Muitos lojistas não sabem como conduzir e continuar o atendimento, assim que se deparam com as primeiras objeções de clientes.

Ao invés de contornar a situação e amarrar a venda, desistem da abordem. Consideram causa perdida.

Isso acontece porque a maioria não domina as técnicas necessárias para transformar essas objeções em venda.

Mas, óbviamente, cliente com dúvida NÃO COMPRA!

Por isso estou aqui para te ajudar a entender o que são objeções de clientes e como elas podem ser utilizadas ao seu favor, como uma das principais armas para fechar mais vendas no seu negócio online.

Objeções de clientes: entenda o que são

De maneira direta e resumida, objeções em vendas são pequenas dúvidas ou motivos que impedem o seu cliente de concretizar a compra.

Essas incertezas ficam na cabeça do cliente impedindo-o de avançar e fechar negócio.

Mas bons argumentos são capazes de fazer com que elas desapareçam e a venda aconteça!

O fato é: aprender a lidar com essas opções!

E você precisa desse aprendizado, até porque as objeções fazem parte da rotina de nós empreendedores, lojistas e qualquer pessoa que trabalhe vendendo alguma coisa!

Cabe a você saber transformar esse que parece um “desfecho negativo” em uma venda. E eu vou te mostrar que é sim possível virar o jogo e transformar essas dúvidas em certeza… em VENDAS!

Saiba como utilizar as objeções de seus clientes ao seu favor

Antes de tudo, é importante que você sabe quais são as objeções de clientes mais utilizadas pelo público que chega até você e não finaliza a compra.

Busque compreender quais são os principais motivos evidentes que impedem o seu cliente de avançar e concluir esse processo.

Vou listar abaixo algumas das principais objeções de clientes que, de maneira geral, se repetem na maioria dos negócios.

Mas lembre-se: é importante que você converse com seus clientes em potencial, preste um bom atendimento e ouça atentamente, para entender o que o está travando.

Apenas quando você consegue identificar a objeção é que saberá como eliminá-la de maneira eficiente para que a venda aconteça.

5 principais objeções de clientes e como quebrá-las!

1- “Não tenho dinheiro”

Sem dúvidas essa é a objeção número 1, a mais comum na hora de fechar uma venda.

A verdade é que não importa o quão baixo seja o valor que você cobra, sempre haverá aquelas pessoas que o acharão caro.

Isso significa que você deve baixar o valor? Bom, depende. Geralmente, não! Mas vale a análise…

Se você recebe muito essa “desculpa”, analise os concorrentes e o mercado. Se o seu valor está muito acima do cobrado, vale a pena fazer uma contabilidade para verificar a possibilidade de baixá-lo. Caso contrário, não mexa no seu preço.

Pense o seguinte: os clientes que acham o seu preço muito caro não são seus clientes.

Por isso que é muito importante que você defina, antes de tudo, o seu público-alvo.

Mas, vamos ao que interessa: como quebrar essa objeção?

Uma boa saída é buscar tirar o foco do “dinheiro”.

Ou seja, foque nos benefícios e diferenciais únicos que o seu produto irá proporcionar.

Por exemplo, ao procurar um vestido vermelho, a sua cliente não quer apenas o vestido vermelho. Ela quer comprar a sensação, o resultado que o vestido vai entregar.

Ou seja, ela quer se sentir bem consigo mesma. Quer uma roupa que valorize suas melhores curvas, que a faça sentir sexy, poderosa. 

Claro que tudo vai depender do seu público e nicho, mas acredito que dê para ter uma ideia de onde eu estou querendo chegar: utilize as emoções e desejos do seu cliente ao seu favor.

Importante: quando seu cliente reclama do preço, a solução não é dar desconto!

2- “Nunca ouvi falar sobre a sua loja”

Muitos clientes ainda têm receio de fazer compras online, em razão dos muitos golpes que são aplicados.

Se a sua loja não é conhecida ou for nova no mercado, uma das objeções pode ser exatamente essa de “Nunca ouvi falar sobre a sua loja”, “Será que é mesmo confiável?”.

Nesse momento entra um ponto muito importante, que eu sempre abordo: a importância de gerar credibilidade!

Demonstre e divulgue os pontos fortes e positivos do seu negócio, utilize depoimentos de clientes que já compraram de você ou deixe claro que você oferece garantia.

Lembre-se que é previsto em lei que todo produto comprado pela internet pode ser devolvido em até 7 dias úteis e sem motivação. Deixe isso claro para o seu cliente, para demonstrar que ele pode confiar em você!

Essa transparência na relação fará com que ele se sinta mais seguro para fazer negócios com a sua loja.

3- “Vou pensar”

Outra objeção muito comum, tanto para quem vende em loja física quanto para quem vende em loja online é “Vou pensar”, “Depois eu vejo”, “Vou dar mais uma olhadinha e depois eu volto”…

Quando o seu cliente diz isso, certamente significa que ele ainda tem muitas dúvidas, seja do seu produto ou da sua loja.

Ou, ainda, pode ser que ele não tenha visto valor o suficiente naquilo que você vende.

E, por isso, é importante que você gere conteúdo de valor, evidencie os diferenciais do seu negócio, dê dicas de como utilizá-los e etc.

Nesse momento também é hora de buscar criar um relacionamento mais próximo e fazer com que seu ciente se sinta ouvido.

Mostre que você realmente deseja ajudá-lo e incentive-o a querer saber mais sobre os seus produtos.

Às vezes um pouco mais de informações (informações mais claras), pode fazer com que seu cliente mude de ideia e feche a compra.

Só o que você não pode fazer é deixar que o seu cliente vá embora ou termine a conversa, sem ter certeza que essa objeção não está realmente ligada ao seu produto, atendimento ou negócio.

Outra estratégia é buscar despertar o desejo de urgência no seu cliente, estimulando-o a fechar a compra naquele momento.

Aqui você pode oferecer um brinde, um desconto extra, frete grátis… Algo válido por pouco tempo, caso ele feche com você naquele mesmo dia e que, claro, não comprometa seus lucros.

4- Seu concorrente tem um preço menor

Algumas vezes você pode se perder para o concorrente, isso acontece, por mais que ninguém goste ou deseje.

Mas isso pode acontecer de duas formas…

A primeira é você ter conhecimento que o seu concorrente tinha o valor mais baixo que o seu. E, para este caso, você precisa estar preparado.

Isso envolve mostrar para o seu cliente porque o seu preço é mais caro. Ou seja, porque vale a pena pagar um pouco mais pelo seu produto.

A segunda forma é ser pego de surpresa. Ou seja, você desconhecia que o valor do seu cliente era inferior ao seu.

Neste último caso você precisa urgente fazer uma pesquisa de mercado! Estar de olho nos seus concorrentes é fundamental para “se manter no jogo”.

Isso não significa, no entanto, que você deva igualar o seu preço.

Você tem o direito de cobrar o quanto você quiser. Mas é importante que você saiba como demonstrar, de verdade, o real valor do seu produto.

Foque no custo-benefício, nos seus diferenciais e nos reais benefícios de escolher o seu produto e a sua loja.

E nunca, em hipótese alguma, fale mal ou diminua o concorrente. Além de pegar mal para você, possivelmente não irá converter a venda. E, mesmo que converta, não é legal fazer venda tendo que desmerecer o coleguinha, certo?

Ao invés disso, evidencie os seus pontos fortes: qualidade, depoimentos de clientes satisfeitos, garantia, experiência do mercado, troca grátis (se for o caso), entre outros.

5- “O frete está caro”

Se você vende moda online para o Brasil todo, precisa ter o frete incluso no custo do seu produto ou deixá-lo por conta do cliente.

Quando você opta pela segunda opção, o preço do frete pode acabar virando uma objeção de compra.

Se você percebe muitos clientes reclamando do custo do frete, é preciso estar atenta.

Neste caso, incluir o preço do frete no valor final do seu produto e oferecer “frete grátis” pode ser uma opção atrativa e lucrativa para você (mas faça as contas antes de sair oferecendo frete na faixa por aí!).

Você também pode oferecer frete grátis apenas para uma determinada região que o valor não seja tão alto para você. Afinal, será preciso arcar com esse custo.

Uma outra opção é oferecer frete grátis acima de um valor x em compras. Assim você faz as contas e chega em um valor que valha a pena para você abrir mão desse valor do frete.

Também busque encontrar opções mais em conta para entregas. Além do correio, tem a opção de transportadoras, aérea e até mesmo motoboy às vezes pode resolver, quando o cliente está pertinho de você.

Mais Clientes de Moda!

Saber como quebrar objeções de clientes é fundamental para que você feche mais vendas e aumente a lucratividade do seu negócio.

Nesse processo, saber ouvir “não” é fundamental.

No entanto, você precisa entender que a tentativa de venda e o relacionamento com o seu cliente não termina quando ele diz “não”.

Continue conversando, enviando conteúdos e ofertas (caso ele queira recebê-los). Uma hora a venda acontece!

Mas também não fique esperando que, uma hora ou outra, ela aconteça. Dê o seu melhor e “mexa seus pauzinhos”.

Um exemplo é se dedicar e ouvir seu cliente.

Quando você o ouve atentamente e sabe quais são as reais objeções que o impedem de comprar, você consegue mais facilmente:

  • Criar um conteúdo estratégico, para eliminá-las;
  • Definir a melhor e mais assertiva abordagem de atendimento;
  • Encontrar a oferta irresistível que os farão comprar de você.

Agora me diz, você deseja conhecer as estratégias para conquistar Mais Clientes para o seu negócio online de moda? Então clique aqui.

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Também é uma ótima opção para você que tem um número considerável de seguidores, mas ainda não consegue fechar vendas como deveria.

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