Eu já devo ter começado algum conteúdo desta forma, mas vamos lá… Se você ainda não utiliza o WhatsApp no seu negócio, com certeza está perdendo tempo!
E além de ter estratégias que envolvam o WhatsApp, de maneira geral, agora também é possível utilizar o WhatsApp Status para vender mais e contribuir para o crescimento do seu negócio!
Quer saber como muitas lojas online estão fazendo isso e tendo sucesso? Vou te dar algumas dicas!
Porque utilizar o WhatsApp no meu negócio?
Seria mais fácil perguntar porque NÃO utilizar o WhatsApp no seu negócio?
Afinal, essa é a rede de mensagens instantâneas mais utilizada pelos brasileiros, seguido pelo Chat do Facebook e ambos podem ser canais de comunicação revelantes para seu negócio. Ou seja, uma grande chance de se aproximar, atrair, fidelizar, vender e criar um relacionamento duradouro com o seu cliente.
Não vou me estender muito, mas o fato é: o WhatsApp é muito eficiente para negócios digitais, principalmente quando pensado como parte de estratégias que funcionam, em busca de resultados. Então, se você ainda não usa no seu negócio, a hora de começar é agora!
WhatsApp Status: como funciona e porque usar
Caso você ainda não esteja muito familiarizada com esta funcionalidade, vou te explicar rapidamente: o WhatsApp Status permite que você compartilhe fotos e vídeos curtos com seus contatos, por um período de 24 horas (após isso, elas desaparecem). Sentiu uma familiaridade com o Instagram Stories? É isso mesmo. A função é muito semelhante com a do Instagram e também a do Facebook.

E essa funcionalidade tem sido muito bem utilizada por vários negócios e fazendo parte da estratégia de quem deseja vender mais. Por exemplo, muitos negócios estão divulgando seus produtos, promoções ‘relâmpago’, ofertas por tempo limitado e etc., através do WhatsApp Status.
Assim, o cliente que vê o Status envia uma mensagem e é possível iniciar um atendimento direto, entender o que ele busca e claro, vender. E você também pode aproveitar esta funcionalidade para vender muito mais!
Como utilizar o WhatsApp Status para vender mais?
Eu apoio muito o uso do WhatsApp Status e sei que realmente dá resultado quando utilizado da maneira correta. Por isso separei algumas dicas para você começar a utilizar essa funcionalidade no seu negócio ou, caso já use, para otimizar ainda mais sua estratégia e vender muito mais.
Tenha um WhatsApp para seu negócio
Antes de você começar a utilizar o Status do WhatsApp ou qualquer outra estratégia envolvendo esta plataforma, é importante separar sua conta pessoal da profissional. A melhor maneira de fazer isso é utilizando o WhatsApp Business (WhatsApp para negócios), disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android.
Caso você tenha um aparelho com sistema iOS, tenha um número telefônico separado apenas para o seu negócio!
Isso faz com que sua conta tenha um ar mais profissional e também ajuda a passar mais credibilidade. Sem contar que é muito importante fazer essa separação!
Peça para seus contatos adicionarem seu número
Para que seus contatos vejam seus Status, você precisa ter o número deles adicionado e eles precisam ter o seu. Então pense em estratégias para fazer isso (e, se você também vai enviar conteúdo, certifique-se que eles realmente queiram receber).
Para despertar o interesse, faça com que eles vejam valor. Diga que, se adicionarem o seu número, receberão novidades em primeira mão, ofertas exclusivas, dicas de looks, promoções e etc.
Use de maneira atrativa
Se você quer utilizar o WhatsApp Status para vender mais, precisa utilizar esta estratégia de maneira atrativa e engajadora.
É possível fazer isso de várias formas: mostre que o seu negócio está sempre atualizado e por dentro de novidades, chame a atenção do seu cliente com promoções exclusivas e imagens atrativas, faça vídeos, peça opiniões, dê descontos especiais para quem contribuir com suas pesquisas, entre muitos outros.
Agora é o momento de usar sua criatividade e se você conhecer bem o seu público, saberá como atrai-lo.
Divulgue conteúdo de qualidade
É preciso se preocupar com o tipo de conteúdo que você irá divulgar. E com isso eu quero dizer que, além de interessante e atrativo, o conteúdo também precisa ser de qualidade. Ou seja, suas fotos precisam ser bem editadas e tratadas, assim como seus vídeos. Afinal, não adianta publicar qualquer coisa, de qualquer jeito e esperar que isso dê resultados.
Então invista tempo para produzir bem seus conteúdos e apenas utilize a função quando tiver certeza de que o seu material está de acordo com o padrão de qualidade do seu negócio.
Gere credibilidade
Gerar credibilidade vendendo online pelas redes sociais é um dos maiores obstáculos de quem investe neste negócio, principalmente quando não se tem site. Mas é possível. E você também pode utilizar o Status do WhatsApp para isso.
Aproveite este espaço para mostrar depoimentos de clientes, detalhes de seus produtos, momentos em que você está separando suas mercadorias para envio ou até mesmo quando estiver indo enviá-las, entre outros. Isso também ajudará a eliminar objeções.
Promoções relâmpagos e ofertas por tempo limitado
Utilizar o WhatsApp Status para vender mais é possível, isso é fato. E com essa funcionalidade também ficou mais fácil oferecer descontos e ofertas exclusivas para um determinado grupo de contatos.
Você pode oferecer ofertas por tempo limitado e promoções relâmpagos apenas para quem visualizar seu status. E o melhor de tudo é que após 24 horas as promoções e ofertas serão apagadas sozinhas, sem que seja preciso perder tempo se preocupando com isso.
Essa também é uma forma de atrair seus contatos e claro, aumentar suas vendas.
Resposta rápida
Além de se preocupar com tudo isso, você também precisa se preocupar em dar um rápido retorno para seu cliente, quando ele desejar saber sobre determinado produto, oferta ou serviço postado no seu Status. E claro, além de rápido, seu atendimento também precisa ser qualificado, afinal, não basta fazer tudo certo e pecar logo no atendimento, não é mesmo?
E por isso é tão importante que você aposte em treinamentos para sua equipe, caso tenha uma. Essa parte de experiência do cliente fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Faça perguntas e peça sugestões
Poste perguntas no seu Status e incentive seus potenciais clientes a responderem. Também aproveite para dar início a uma conversa produtiva, conhecer mais seu cliente e criar um relacionamento mais próximo com ele.
Como eu já falei, você pode pedir sugestões de temas, responder dúvidas, pedir opiniões sobre seu conteúdo, seus produtos e demais aspectos do seu negócio, enfim, isso irá valorizar o seu público e gerar mais interação para o seu negócio.
Outra forma de fazer com que ele participe, como eu também já falei, é oferecer alguma recompensa para quem enviar a resposta, como frete grátis, cupom de desconto, entre outros.
Fique de olho nas visualizações
Por fim, fique de olho em quem visualizou seu Status (sim, é possível fazer isso!). Após ver quem visualizou, puxe assunto, pergunte a opinião, se há alguma dúvida e comece um contato diferenciado. Mesmo que seu cliente não compre de você neste momento, isso pode contribuir para que ele compre no futuro.
E você, já utiliza o WhatsApp Status no seu negócio? Está dando certo? Quais estratégias você usa? Me conta, vou adorar saber.
Também aproveite para transformar seus seguidores em clientes usando o WhatsApp. Conheça o meu treinamento Mais Clientes de Moda.