Um dos problemas de muitos negócios online é não saber como ter uma timeline atrativa e o quanto isso pode impactar nas vendas. É por essa razão que hoje vou falar sobre isso e te dar algumas dicas de como melhorar a aparência das suas redes sociais.
Como ter uma timeline atrativa
Se você me acompanha, certamente já me ouviu falar várias e várias vezes sobre a importância de cuidar do que você posta e ter uma timeline atrativa e contextualizada. Afinal, estamos falando da vitrine do seu negócio.
Em se tratando disso, é comum que ainda haja muitas dúvidas de como efetivamente deixar um perfil mais atraente. Se essa também é uma dúvida sua, confira algumas dicas de como ter uma timeline atrativa e que venda mais.
Defina seu estilo
Antes de começar a organizar qualquer feed é importante pensar em um padrão a seguir, para então criar uma identidade que será reforçada em cada postagem que você fizer. Isso será importante tanto para o seu negócio quanto para seus clientes, ajudando-os a identificar suas fotos e conteúdos.
Uma dica importante para manter e reforçar essa identidade é ter uma paleta de cores definidas para serem utilizadas, tipos de filtros para usar (tomando o cuidado de não alterar as cores dos produtos) e como organizar as suas imagens. Lembre-se que ter uma timeline harmônica pode impactar diretamente em seus resultados.
Varie o padrão semanalmente
Ter um estilo e uma identidade é muito importante para o seu negócio, mas você também deve encontrar formas para variá-lo. Você pode, com base no estilo definido, ter uma mudança de padrão semanal. Por exemplo, escolha temas específicos para cada semana, como se fossem linhas editoriais que irão te ajudar a ter uma timeline mais atrativa e diversificada, ao mesmo tempo em que você consegue reforçar o estilo e dar credibilidade para seu negócio, através de um feed super elegante.
Cuidado com as fotos
É preciso redobrar os cuidados com as fotos que você divulga, principalmente com a qualidade delas. Onde são tiradas? Quais peças são divulgadas? Elas chamam a atenção? Você tem um planejamento? As fotos estão embaçadas ou com o tamanho errado para aquela rede social? Cada foto precisa ter um objetivo e deve ser bem pensada antes de ser postada. Pensar no seu feed antes mesmo de tirar as fotos também ajudará na organização.
A minha dica é que você evite aquelas fotos divididas em vários quadradinhos, que juntas formam uma grande imagem. Pode até ficar bonito no feed, de maneira geral, mas não fica nada atrativo para seus seguidores que recebem atualizações de pequenas partes da imagem, podendo parecer até mesmo desconexas.
Mesmice? Não!
É importante ter e seguir o padrão estabelecido para as redes sociais do seu negócio, mas lembre-se que isso não deve significar mesmice. Ou seja, você também deve pensar em formas diferentes de divulgar suas fotos, para que não pareçam todas iguais.
Testar novos formatos, diferentes cortes e enquadramentos podem ser uma boa solução. Também varie na hora da produção e tire fotos que realmente irão chamar a atenção na composição do seu feed.
Edição
Se você quer saber como ter uma timeline atrativa, dedicar mais tempo para edição de fotos será importante. E engana-se quem pensa que é preciso perder longas horas com isso. Há inúmeros aplicativos que podem ajudar, basta procurar e identificar qual melhor se adapta para seu negócio.
A aplicação de filtros também pode ser muito benéfica, mas é sempre importante pensar no seu estilo, na paleta de cores que você usa e seguir a harmonia do seu feed. Sair por aí utilizando filtros aleatórios não irá ficar legal e caso os filtros alterem as cores dos produtos que você vende, melhor não usar! A última coisa que você quer é uma cliente insatisfeita pensando que comprou uma blusa rosa quando na verdade a blusa é vermelha.
Descrição e legendas
Ter uma descrição atrativa no seu perfil, com informações relevantes e importantes para seus clientes e potenciais clientes também fará a diferença. Aproveite este espaço, mesmo que pequeno, e utilize-o da melhor forma possível, escolhendo as palavras certas.
Também é importante pensar bem nas legendas que irá colocar em suas fotos. Elas precisam ser persuasivas e atrativas, buscando prender a atenção dos usuários e despertar o desejo de compra.
Tipos de postagem
Variar os tipos de postagens também é interessante e necessário. Por exemplo, você pode ter posts engajadores, de produtos (mais comerciais), motivacionais, ideias de looks, inspirações, entre outros. É importante que você consiga variar, para que seus clientes não sintam que você só quer ‘vender, vender e vender’.
Tenha uma frequência de postagens
Quem não é visto não é lembrado. Essa frase é conhecida para você? Pois é bem assim que acontece nas redes sociais. Se você faz uma postagem na semana, lá de vez em quando, provavelmente terá resultados inferiores aos que poderia estar tendo.
Ter uma frequência de divulgação de conteúdos é muito importante, para isso, organize-se e crie um calendário editorial de postagens, isso poderá te ajudar.
Caso tenha dificuldade em manter essa constância de postagens, saiba que existem ferramentas, como o Bume, onde você pode deixar posts e Stories agendados por vários dias!
Inspiração para começar
Para ter uma ideia de como ter uma timeline atrativa, separei alguns exemplos de perfis que considero muito bacanas e que aplicam várias dessas dicas acima. Confira abaixo e veja como fazer na prática.
Gostou dos feeds acima? Eles são da @clubpopshowroom, @meryestore, @charlottebuttrick e @likafashion.moda. Você pode conferir mais clicando nos links.