importante saber que ninguém gosta de se sentir bombardeado com produtos e ofertas de determinada loja a todo momento.

A minha dica, neste caso, é que você varie. Ou seja, poste conteúdos sobre seu produto, mas também tenha conteúdos atrativos e inspiradores, como “faça você mesmo”, estilo de vida e dicas de looks de pessoas famosas. Enfim, use sua imaginação e saia dessa ideia de “vender, vender, vender”, porque para os usuários isso não é atrativo.

Poste dicas

Já que estamos falando sobre variar suas publicações no Pinterest, as dicas são um dos tipos de conteúdo que mais tem sucesso e mais geram compartilhamento dentro da plataforma. Afinal, quem não gosta de ver uma boa dica e compartilhar com os amigos, não é mesmo?

Então aposte em conteúdos com dicas, inclusive envolvendo seus produtos e veja como isso pode ter grande repercussão dentro, aumentando o alcance do seu negócio.

Palavra-chave

Coloque uma palavra-chave em cada pin que você for divulgar. Assim como as hashtags no Instagram, as palavras-chaves facilitam que seu conteúdo seja encontrado nas buscas, o que é muito importante para quem trabalha vendendo moda online.

E você, já utiliza o Pinterest no seu negócio? Me conta nos comentários como é sua experiência, vou adorar saber!

Até a próxima.