Saber como precificar corretamente uma peça é uma dúvida comum para quem vende moda online, principalmente quando os lucros ou as vendas começam a cair.

Será que estou vendendo muito barato? Será que estou vendendo muito caro? Devo dar desconto?, eis a questão.

O fato, é: você precisa aprender como precificar corretamente, se você quer que sobre dinheiro na conta no fim do mês e conseguir ter cada vez mais lucro.

Afinal, essa é a consequência de uma precificação correta.

E, quanto mais lucro, mais capacidade para investir para fazer sua loja crescer e continuar expandindo cada vez mais.

Consequências de precificação incorreta

Infelizmente, muitos lojistas não conseguem crescer e expandir seus negócios porque não tem um método para precificar seus produtos da maneira correta.

Como resultado, muitos acabam deixando dinheiro na mesa ou, em alguns casos, até mesmo perdendo dinheiro.

Isso significa que muitos “vendem o almoço, para comprar a janta”. E o resultado você sabe: o negócio não cresce.

Mas você que chegou até aqui não quer ter esse problema. E, por sorte, chegou até o conteúdo certo…

Vou te ajudar: aprenda em 4 passos como precificar corretamente as peças da sua loja de moda

O passo a passo para uma precificação lucrativa existe e eu posso provar. O 1º passo, é…

Passo 1: Defina uma margem de lucro

A margem de lucro é o valor que irá sobrar da diferença entre o valor final do seu produto e todos os custos envolvidos com ele, como compra, envio, estoque, entre outros.

Ou seja, se todos os custos para adquirir uma peça foi de R$80 e o valor final dele (para venda) é de R$100, você tem uma margem de lucro de R$20.

Passo 2: Entenda o perfil do seu público

Para saber se você está cobrando barato ou caro, é preciso fazer uma análise entender o seu público. Afinal, o preço precisa ser bom para todos.

Ou seja, não adianta você colocar o seu valor lá em cima, se o seu público não tem o perfil de que tem como pagar por ele.

Também não adianta você viver dando desconto para precisar vender. É preciso entender bem o seu público, para acertar no seu valor final e não torná-lo um obstáculo para venda.

Passo 3: Pesquisa de mercado e concorrentes

Além de tudo o que falamos no passo 2, entra também a importância de fazer uma pesquisa de público, mercado e concorrentes.

Se você quer manter seus preços atrativos e competitivos em um mercado como o de moda, que é altamente concorrido, não pode ignorar aqueles que também estão surfando a mesma onda que você.

Além disso, você tem muito o que aprender observando e analisando seus concorrentes – isso pode te poupar vários erros e te mostrar o que funciona bem para otimizar e também aplicar no seu negócio.

Passo 4: Custos e despesas

Muitos lojistas cometem um erro: ignoram os custos e despesas totais da loja, na hora de precificar suas peças.

É por isso que muitas vezes parece que você esta indo bem, que as vendas estão indo bem, mas no fim do mês a conta não é assim tão boa.

O caminho é levar em consideração cada pequena despesa que você tem com a sua loja, desde o custo com o cartão de telefone, internet, luz, água, até aluguel, funcionários e etc.

E não se engane: se você trabalha de um quartinho a sua casa, você também tem despesas fixas e variáveis que devem sim entrar nessa conta.

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