Desde a quarentena, tem aumentado o número de trabalho em home office.
Seja lojistas, assistentes virtuais de moda ou demais profissionais, esse modelo de negócios tem sido a realidade de cada vez mais pessoas que encontraram no mundo online uma oportunidade de trabalho.
Mas como se manter organizada e mais produtiva, trabalhando em home office?
Para contribuir com a sua rotina de trabalho, separei 7 dicas para você.
Trabalho em Home Office: 7 dicas para se manter mais produtiva
Tenha seu espaço de trabalho
Se você trabalha em casa, é preciso ter um espaço reservado especialmente para o seu trabalho. Nada de trabalhar na cama ou no sofá.
Tenha um espaço onde você possa focar a sua energia e atenção, tendo o mínimo de distrações possível. Se tiver algum quartinho ou cômodo sobrando, bingo!, faça dele o seu local de trabalho.
Também é muito importante que você mantenha esse espaço organizado e “leve”, para que você possa ter um dia de trabalho tranquilo.
Organize o seu tempo
Você precisará organizar o seu tempo de trabalho e o tempo com a família, vida pessoal e demais afazeres.
A chave para que isso funcione é: organização, disciplina e equilíbrio.
Se você conseguir encontrar esse equilíbrio entre cada tarefa que precisa se doar durante o dia, tudo ficará mais fácil.
Conte com a sua família! Isso significa conversar com quem mora junto de você sobre sua rotina, para fazer com que entendam e respeitem que, dentro de um horário determinado e pré-estabelecido, você estará 100% focada no trabalho.
Mapeie as tarefas que precisam ser feitas (vida pessoal e profissional)
Principalmente nós mulheres, além do profissional, temos também nossas obrigação com os filhos, com a casa, com as amigas, com o marido, com as tarefas domésticas… Então é preciso organizar, para que tudo “flua”.
Eu sei que muitas vezes parece que não vamos dar conta. Mas, como falamos anteriormente, a chave para que tudo isso funcione é organização, disciplina e equilíbrio.
Isso significa que você precisa ter um planejamento, organizar a sua semana e o seu dia de forma visível, incluindo todas as tarefas que você precisa realizar, em cada área da sua vida.
A dica é utilizar agenda, checklists diários ou ferramentas como o trello, por exemplo.
Ter essa organização e essa “visão completa” de todas as suas atividades irá otimizar o seu tempo, organizar o seu dia e contribuir para que você foque sua energia no que realmente precisa!
Defina suas prioridades
Tem dias que realmente não damos conta de tudo, é verdade. Mas isso não pode se tornar um hábito.
Caso contrário, vira uma bola de neve.
Então tenha sempre bem definidas às suas prioridades e tarefas mais urgentes. Ou seja, tarefas que você não pode, em hipótese alguma, adiar.
Assim, se você não conseguir cumprir com tudo e, eventualmente, precisar modificar prazos, saberá quais tarefas podem ser “remanejadas” e quais você precisa focar e finalizar.
Esse processo de definição de prioridades é muito importante e deve ser feito diariamente.
Evite distrações
Um dos maiores “vilões” de quem trabalha em casa são as distrações.
Mas para manter o foco na sua rotina de trabalho, você precisa encontrar formas de deixá-las o mais distante possível de você.
Por este motivo começamos com a dica de ter um espaço de trabalho específico dentro da sua casa e também ter um acordo com a sua família, referente aos seus horários de trabalho.
Outra dica é manter-se distante de televisão e celular, que são outras distrações comuns hoje em dia.
“Mas eu uso o celular para trabalho”, eu sei que essa é a realidade de muitas pessoas. No entanto, você precisa se monitorar e se regrar para fazer esse uso de maneira profissional e não pessoal, durante o tempo que você precisa estar focada no serviço.
Tenha seus momentos de descanso
Uma grande dica para que tudo isso funcione, é você fazer o seu trabalho ser o mais leve possível.
Por isso, inclua momentos de descanso e pausas, porque você também precisa respirar e “esvaziar a mente” um pouquinho.
A técnica pomodoro é muito efetiva para essa finalidade. Mas você mesma pode combinar consigo mesma alguns momentos de descanso pelo período da manhã e da tarde, nem que seja só para tomar um cafézinho, dar uma caminhada, fazer um alongamento…
Mas atenção: tenha seus descansos programados e monitore-os, para não acabar estendendo-os frequentemente. Caso contrário, seu planejamento pode ir por água abaixo e você chegar ao final do dia frustrada por ter “procrastinado e adiado” tarefas que precisavam da sua atenção.
Aprenda a dizer não
Talvez esse seja um dos pontos mais importantes e difíceis, que é aprender a dizer não.
Nós geralmente temos dificuldade para negar algo, principalmente quando se trata de pessoas próximas como marido, filhos, familiares e amigos.
No entanto, você precisa aprender a dizer não para algumas coisas, sem se culpar por isso…
Se você ficar acatando tudo, a sensação de “carregar o mundo nas costas” vai ficar insuportável e pode acabar tirando toda a sua energia.
Então foque no que realmente é importante e, se puder ajudar, ajude. Se não, negue sem peso na consciência.
O grande segredo é saber EQUILIBRAR.
Programa Equilibre Seus 9 Papéis
Se hoje você não consegue lidar com as obrigações de todas as áreas da sua vida e sente que está falhando como mulher, mãe, esposa, amiga, filha, ou consigo mesma… isso precisa parar!
Ficar triste, desanimada, para baixo e com vontade de desistir de si mesma não é uma opção!
É por isso que eu quero que você saiba que existe um caminho para o EQUILÍBRIO de todas essas áreas da nossa vida….
Esse caminho é o Programa Equilibre Seus 9 Papéis!
Um Programa 100% pensado para você mulher que deseja ter um apoio e encontrar o FOCO e a ORGANIZAÇÃO que precisa para conquistar o sucesso em todas as áreas da sua vida: Relacionamento, Pessoal, Qualidade de vida e Profissional.
Para saber mais sobre esse programa é só clicar aqui.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais.
Continue lendo: