Uma plataforma como o Instagram, que tem mais de 60% de usuários ativos no Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Blog Opinion Box, precisa estar sempre apostando em novas funcionalidades, não é mesmo? E o Instagram sabe bem como fazer isso.
Você já conhece a nova função de Transmissão ao vivo no Instagram, com perguntas e respostas? Leia este conteúdo e saiba como utilizá-la no seu negócio.
Transmissão ao vivo no Instagram: o que é e como fazer
A transmissão ao vivo no Instagram, também conhecida como Live, permite que você faça transmissões em vídeo, ao vivo, diretamente da plataforma. Assim como já acontecia no Facebook.
Com essa ‘novidade’ – que agora não é mais novidade -, muitos negócios e empresários começaram a utilizar as lives para divulgar seus negócios, novidades, produtos, promoções e se conectar ainda mais com seus clientes. E, ao fazer isso, descobriram que dava resultado.
Para fazer a live é muito fácil:
- abra normalmente a câmera do Instagram, como se fosse tirar um foto para postar nos stories;
- próximo ao botão de captura, você verá outras opções como boomerang, mãos livres e outras;
- arraste para o lado até encontrar a opção Ao vivo, clique em Iniciar ao vivo e pronto!
Ao clicar em iniciar a transmissão ao vivo no Instagram, a própria ferramenta envia uma notificação para seus seguidores, para que eles possam acompanhar seu conteúdo em tempo real.
Você também pode deixar a live salva por 24 horas e aproveitar o vídeo para divulgar em outras redes sociais como o Facebook e o Youtube, basta salvá-lo ao final da transmissão.
Porque utilizar a função transmissão ao vivo no Instagram para venda de moda?
Se você usa o Instagram para seu negócio, certamente sabe da importância e relevância das stories: alcançar mais pessoas, atrair mais clientes, divulgar seus conteúdos, produtos e serviços, entre outros.
Com a mudança nos hábitos dos consumidores, os stories acabam, muitas vezes, sendo mais visualizados do que o próprio feed. E com as transmissões ao vivo não é diferente: cada vez mais os usuários passam seu tempo vendo o que está acontecendo ‘agora’. Além disso, o próprio Instagram, com as mudanças no algoritmo, está buscando priorizar o que está acontecendo naquele momento, pois entende que seus usuários querem novidade.
No entanto, a maior contribuição das lives para seu negócio é, sem dúvidas, a aproximação entre você e o seu cliente. E, com a nova função de perguntas e respostas, essa descoberta, aproximação e engajamento, ficou muito mais fácil.
Nova função na Live do Instagram
Depois de lançar a função pergunta nos stories, o Instagram percebeu o sucesso da funcionalidade, ao ver que muitos usuários estavam aproveitando o espaço para tirar dúvidas e fazer perguntas para outros perfis, como é o caso dos perfis comerciais.
E, unindo o útil ao agradável, decidiu agregar essa funcionalidade à outro sucesso da plataforma: as lives. O resultado é que agora você pode fazer transmissão ao vivo no Instagram, recebendo e respondendo em tempo real as dúvidas dos seus potenciais clientes.
Além de aproximar ainda mais os usuários, é uma bela maneira de estimular a interação e o conhecimento da sua marca. E, por isso, a indicação é que você utilize sim essa funcionalidade, de maneira a aumentar os resultados – e vendas – do seu negócio online.
Transmissão ao vivo no Instagram: função perguntas e respostas
Você já sabe como fazer uma live, certo? Falamos sobre isso no início desse conteúdo. Mas, e como utilizar a função de perguntas e respostas em tempo real? Calma, porque é mais simples do que você imagina. Vamos lá?
Primeiro você precisa fazer um Stories de perguntas e respostas. Depois que algumas pessoas já tiverem respondido à caixinha de perguntas, você pode iniciar a sua transmissão ao vivo.
Depois de começar sua live, você pode clicar no ícone “?” na parte inferior da tela, para responder as perguntas que foram enviadas em stories anteriores. A dica é estimular o público a participar e enviar perguntas para serem respondidas ao vivo, antes de começar de fato a sua live.
Feito isso, é só visualizar as perguntas que seus amigos já te enviaram, com base nas stories anteriores e responder ao vivo na sua live.
Lembrando que apenas as perguntas feitas no período de 24 horas que o Stories de perguntas e respostas ficam no ar ficam disponíveis para serem respondidas na live.
Super fácil, não é mesmo?
Então não deixe de utilizar essa estratégia gratuita do Instagram, de maneira a se aproximar do seu público, conhecê-lo ainda melhor, tirar suas dúvidas e fechar mais vendas.
Outra dica para sair na frente dos seus concorrentes e fazer o seu negócio se destacar, é utilizar o IGTV. Quer saber como fazer isso e aumentar a credibilidade do seu negócio? Clique aqui!